Despacho (extrato) n.º 3520/2018
Nomeação, em regime de substituição, no cargo de direção intermédia de 1.º grau do Museu Nacional do Teatro e da Dança
Por despacho de 19 de março de 2018 da Diretora-Geral do Património Cultural, ao abrigo da alínea d) do n.º 1 do artigo 7.º e nos termos do artigo 27.º, ambos da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto e 64/2011, de 22 de dezembro, foi nomeado, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança, cargo de direção intermédia de 1.º grau, com efeitos a 1 de março de 2018 e até à designação de novo titular na sequência de procedimento concursal de seleção, José Carlos Batista Alvarez, técnico superior do mapa de pessoal da Direção-Geral do Património Cultural, cuja nota curricular publicada em anexo demonstra a aptidão e o perfil adequados ao exercício do cargo.
23 de março de 2018. - O Diretor do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, Manuel Correia Diogo Baptista.
Nota biográfica
José Carlos Batista Alvarez nasceu em 1954, em Coimbra. É licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade Lisboa, pós-graduado em Ciências Documentais, pela mesma Faculdade da Universidade de Lisboa e tem o Curso de Gestão das Artes, pelo INA, Ministério da Cultura (com colaboração da Columbia University, Nova Iorque).
Como formação profissional, tem o Curso FORGEP, o Seminário de Alta Direção, ambos pelo INA, para além da participação em mais de três dezenas de cursos, seminários, conferências e colóquios, sobretudo nas áreas de gestão, museologia e história do teatro e da dança.
Participou, como conferencista, no Curso de Mestrado em Estudos do Espaço e do Habitar em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e, como docente, no Curso de Especialização em Ciências Documentais, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Curso de História do Teatro, promovido pelo departamento de atividades culturais do El Corte Inglês.
Foi ainda formador e monitor em inúmeras ações de formação nas áreas da Documentoscopia, da Biblioteconomia e da Gestão Documental. Paralelamente às ações de formação atrás referidas tem orientado, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, com uma frequência quase constante, diversos estágios de formação técnico/profissional ou académica nas áreas da Museologia, Património e História das Artes Performativas. Ainda neste âmbito, foi coorientador ou membro de júris de mestrados e doutoramentos, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica de Lisboa.
Desde junho de 2001, após concurso público, é diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança, sendo técnico superior do mesmo desde 1991. Iniciou a sua carreira profissional como docente do ensino secundário em 1976, tendo em 1980 passado a integrar o quadro do Ministério da Justiça, como técnico superior, transitando depois para o Ministério da Cultura/ Instituto Português do Livro e da Leitura, em 1987.
Comissariou e/ou organizou 29 exposições no Museu e fora do Museu, entre as quais a primeira exposição permanente do Museu Nacional do Teatro Peças de Teatro: As coleções do Museu (2003), para além de, entre outras, Um rapaz chamado Viegas (2001), Jaime Salazar Sampaio: percursos de um dramaturgo (2003), Amália (Leiria, 2005), Inês em Cena (2005), Viriato rey. Castanheira: cenários e pinturas (2006), Teatro Moderno em Lisboa: 1961-1965 (2007), A República foi ao Teatro (2010), inaugurada no âmbito das comemorações do Centenário da Implementação da República, O Fado e o Teatro (2013), Visitas Espetaculares-Pintores e Arquitetos nos Palcos Portugueses (2015), Tempos de Dança - Evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo e Entre-Acto Modernista: o teatro e a dança na obra de António Soares (2017).
Tem trabalhos publicados como autor e coautor, artigos e comunicações científicas, assim como realizou diversas palestras na área das bibliotecas, documentação, património e estudos teatrais, entre os quais se destacam:
Conferência apresentada no Centro Nacional de Arte Moderna Rainha Sofia, Os Trajos de Cena em Portugal: passado, presente e perspectivas futuras Madrid (2000); comunicações e posters nos congressos internacionais da SIBMAS (Société Internationale des Bibliothèques et des Musées des Arts du Spectacle): em Roma (2002), Viena (2006), Nova Iorque (2014) e Copenhaga (2016); na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: Bibliotecas e documentação nas Artes do Espetáculo, e na abertura da Ès-Cena - 2.ª Mostra Latino-Americana de Teatro: Um Imenso Palco sobre o oceano: Viagens de Atores e Companhias Portuguesas de Teatro Entre Portugal e o Brasil, (2015), entre outras.
Entre muitos outros, foi autor do artigo O Museu Vivo, publicado no n.º 24 de setembro de 1992 da revista NOESIS, autor do artigo Outras Leituras, publicado no n.º 26 de mar.abr.mai. de 1993 na revista NOESIS e 25 Anos de Museu Nacional de Teatro: do sonho, da memória e do efémero, na revista Museologia.PT, n.º 4 de 2010.
Foi colaborador permanente do suplemento LEITURAS do jornal PÚBLICO, desde o n.º 1 até à suspensão da primeira fase daquele suplemento. Foi coautor, da coluna Labirintos cujo objetivo era a publicação quinzenal dum roteiro crítico das bibliotecas portuguesas e a abordagem de outros temas dedicados ao livro e à leitura.
Colaborou com diversas entradas, no Dicionário de Autores Portugueses, nomeadamente de dramaturgos e historiadores de teatro.
Apresentou um relatório/memorando sobre as relações, na área das bibliotecas, entre Portugal e os países de língua portuguesa na Reunião de Haia de 1992, promovida pela UNESCO e IFLA.
Foi editor edição monográfica das atas e comunicações do 19.º Congresso SIBMAS realizado em Lisboa em 1992, com o título Documentation des Arts du Spectacle dans une Société en Mutation.
Coordenou e é autor de Roteiro do Museu Nacional do Teatro (2005) e de Museu Nacional do Teatro (Museus de Portugal, n.º 9, 2011). Entre outros, é autor e/ou coautor dos seguintes catálogos ou publicações: Um rapaz chamado Mário Viegas (2001); Rumo a África: contribuição para o estudo da presença das companhias de teatro e dos atores portugueses em África (2006); Teatro Moderno de Lisboa (2007); António Casimiro: 50 anos de cenografia (2007); Beatriz Costa: álbum de retratos (2007); Rostos e poses no teatro português (2007); A República foi ao Teatro (2010) e Entre-acto de ballet: o teatro e a dança na obra de António Soares (2017).
Criou e coordenou (com coordenação cientifica de Ana Isabel de Vasconcelos) a coleção Páginas de Teatro, tendo sido editadas as seguintes monografias: O Teatro em Lisboa no tempo de Almeida Garrett (2003), O Teatro em Lisboa no tempo da I República (2004) e O Teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal (2006).
Foi durante cerca de 2 anos, consultor para a programação do Teatro da Trindade nas áreas de dança, ópera e música contemporânea e fez parte do júri do Grande Prémio de Teatro do INATEL, em 1998.
Elaborou um estudo para o Programa e Conteúdo do futuro Centro de Documentação e Informação das Artes do Espetáculo do Centro Cultural de Belém (2000), por encomenda do então Conselho de Administração.
Coordenou e foi autor do programa da disciplina do 12.º ano dos cursos gerais Produção das Artes, por encomenda e contracto com o Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, em 2000.
Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, nos biénios 1990-92 e 1992-94, é membro efetivo (individual) do ICOM (International Council of Museums) e membro efetivo da SIBMAS desde 1992. Entre 2002 e 2006 foi membro do Comité Executivo da SIBMAS, eleito no Congresso de Viena de Áustria.
Ainda a nível internacional destacam-se os Projetos Objetos de Teatro, Objetos de Património, apoiado pelo Programa Comunitário Raphael, em 1999, e Música em Cena, coordenado pela Fundação Giorgio Cini de Veneza, em 2002. Desenvolveu também protocolos informais de colaboração com outras instituições internacionais, como o Museu Nacional de Teatro de Espanha, em Almagro, a Universidade da Corunha, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Departamento de Artes do Espetáculo da Biblioteca Nacional de Paris, entre outras.
Na qualidade de diretor, tem representado o Museu em inúmeras reuniões de trabalho e científicas, eventos, festivais de teatro e outras iniciativas ligadas às artes do espetáculo, quer a nível nacional, quer internacional.
É membro do Conselho de Curadores do Lisbon Consortium, para pós-graduados em Estudos Culturais, da Universidade Católica Portuguesa.
Em 2009 recebeu, na qualidade de diretor do Museu Nacional do Teatro o Prémio Pro-Autor da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores).
Foi autor e proponente da alteração institucional da designação do Museu Nacional do Teatro para Museu Nacional do Teatro e da Dança, em 2015.
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