Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 119/84, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina que os beneficiários de pensões ou prestações equivalentes de reduzida ou nula base contributiva a cargo do Centro Nacional de Pensões tenham direito a suplemento de pensão a grandes inválidos.

Texto do documento

Despacho Normativo 119/84
O artigo 10.º do Decreto Regulamentar 83/83, de 30 de Novembro, no seu n.º 1, determinou a actualização dos valores das pensões e prestações equivalentes de nula ou de reduzida base contributiva a cargo do Centro Nacional de Pensões, indicando, a título meramente exemplificativo, algumas das prestações que se consideram abrangidas pela referida actualização.

Por outro lado, o n.º 3 do mesmo artigo expressamente determina que as referidas pensões ou prestações equivalentes se passam a reger pelo disposto no Decreto-Lei 464/80, de 13 de Outubro, diploma que regula a atribuição da pensão social, embora ressalvando direitos adquiridos.

Desta forma, e a partir da entrada em vigor do citado decreto regulamentar, as pensões e prestações equivalentes em causa só podem ser atribuídas desde que se verifiquem as condições de recursos que condicionam o direito à pensão social.

Assim, a equiparação das pensões e prestações equivalentes, a que se refere o n.º 1 do artigo 10.º do citado Decreto Regulamentar 83/83, à pensão social deverá também determinar a atribuição aos seus beneficiários do direito a suplemento de grande inválido, sem o que haveria lugar a uma nítida situação de injustiça relativa.

Nestes termos, determino:
Os beneficiários de pensões ou prestações equivalentes de reduzida ou nula base contributiva a cargo do Centro Nacional de Pensões, mesmo que não expressamente referidas no n.º 1 do artigo 10.º do Decreto Regulamentar 83/83, de 30 de Novembro, têm direito a suplemento de pensão a grandes inválidos nos termos legalmente previstos para os pensionistas de pensão social e desde que observadas as condições de recursos necessárias à atribuição deste benefício.

Secretaria de Estado da Segurança Social, 17 de Maio de 1984. - A Secretária de Estado da Segurança Social, Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32835.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-10-13 - Decreto-Lei 464/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério dos Assuntos Sociais

    Estabelece em novos moldes as condições de acesso e de atribuição da pensão social.

  • Tem documento Em vigor 1983-11-30 - Decreto Regulamentar 83/83 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Estabelece as condições em que são actualizadas as prestações de invalidez, velhice e sobrevivência dos regimes de segurança social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda