A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3695/2013, de 8 de Março

Partilhar:

Sumário

Determina a criação de painéis temáticos no âmbito da Lei Orgânica da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Texto do documento

Despacho 3695/2013

O Decreto-Lei 194/2012, de 23 de agosto, aprovou a Lei Orgânica da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), definindo a missão, atribuições e tipo de organização interna.

No âmbito das atribuições da ASAE na área dos riscos da cadeia alimentar, é órgão de consulta especializada em matérias científicas, de desenvolvimento tecnológico e de projetos de investigação, o Conselho Científico previsto no n.º 2 do artigo 3.º e no artigo 6.º do citado diploma.

Nos termos do artigo 7.º do mesmo diploma, podem ser criados, pelo inspetor-geral, sob proposta do Conselho Científico, painéis temáticos com a finalidade de prestar apoio especializado ao Conselho Científico na elaboração de pareceres científicos e avaliação de riscos na cadeia alimentar.

Tais painéis sucedem às anteriores estruturas de apoio designadas por comissões técnicas especializadas (CTE), criadas pelo Despacho 30186-A/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 21 de novembro.

Dado que se torna necessário assegurar a continuidade dos trabalhos dessas comissões técnicas especializadas, e enquanto não estiverem reunidas as condições para nomear os membros dos painéis temáticos, importa, desde já, efetuar a correspondência de competências das comissões técnicas e com os painéis temáticos que agora se criam.

Assim, ao abrigo do artigo 7.º do Decreto-Lei 194/2012, de 23 de agosto e da alínea d) do n.º 1 do artigo 7.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual determino:

1 - São criados os seguintes painéis temáticos, cujas competências são asseguradas pelas CTE que se indicam:

a) Aditivos e Contaminantes da Cadeia Alimentar - competências asseguradas pelas CTE's "Aditivos Alimentares, aromatizantes, auxiliares tecnológicos e materiais em contacto com géneros alimentícios" e "Contaminantes da cadeia alimentar";

b) Alimentação, Saúde e Bem-Estar Animal - competências asseguradas pelas CTE "Aditivos e produtos ou substâncias utilizados nos alimentos para animais" e "Saúde e bem-estar animal";

c) Nutrição e Alergias Alimentares - competências asseguradas pela CTE "Produtos dietéticos, nutrição e alergias";

d) Riscos Biológicos - competências asseguradas pela CTE "Riscos Biológicos";

e) Fitossanidade e OGM's - competências asseguradas pela CTE "OGM's".

2 - O presente despacho produz efeitos a 31 de janeiro.

15 de fevereiro de 2013. - O Inspetor-Geral, António Nunes.

206800877

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2013/03/08/plain-307532.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/307532.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-08-23 - Decreto-Lei 194/2012 - Ministério da Economia e do Emprego

    Aprova a orgânica da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda