A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 355/79, de 7 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Define as regras necessárias à concretização do disposto no artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 146/79, de 23 de Maio, que altera o regime de pagamento de contribuições em dívida à Previdência.

Texto do documento

Despacho Normativo 355/79

Através do artigo 7.º do Decreto-Lei 146/79, de 23 de Maio, estabeleceu-se que o modo de pagamento de contribuições em dívida à Previdência da responsabilidade dos contribuintes que celebrem contratos de viabilização se deverá integrar nestes contratos.

Sem prejuízo da oportuna alteração das disposições do referido decreto-lei, na parte respeitante às dívidas referidas, há que definir, para já, as regras necessárias à concretização do que no aludido artigo 7.º se encontra estabelecido.

Nestes termos, determina-se:

1 - As empresas que se proponham celebrar contratos de viabilização submeterão à apreciação do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social uma proposta de pagamento das contribuições em atraso idêntica à proposta para pagamento das suas dívidas às instituições bancárias.

2 - Nesta proposta deve ser indicada a dívida à caixa ou caixas de previdência, na sua totalidade, que se verifique na altura e ainda as contribuições que provavelmente se vencerão em cada um dos doze meses seguintes.

3 - Da referida proposta, as empresas enviarão cópias ao banco maior credor e à comissão de apreciação dos contratos de viabilização ou à Parageste - Sociedade Parabancária para a Recuperação de Empresas, S. A. R. L.

4 - Depois de estudado o dossier de propositura do contrato de viabilização, o banco maior credor enviará o respectivo parecer técnico ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, o qual responderá no prazo de dez dias.

5 - Decorrido o prazo referido no número anterior sem que o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social se pronuncie, concluir-se-á pela sua concordância ao plano de amortização das contribuições em dívida à Previdência, constante do parecer técnico emitido pelo banco maior credor.

6 - Celebrado o contrato de viabilização, o banco maior credor remeterá uma cópia ao mesmo Instituto, o qual, de imediato, dará conhecimento à caixa ou caixas de previdência interessadas.

7 - As presentes normas poderão ser aplicadas aos casos em análise, a solicitação ou com a aprovação do banco maior credor.

8 - As dúvidas suscitadas na aplicação deste despacho poderão ser solucionadas conjuntamente pelo Ministro das Finanças e Ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais ou pelas entidades que por estes forem designadas.

Ministérios das Finanças e dos Assuntos Sociais, 20 de Novembro de 1979. - O Ministro das Finanças, António Luciano Pacheco de Sousa Franco. - O Ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais, Alfredo Bruto da Costa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/12/07/plain-30704.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30704.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-05-23 - Decreto-Lei 146/79 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Justiça e dos Assuntos Sociais

    Altera o regime de pagamento de contribuições em dívida à Previdência.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda