Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 16702/2013, de 24 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia Fernando Gilberto Teigão, representante do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Guilherme da Silva Lemos, no Programa Europeu para Observação da Terra e Luís Miguel Coelho Baltasar, representante da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P., no Programa Europeu para Observação da Terra.

Texto do documento

Despacho 16702/2013

Considerando que a partir de 2014 serão disponibilizadas gratuitamente a todos os Estados Membros da União Europeia (UE) imagens adquiridas pelos satélites construídos no âmbito do Programa Copernicus (Programa Europeu para a Observação da Terra) e informação cartográfica relacionada com a monitorização do ambiente, a proteção civil e a segurança do cidadão.

Considerando que para além da informação produzida pelo Programa Copernicus, os dados dos satélites de observação da Terra podem ser utilizados por entidades nacionais para o desenvolvimento de serviços de produção de informação em sectores prioritários para Portugal - e.g. monitorização dos oceanos, segurança marítima, gestão do risco e desastres (incluindo incêndios florestais, secas e desertificação), monitorização e gestão do coberto florestal e agrícola, gestão integrada de recursos hídricos, alterações climáticas e produção de energias renováveis.

Considerando que o Ministério para a Educação e Ciência está a criar um Grupo de Trabalho de Observação da Terra (GTOT) com a missão de definir um plano de ação com vista a potenciar e criar capacidades para a utilização dos dados de observação da Terra no desempenho das responsabilidades dos organismos da Administração Pública.

Considerando que a utilização de imagens de satélite e de informação derivada pela Administração Pública permitirá assinaláveis ganhos de eficiência nos desempenhos das instituições, respostas mais eficazes a situações de intervenção rápida (e.g. emergência, segurança), apoio à decisão baseada em conhecimento e mais eficaz, e inovação na perceção pública das intervenções do governo.

Considerando que o Grupo de Trabalho de Observação da Terra (GTOT) tem como objetivo definir um Plano de Ação para promover a utilização de imagens de satélite e informação derivada nas operações e no desempenho de serviços da Administração Pública, no âmbito das suas competências específicas.

Considerando que o GTOT será um canal de divulgação de informação relativa ao Programa Copernicus e a outros programas da UE e da Agência Espacial Europeia relacionados com Observação da Terra.

Considerando que GTOT assume duas configurações: Configuração Política (GTOT-CP) e Configuração Técnica (GTOT-CT).

Considerando que o GTOT-CP é constituído por representantes das tutelas, ao nível dos Gabinetes de Secretários de Estado, com relevância sobre o tema e que o GTOT-CT é constituído por representantes das instituições da Administração Pública tuteladas pelas primeiras que se constituem como utilizadores institucionais dos dados em causa.

Determino o seguinte:

1 - É nomeado representante no GTOT-CP - Fernando Gilberto Teigão dos Santos, do meu Gabinete;

2 - É nomeado representante no GTOT-CT - Luís Miguel Coelho Baltasar, da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P.

3 - O presente despacho tem efeitos imediatos.

5 de dezembro de 2013. - O Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Guilherme da Silva Lemos.

207461991

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/313853.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda