A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 338/80, de 22 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Integra nos quadros da Cimpor - Cimentos de Portugal, E. P., os trabalhadores portugueses da Empresa Nacional de Cimentos de Angola.

Texto do documento

Despacho Normativo 338/80

O despacho conjunto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Indústria e Tecnologia, datado de 9 de Dezembro de 1976 e publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 299, de 27 do mesmo mês, considerou que um certo número de trabalhadores de sociedades existentes nas antigas colónias portuguesas ligadas a empresas nacionalizadas posteriormente ao 25 de Abril manteve-se nos seus postos de trabalho, tendo feito contratos ad hoc com os Governos dos novos países, desse modo assegurando a laboração das unidades industriais e a continuação do apoio técnico solicitado por aqueles países.

O referido despacho referiu concretamente o caso dos trabalhadores do grupo Companhia de Cimentos de Moçambique e ordenou, como era de justiça, a sua integração na Cimpor - Cimentos de Portugal, E. P., dada a sua qualidade de titular das acções daquele grupo.

Não foi ao tempo equacionado o problema dos trabalhadores da então Companhia de Cimentos de Angola, como em boa verdade deveria ter sido feito, o que encontra justificação nas particulares condições da República Popular de Angola e na dificuldade de comunicações entre os trabalhadores daquela empresa e as autoridades portuguesas.

Certo é que os considerandos que levaram à integração dos trabalhadores portugueses de Moçambique na Cimpor são por inteiro aplicáveis aos trabalhadores portugueses em Angola em circunstâncias idênticas, sendo irrelevante para o efeito o facto de a Companhia de Cimentos de Angola ter posteriormente vindo a ser nacionalizada pela República Popular de Angola, como de resto foi expressamente contemplado em situações do mesmo tipo.

É de toda a justiça, pois, corrigir a desigualdade de tratamento a que ficaram sujeitos os trabalhadores em Moçambique e em Angola, o que agora se faz.

Tem-se em atenção que o escassíssimo número de trabalhadores envolvidos, bem como o tempo decorrido, que se supõe ter permitido às cimenteiras daqueles países o apetrechamento de pessoal qualificado em ordem a suprir as carências resultantes da descolonização não exige as precauções que foram tomadas no supracitado despacho relativamente aos trabalhadores de Moçambique.

Nestes termos, determinam os Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Indústria e Energia:

1 - Serão integrados nos quadros da Cimpor - Cimentos de Portugal, E. P., os trabalhadores portugueses da Empresa Nacional de Cimentos de Angola, em postos de trabalho adequados às suas habilitações e experiência profissionais que:

a) Fossem trabalhadores efectivos da Companhia dos Cimentos de Angola à data da nacionalização desta;

b) Estejam à data do presente despacho vinculados por relação jurídica de trabalho à Empresa Nacional de Cimentos de Angola;

c) Cumpram os contratos de trabalho que os ligam àquela empresa.

2 - A integração far-se-á no prazo máximo de sessenta dias após o regresso do trabalhador a Portugal.

3 - Os casos duvidosos, em especial no que se refira à rescisão dos contratos de trabalho, serão resolvidos por despacho do Ministro da Indústria e Energia.

Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Indústria e Energia, 2 de Outubro de 1980.

- O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Pinto de Freitas do Amaral. - Pelo Ministro da Indústria e Energia, Ricardo Manuel Simões Bayão Horta, Secretário de Estado da Indústria Transformadora.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/10/22/plain-32398.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32398.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda