Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 25/2015, de 16 de Janeiro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 11/2015, Série II de 2015-01-16.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o 2TEN FZ, NII 21305, Hugo Filipe Faria Pinheiro dos Santos

Texto do documento

Louvor 25/2015

Louvo o Segundo-tenente Fuzileiro, NII 21305, Hugo Filipe Faria Pinheiro dos Santos, do Corpo de Fuzileiros, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Duty Officer (DO) no Centro de Operações (KANOC), do Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA), entre 09 de maio e 10 de novembro de 2013.

Oficial dotado de invulgar sentido do dever, evidenciou notáveis capacidades de planeamento, coordenação, organização e execução que se materializaram na enérgica condução das diversas e multifacetadas atividades. Imprimiu um grande rigor técnico e tático, integrando e maximizando de forma sinergética os efeitos dos meios Intelligence Surveillance Targeting Acquisition and Reconnaissance (ISTAR), circuito de televisão fechado (CCTV), Rapid Reaction Tunnel System (R2TS), em proveito da Force Protection de KAIA (FPKAIA) com resultados visíveis na execução da missão.

Revelou uma grande iniciativa no supervisionamento da execução operacional das unidades da FPKAIA, demonstrando um empenho incansável no planeamento combinado durante a fase de transição de responsabilidade da Ground Defense Area das forças da NATO para as Forças Nacionais Afegãs. Obteve resultados vantajosos através da otimização dos procedimentos, na elaboração de documentação e na condução de exercícios de prontidão operacional com a envolvência de diversas forças, com ganhos significativos no dispositivo e na capacidade de comando e controlo.

Em situações de elevada tensão e perigosidade, o Segundo-tenente Pinheiro dos Santos demonstrou possuir uma liderança forte e uma coragem moral que permitiu resolver incidentes complexos nas "Gates" e na base, com risco eminente de vida. A pressão física e psicológica foi vencida com bom senso e ponderação, apoiando o trabalho do Battle Captain, do Chief Battle Captain e do Comandante da FP KAIA, apresentando as propostas mais adequadas ao evoluir da situação, permitindo a gestão dos acontecimentos de forma equilibrada e em tempo oportuno, dando mostras de sabedoria e experiência muito para além do seu posto ou função.

Promoveu de forma exemplar a integração dos militares das diferentes nacionalidades, fomentando as relações de trabalho, cooperação e confiança, assim como a ligação funcional com os Centros de Operações dos comandos superiores e unidades subordinadas, contribuindo significativamente para a prontidão operacional.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Segundo-tenente Pinheiro dos Santos como sendo um Militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se revelam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados relevantes e de elevado mérito contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Contingente Nacional, do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de Portugal.

13 de outubro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208342647

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/329091.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda