A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 119/84, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina que os beneficiários de pensões ou prestações equivalentes de reduzida ou nula base contributiva a cargo do Centro Nacional de Pensões tenham direito a suplemento de pensão a grandes inválidos.

Texto do documento

Despacho Normativo 119/84
O artigo 10.º do Decreto Regulamentar 83/83, de 30 de Novembro, no seu n.º 1, determinou a actualização dos valores das pensões e prestações equivalentes de nula ou de reduzida base contributiva a cargo do Centro Nacional de Pensões, indicando, a título meramente exemplificativo, algumas das prestações que se consideram abrangidas pela referida actualização.

Por outro lado, o n.º 3 do mesmo artigo expressamente determina que as referidas pensões ou prestações equivalentes se passam a reger pelo disposto no Decreto-Lei 464/80, de 13 de Outubro, diploma que regula a atribuição da pensão social, embora ressalvando direitos adquiridos.

Desta forma, e a partir da entrada em vigor do citado decreto regulamentar, as pensões e prestações equivalentes em causa só podem ser atribuídas desde que se verifiquem as condições de recursos que condicionam o direito à pensão social.

Assim, a equiparação das pensões e prestações equivalentes, a que se refere o n.º 1 do artigo 10.º do citado Decreto Regulamentar 83/83, à pensão social deverá também determinar a atribuição aos seus beneficiários do direito a suplemento de grande inválido, sem o que haveria lugar a uma nítida situação de injustiça relativa.

Nestes termos, determino:
Os beneficiários de pensões ou prestações equivalentes de reduzida ou nula base contributiva a cargo do Centro Nacional de Pensões, mesmo que não expressamente referidas no n.º 1 do artigo 10.º do Decreto Regulamentar 83/83, de 30 de Novembro, têm direito a suplemento de pensão a grandes inválidos nos termos legalmente previstos para os pensionistas de pensão social e desde que observadas as condições de recursos necessárias à atribuição deste benefício.

Secretaria de Estado da Segurança Social, 17 de Maio de 1984. - A Secretária de Estado da Segurança Social, Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32835.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-10-13 - Decreto-Lei 464/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério dos Assuntos Sociais

    Estabelece em novos moldes as condições de acesso e de atribuição da pensão social.

  • Tem documento Em vigor 1983-11-30 - Decreto Regulamentar 83/83 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Estabelece as condições em que são actualizadas as prestações de invalidez, velhice e sobrevivência dos regimes de segurança social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda