Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7867/2017, de 7 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em regime de substituição, do mestre Steve Palmares Clemente Lopes, para exercer o cargo de Chefe da Divisão de Acompanhamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da 6.ª Delegação

Texto do documento

Despacho 7867/2017

Considerando que:

A Portaria 432-C/2012, de 31 de dezembro, veio estabelecer a estrutura orgânica nuclear da Direção-Geral do Orçamento;

O n.º 1 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, estabelece que os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição, no caso de vacatura do lugar;

O cargo de Chefe da Divisão de Acompanhamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da 6.ª Delegação, encontra-se vago, sendo necessário garantir o normal funcionamento desta unidade orgânica;

Ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, e verificando-se todos os requisitos legais exigidos, nomeio, em regime de substituição, o mestre Steve Palmares Clemente Lopes, do mapa de pessoal da DGO, para exercer o cargo de Chefe da Divisão de Acompanhamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da 6.ª Delegação, com efeitos a partir de 1 de setembro de 2017.

O nomeado possui o perfil, experiência e conhecimentos adequados à prossecução das atribuições e objetivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta do respetivo currículo académico e profissional, anexo ao presente despacho.

31 de agosto de 2017. - A Diretora-Geral, Manuela Proença.

Síntese Curricular

Nome: Steve Palmares Clemente Lopes

Data de nascimento: 21 de agosto de 1981

Formação académica: Mestre em Gestão de Empresas, curso de Empreendedorismo e Inovação, pela Universidade de Évora, concluído em abril de 2011. Licenciado em Gestão de Empresas, pelo ISLA - Instituto Superior de Línguas e Administração, concluído em julho de 2008.

Experiência profissional

Desde dezembro de 2014 até à presente data, exerce funções na Direção Geral do Orçamento (DGO), na 6.ª Delegação e em colaboração com a equipa do BIORC (Business Intelligence do Orçamento). Distinguem-se como principais atividades o acompanhamento dos orçamentos relativos aos organismos pertencentes aos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; prestação de apoio técnico aos serviços e organismos pertencentes aos mesmos Ministérios; acompanhamento e controlo da execução orçamental e alterações orçamentais das entidades; colaboração na elaboração da Conta Geral do Estado; apoio técnico no âmbito dos trabalhos de preparação do Orçamento do Estado e participação na elaboração de contributos para a produção de normas legais e instruções em matérias orçamentais; emissão de pareceres técnicos e participação no desenvolvimento de instrumentos analíticos utilizados no acompanhamento orçamental, de análise e decisão. Quanto à participação no BIORC, destacam-se as competências ao nível da contribuição para a definição dos requisitos de negócio, desenvolvimento ajustado às necessidades da DGO e teste das soluções desenvolvidas, monitorização e controlo da qualidade dos dados e desenvolvimento de pesquisas dinâmicas e de mecanismos em Excel.

Desde 2012, exerceu funções em empresa do setor privado, como gestor de clientes em atividades de recolha e controlo de dados de risco de crédito, análise e harmonização da informação financeira prestada assente no SNC - Sistema de Normalização Contabilística; consolidação, mapeamento e comparabilidade da informação financeira das empresas, individualmente e/ou na ótica de grupo; acompanhamento da legislação e normas legais; estudo do posicionamento estratégico da empresa/cliente, resultados e estrutura financeira; elaboração de fichas de crédito e pareceres de operações de crédito; negociação, captação e acompanhamento de carteira.

Entre 2008 e 2012, exerceu funções em empresas privadas, tendo como principais atividades a análise de indicadores e evolução do negócio; definição de preços e margens; negociação de contratos de abastecimento, cláusulas contratuais, descontos financeiros e comerciais com fornecedores e clientes, definição de custos e políticas de embarque e entrega; elaboração de dossiê de gama, relatórios e pareceres técnicos; análise de dados, gestão de budget e de desvios.

Formação profissional: Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso - LCPA; O Sistema de Normalização Contabilísticas para as Administrações Públicas - SNC-AP; SharePoint; BIORC - Sistema de Suporte à Análise Orçamental; Curso Inicial para Colaboradores da DGO; Excel Avançado; Sistema de Gestão Documental (SGD); Gestão de Stocks.

Estudos e publicações

Publicação de artigo científico sobre intraempreendedorismo na Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão - Parceria INDEG_ISCTE e a Fundação Getúlio Vargas (Avaliação do nível da cultura intraempreendedora: Estudo de caso entre seis empresas portuguesas e seis empresas brasileiras. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2013, vol. 12, n.º 1, pp. 52-68. ISSN 1645-4464).

310753977

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3082640.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-12-31 - Portaria 432-C/2012 - Ministério das Finanças

    Fixa a Estrutura nuclear da Direção-Geral do Orçamento.

  • Tem documento Em vigor 2015-09-03 - Lei 128/2015 - Assembleia da República

    Sexta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e primeira alteração à Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, que modifica os procedimentos de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior da Administração Pública

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda