A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 133/83, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Aprova o plano de aquisição de equipamento e das acções de transporte elaborado pelo Serviço Nacional de Protecção Civil.

Texto do documento

Despacho Normativo 133/83
Pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 29/83 tomou o Governo as decisões que se impunham para fazer face às dificuldades de abastecimento de água às populações afectadas pela seca.

O Serviço Nacional de Protecção Civil, nos termos da resolução referida, elaborou no prazo previsto um plano de aquisições de equipamento e de implementação dos transportes necessários que importa pôr em execução para que atempadamente se efectivem as acções de emergência aconselhadas.

Atendendo, no entanto, às quedas pluviométricas que se têm vindo a registar em grande parte do território nas últimas semanas, considera-se prudente fasear a atribuição das verbas previstas no mapa anexo à resolução do Conselho de Ministros em apreço, por forma a permitir que a situação meteorológica estabilize e seja possível um levantamento confirmado e correcto das povoações carenciadas.

Nestes termos:
1 - Aprovo o plano de aquisição de equipamento e das acções de transporte elaborado pelo Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) no cumprimento do n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministro n.º 29/83, de 21 de Abril, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 106, de 9 de Maio de 1983.

2 - Determino aos governadores civis dos distritos afectados que, através dos Centros de Coordenação Distritais de Protecção Civil (CCDPC) de que são responsáveis, cumpram o referido plano na parte que lhes compete.

3 - O plano em apreço será executado em 2 fases, sendo a primeira até 15 de Julho de 1983 e a segunda a partir desta data até ao final da situação de carência.

4 - Na primeira fase será despendida a totalidade da verba consignada no mapa anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 29/83 para aquisição de equipamento, o qual será atribuído pelos CCDPC à medida que for sendo adquirido, tendo em atenção os distritos de maiores carências.

5 - Ainda na primeira fase serão atribuídos ao SNPC e aos CCDPC 40% da verba consignada no mesmo mapa para transporte de água, no montante de 5200 contos, a fim de poderem ser satisfeitos encargos com o apoio do Exército e das corporações de bombeiros em combustíveis, lubrificantes, despesas com pessoal e com o aluguer eventual de viaturas e tractores.

6 - Os restantes 60% desta verba, bem como a verba destinada ao apoio financeiro de emergência aos municípios, serão objecto de despacho normativo a publicar na segunda fase e face à evolução da situação e à revisão do presente diploma.

Ministério da Administração Interna, 24 de Maio de 1983. - O Ministro da Administração Interna, José Ângelo Ferreira Correia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32206.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda