A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3234/2014, de 27 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concede conjuntamente, a Sílvia Maria Lourenço Marques, na qualidade de cônjuge do Guarda de Infantaria da GNR, Bruno Alexandre de Almeida Santos, e ao seu filho, Afonso Marques de Almeida, a compensação especial prevista na lei, por morte do seu marido e pai, ocorrida em 25 de março de 2012.

Texto do documento

Despacho 3234/2014

No dia 22 de março de 2012, o militar da GNR BRUNO ALEXANDRE ALMEIDA SANTOS, que à data exercia funções no PIPS de Viseu da 3a CIPS/GIPS/UI, foi vítima de acidente em serviço.

O Decreto-lei 113/2005, de 13 de julho, veio estabelecer um novo regime de compensação por invalidez permanente ou por morte, diretamente decorrente dos riscos próprios da atividade policial ou de segurança.

Com vista a apurar os factos constitutivos do direito à compensação, foi determinada a instauração do inquérito a que se refere o n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-lei 113/2005, de 13 de julho, que correu termos na Unidade de Intervenção, da Guarda Nacional Republicana, concluindo o Instrutor o seu relatório nos termos seguintes:

"CONCLUSÕES [...]

1- O acidente ocorreu a 22MAR12, pelas 13h20, estando o militar, Guarda de Infantaria NM 2050335 - Bruno Alexandre de Almeida Santos, a desempenhar o serviço de intervenção em incêndio florestal, para o qual havia sido superiormente nomeado.

2- O acidente deu-se no local e tempo de serviço, verificando-se o nexo de causalidade entre o risco inerente ao exercício da função policial, o acidente sofrido e a morte do militar.

3- De acordo com o Relatório Médico-Legal, as lesões do Sinistrado, resultantes do atropelamento sofrido enquanto se encontrava a intervir em incêndio florestal, constituem causa adequada de morte.

4- O acidente foi qualificado como tendo ocorrido em serviço, por despacho de 21SET12 do Exmo. 2.º Comandante-Geral.

5- O valor por compensação por morte a atribuir aos beneficiários é de EUR 121.250 (cento e vinte e um mil e duzentos e cinquenta euros).

6- Os beneficiários são Sílvia Maria Lourenço Marques, na qualidade de cônjuge sobrevivo, [.] e Afonso Marques de Almeida, na qualidade de filho, de acordo com documento elaborado em 24 de abril de 2012 pela Conservatória do Registo Civil de Viseu. [...]».

O relatório do inquérito foi homologado a 30 de julho de 2013, por despacho do Senhor Comandante-Geral, em substituição, da Guarda Nacional Republicana, em cumprimento do disposto no n.º 4 do artigo 5.º do Decreto-lei 113/2005, de 13 de julho.

Estão, deste modo, observados todos os requisitos legais para a atribuição da compensação especial por morte, prevista no artigo 1.º do mesmo diploma, ao cônjuge e ao descendente do Guarda de Infantaria Bruno Alexandre de Almeida Santos, respetivamente Sílvia Maria Lourenço Marques e Afonso Marques de Almeida, melhor identificados nos autos de inquérito a que se alude supra, únicos beneficiários nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 2.º do mesmo diploma legal.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 5 do artigo 5.º do Decreto-lei 113/2005, de 13 de julho, determina-se:

1- É concedida conjuntamente a Sílvia Maria Lourenço Marques, na qualidade de cônjuge do Guarda de Infantaria Bruno Alexandre de Almeida Santos, e ao seu filho, Afonso Marques de Almeida, a compensação especial prevista no artigo 1.º do Decreto-lei 113/2005, de 13 de julho, por morte do seu marido e pai, ocorrida em 25 de março de 2012.

2- O valor da compensação conferida no número anterior, calculado nos termos do disposto nos números 1 e 5 do artigo 4.º do mesmo diploma legal, é de EUR 121.250 (cento e vinte e um mil duzentos e cinquenta euros).

17 de fevereiro de 2014. - Pela Ministra de Estado e das Finanças, Hélder Manuel Gomes dos Reis, Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento. - Pelo Ministro da Administração Interna, Fernando Manuel de Almeida Alexandre, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna.

207635266

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/315806.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-07-13 - Decreto-Lei 113/2005 - Ministério da Administração Interna

    Cria um regime de compensação por invalidez permanente ou morte aplicável aos membros da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Corpo da Guarda Prisional e Corpo da Guarda Florestal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda