Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3577/2014, de 6 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeia para o Conselho de Curadores da Fundação Universidade de Aveiro, Ilídio da Costa Leite de Pinho e Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus.

Texto do documento

Despacho 3577/2014

Sob proposta da Universidade de Aveiro, e ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade de Aveiro, aprovados pelo Decreto-Lei 97/2009, de 27 de abril, e no uso das competências que me foram delegadas através do Despacho 10368/2013, do Ministro da Educação e Ciência, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 152, de 08 de agosto de 2013:

Nomeio para o Conselho de Curadores da Fundação Universidade de Aveiro, com efeitos a 7 de fevereiro de 2014, o Engenheiro Ilídio da Costa Leite de Pinho e o Prof. Doutor Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus, cujas sínteses curriculares se publicam em anexo ao presente despacho.

26 de fevereiro de 2014. - O Secretário de Estado do Ensino Superior, José Alberto Nunes Ferreira Gomes.

ANEXO

ILÍDIO DA COSTA LEITE DE PINHO

73 anos. Licenciado em Eletrotecnia e Máquinas pelo Instituto Industrial do Porto em 1964, com 16 valores. Grã-Cruz da Ordem do Mérito, Comendador da Ordem de Mérito Industrial, Sócio Honorário da Associação Industrial Portuense e Vogal da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas de 1986 a 1999. Agraciado com Medalha de Ouro e título de Cidadão Honorário de Vale de Cambra em 1999, com Medalha de Ouro e título de "Benemérito da Universidade" pela Universidade Católica Portuguesa em 2002 e ainda com o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses em 2002, entre outros. Entre 1986 e 1991, foi Administrador não executivo do ICEP em representação da indústria portuguesa. Presidente do Conselho Municipal de Vale de Cambra de 1979 a 1983 e da Assembleia Municipal de 1993 a 1997. Membro da Comissão Administrativa da Universidade Católica Portuguesa - Porto. Foi Conselheiro da Universidade de Aveiro, entre outras, e membro do Senado da Universidade do Porto. Membro dos órgãos sociais de várias associações empresariais. Administrador da METALPACK GmbH de 1985 a 1994 e membro da "Trilateral Commission" de 1988 a 1996. Foi Fundador e Presidente do Conselho de Administração da COLEP PORTUGAL, S.A., COLEP ESPANA, SA, COLEP/VULCANO, S.A., COLEP/INDÚSTRIAS, S.A., CMB/COLEP-Embalagens, S.A., COLEP/TRADING, LDA, COLEPINOVA-Sociedade de Capital de Risco, S.A., NACIONALGÁS-Empresa de Transporte e Distribuição de Gás, S.A., LUSITÂNIAGÁS-Companhia de Gás do Centro, S.A., EGA-Empresa de Gás de Aveiro, EGL-Empresa de Gás de Leiria, S.A., EMPORGÁS-Empresa Portuguesa de Gás, LDA, EDISOFT-Empresa de Desenvolvimento de Software, S.A. (em associação com a TAP), TRANSINSULAR-Transportes Marítimos Insulares, S.A., MEGASIS-Sociedade de Serviços e Engenharia Informática, S.A. (em associação com a PHILIPS e a TAP). Foi acionista fundador e membro dos órgãos sociais de diversas instituições financeiras portuguesas e membro não Executivo do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo, S.A. entre 2000 e 2005. Acionista da CEM-Companhia de Eletricidade de Macau, SARL. Fundador e atual Presidente do Conselho de Administração das empresas do Grupo ILÍDIO PINHO. Presidente do Conselho de Administração da ASIAINVEST-Investimentos e Participações, SARL e da PORTULAND - Investimentos Imobiliários, S.A. Presidente da Comissão de Acompanhamento e Estratégia da FOMENTINVEST-S.G.P.S., S.A. Fundador e atual Presidente do Conselho de Administração e do Conselho Superior da FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO.

JÚLIO DOMINGOS PEDROSA DA LUZ DE JESUS

Nasceu em 1945, em Cadima (Cantanhede, Coimbra). Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas, em 1967, e em Química (Ramo Científico), em 1973, na Universidade de Coimbra. Obteve o grau de doutor em 1977 no University College Cardiff. Exerceu funções docentes na Universidade de Coimbra e, desde 1974, na Universidade de Aveiro, da qual se aposentou, como professor catedrático, em 2009. É investigador do CICECO - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, centrando atualmente o seu interesse em Políticas e Governança da Educação Superior.

Vice-reitor da Universidade de Aveiro no período 1987-92, foi eleito Reitor em 1994 e reeleito em 1998. Interrompeu estas funções em julho de 2001, para assumir a missão de Ministro da Educação com responsabilidades sobre o Ensino Superior, até abril de 2002.

Foi Presidente do CRUP, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, entre 1998 e 2001. Nesta qualidade esteve envolvido nas atividades da Confederação dos Conselhos de Reitores Europeus, CRE, nomeadamente nos trabalhos de institucionalização da EUA, a Associação de Universidade Europeias. Representou as universidades portuguesas nos encontros com Diretores-Gerais da UE no período em que foram assinadas as Declarações da Sorbona e de Bolonha. Foi Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Universidades Portuguesas, entre 2005 e 2007.

Eleito no Parlamento para presidir ao Conselho Nacional de Educação em julho de 2005, terminou este mandato em junho de 2009. De 2009 a 2012 foi membro do Conselho Geral da UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e desde 2009 é membro do Conselho do ITQB, Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova.

Encontra-se envolvido nos Conselhos das seguintes Fundações, com missões e programas em Educação e Ciência: Fundação Bissaya Barreto, Fundação Ilídio de Pinho e Fundação Jorge Alvares, sendo Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Bial.

Membro do grupo de avaliadores do Programa de Avaliação Institucional da EUA, fez parte da equipa responsável por um estudo do Sistema de Educação Superior da Turquia. Esteve envolvido na avaliação da Agência Nacional de Avaliação, ANECA, em Madrid, em 2010, da responsabilidade da ENQA - European Network for Quality Assurance in Higher Education; integrou o painel de avaliação externa do Royal College of Surgeons, de Dublin, a convite da Higher Education Authority e do National Qualifications Authority of Ireland. Desde 2009 é membro do Register Committee do EQAR - European Quality Assurance Register, nomeado pela EUA.

Recebeu as seguintes distinções: Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, 2009, Honnorary Fellow da Universidade de Cardiff, 2008; Medalha de Mérito Internacional do Lions Clube, 2005; Diploma de Reconhecimento de Mérito Profissional do Rotary Club de Aveiro, 2003; Medalha de Mérito Municipal do Município de Aveiro, 2002.

207653459

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/315910.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-04-27 - Decreto-Lei 97/2009 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova a passagem da Universidade de Aveiro para fundação pública com regime de direito privado e publica os respectivos estatutos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda