Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8569/2014, de 2 de Julho

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 125/2014, Série II de 2014-07-02.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Estabelece que o Fundo de Proteção Social do Bombeiro é a entidade responsável pela gestão da doação efetuada pelo Estado timorense e regula o respetivo destino.

Texto do documento

Despacho 8569/2014

Os incêndios florestais que atingiram o território nacional durante os meses de Verão de 2013 assumiram uma dimensão extraordinária e afetaram severamente vários municípios do país, obrigando à mobilização e deslocação de elevado número de meios humanos e materiais de todo o país para o seu combate.

Tal realidade traduziu-se em 18.869 ocorrências, 52.184 ha de floresta e 88.760 ha de matos ardidos, perfazendo um total de 140.944 ha de área ardida, e ainda na perda de vidas humanas, 8 bombeiros mortos em combate, e cerca de 600 bombeiros feridos, dos quais 15 muito graves.

A República Democrática de Timor-Leste acompanhou aqueles momentos críticos tendo, num gesto de franca solidariedade para com a República Portuguesa, transferido para a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o valor de $ USD 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil dólares americanos), a que corresponde o montante de (euro) 1.093.438,24 (um milhão noventa e três mil quatrocentos e trinta e oito euros e vinte e quatro cêntimos), com o objetivo de ajudar a colmatar os prejuízos verificados.

Com tal doação demonstrou o Estado timorense intenção de que parte desse montante seja destinado a ajudar os familiares dos bombeiros que pereceram no combate a esses fogos, os bombeiros que ficaram gravemente feridos e as Associações Humanitárias de Bombeiros que estiveram envolvidas no combate aos incêndios.

Nestes termos, determina-se:

1 - Que o Fundo de Proteção Social do Bombeiro é a entidade responsável pela gestão da doação efetuada pelo Estado timorense, no montante de (euro) 1.093.438,24 (um milhão noventa e três mil quatrocentos e trinta e oito euros e vinte e quatro cêntimos);

2 - Nos termos das intenções manifestadas pelo Estado timorense, o montante da doação destina-se a ajudar os familiares dos bombeiros que morreram no combate aos fogos, os bombeiros que ficaram gravemente feridos e as Associações Humanitárias que estiveram envolvidas naquele combate.

3 - Para efeitos do número anterior, a atribuição da prestação pecuniária deve ter em conta a situação económica dos beneficiários e, no caso dos bombeiros gravemente feridos, também a gravidade do ferimento e o tempo de baixa médica.

4 - Para efeitos do presente despacho, considera-se familiar beneficiário aqueles que o seriam para efeitos da pensão de preço de sangue.

5 - Para efeitos do presente despacho, são considerados feridos muito graves aqueles que assim foram classificados pelo INEM/Hospital.

23 de junho de 2014. - O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Fernando Manuel de Almeida Alexandre.

207916563

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/318152.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda