Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 20/2015, de 16 de Janeiro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 11/2015, Série II de 2015-01-16.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o 1SAR FZ, NII 9832501, Roberto Paulo Fernandes Guedes Alípio

Texto do documento

Louvor 20/2015

Louvo o Primeiro-sargento Fuzileiro, NII 9832501, Roberto Paulo Fernandes Guedes Alípio, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no desempenho das funções de Comandante de Secção do 1.º Pelotão, da Companhia Conjunta de Proteção de Força ao Aeroporto Internacional de Kabul, KAIA APOD FP Coy, quando esta Força integrou a International Security Assistance Force (ISAF) da OTAN no Afeganistão, entre 01 de maio de 2013 e 03 de novembro de 2013.

O Primeiro-sargento Guedes Alípio é um militar dedicado e frontal com uma ação de comando exemplar sobre a sua secção, conseguindo um bom desempenho operacional. Sendo a KAIA APOD FP Coy uma Força especialmente designada a ser projetada para defender o aeroporto, participou e colaborou na elaboração de instruções, sobre procedimentos de segurança e Standard Operating Procedures (SOP) que serviram ao aprontamento da Companhia, participando também com os instrutores de tiro de combate na preparação da Força.

Sob a sua ação de comando evitou inúmeras situações de ameaça ou perigo, nomeadamente pelas diversas situações ocorridas durante as patrulhas, ou nas torres de vigia e defesa em que relataram situações anómalas. Nomeadamente no encontro de artigos proibidos, que estavam escondidos ou dissimulados, na revista aos camiões de combustível no Bulk Fuel Intake (BFI) e revista de viaturas civis e Locally Employed Persons (LEP) no Entry Control Point (ECP) da North Gate (NG).

Demonstrou preocupação pelo estado operacional da sua secção quando se encontrava de Quick Reaction Force (QRF) mantendo um elevado nível de prontidão. Devido aos seus conhecimentos das SOP em vigor e da facilidade em falar a língua inglesa, deu apoio e instrução sobre procedimentos de segurança à Companhia Jordana quando esta rendeu a Companhia Húngara. A sua capacidade de partilha, boa disposição e atitude irrepreensível contribuíram muito para a coesão e camaradagem que se fez sentir na Companhia de que fez parte, granjeando a estima e consideração dos que consigo privaram.

Pelas excecionais qualidades e virtudes militares que possui, e pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e obediência, o Primeiro-sargento Guedes Alípio é digno de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

13 de outubro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208342988

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/329086.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda