Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 9797/2017, de 24 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Abertura de concurso para a frequência do ciclo de estudos especiais em Neonatologia

Texto do documento

Aviso 9797/2017

Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia - Nos termos da Portaria 227/2007, de 5 de março, torna-se publica que, por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, E. P. E. de 12 de julho de 2017, se encontra aberto o Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia, a funcionar neste Centro Hospitalar a partir de outubro de 2017, nos seguintes termos:

Introdução

O desenvolvimento da Medicina Perinatal, em geral, e da Neonatologia, em particular, traz à prática clínica mais competências técnicas e responsabilidades que requerem formação científica e treino específicos e a certificação técnica adequada. O reconhecimento pela Ordem dos Médicos da Subespecialidade de Neonatologia, dentro da Especialidade de Pediatria, e a constituição do seu próprio Colégio, criaram condições para a Ordem dos Médicos desempenhar a sua função de estruturação e certificação da especialização dos médicos nesta área clínica em Portugal.

A evolução das necessidades curriculares de formação específica em Neonatologia exige condições adequadas para a sua aquisição.

O programa de formação deste Ciclo de Estudos tem como objetivo aprofundar os níveis de conhecimento e de desempenho adquiridos nos estágios de Neonatologia/Perinatologia e de Cuidados Intensivos Neonatais do Internato Complementar de Pediatria, com o objetivo de adquirir formalmente as competências que constituem a diferenciação do Pediatra como subespecialista em Neonatologia. No final do período de formação o candidato deverá ser competente para o exercício da Neonatologia, em cuja prática deverá ser capaz de tratar os problemas mais complexos desta subespecialidade.

[1] Designação: Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia

[2] Duração: 18 meses

[3] Regime e condições de trabalho: o regime será de 40h semanais

[4] Programa: O Ciclo abrange todas as áreas de Assistência Pediátrica Perinatal, com destaque para a formação nas seguintes matérias:

Objetivos gerais

1 - Aprofundar conhecimentos sobre a fisiologia e desenvolvimento embrionário e fetal, assim como sobre a transição à vida extrauterina;

2 - Aprofundar conhecimentos sobre a fisiologia e fisiopatologia respiratória no recém-nascido de termo e prematuro, assim como do estado da arte das intervenções atuais para diagnóstico, monitorização e terapêutica;

3 - Aprofundar conhecimentos sobre a fisiologia e fisiopatologia neurológica no recém-nascido de termo e prematuro, os efeitos da hipóxia perinatal, as estratégias de neuroprotecção e a monitorização funcional e morfológica cerebral;

4 - Aprofundar conhecimentos sobre a fisiologia e fisiopatologia renal no recém-nascido de termo e, assim como do estado da arte das intervenções para diagnóstico, monitorização e terapêutica;

5 - Epidemiologia, Fisiologia e Fisiopatologia da grande e extrema prematuridade, assim como os riscos inerentes à prematuridade limiar e tardia;

6 - Epidemiologia e microbiologia da infeção perinatal e nosocomial; boas práticas de uso de antibióticos, controlo da infeção hospitalar e da resistência antibiótica;

7 - Epidemiologia e Fisiopatologia das anomalias congénitas;

8 - Estado da arte das intervenções para diagnóstico, monitorização e estabilização do recém-nascido com cardiopatia congénita;

9 - Fisiopatologia e estado da arte das intervenções para diagnóstico, monitorização e terapêutica do recém-nascido com hipertensão pulmonar;

10 - Estabilização e preparação para o transporte neonatal;

11 - Estabilização e suporte do recém-nascido submetido a intervenção cirúrgica;

12 - Estado da arte da abordagem dos recém-nascidos com erros inatos do metabolismo, perturbações endocrinológicas ou metabólicas, nefrourológicas de manifestação neonatal;

13 - Especificidades da farmacologia neonatal;

14 - Individualização da nutrição entérica na grande e extrema prematuridade e em situações especiais;

15 - Individualização m monitorização da nutrição parentérica;

16 - Neurodesenvolvimento de recém-nascidos com risco neurobiológico;

17 - Problemas nutricionais e respiratórios no crescimento de recém-nascidos de grande e extrema prematuridade;

18 - Gestão e controlo do risco clínico em cuidados neonatais;

19 - Aspetos bioéticos em Neonatologia; cuidados paliativos neonatais e decisão de suspensão de intervenção ou de não reanimação;

20 - Especificidades da investigação em medicina perinatal;

21 - Organização e coordenação de cuidados perinatais e de cuidados especiais neonatais, nomeadamente no relacionamento com os Centros de Saúde, identificação de gestação de risco, aconselhamento genético e diagnóstico pré-natal.

Objetivos de desempenho

1 - Reconhecer a importância da história clínica da gestação, incluindo os antecedentes familiares, a exposição a agentes infecciosos, a tóxicos e a medicamentos. Saber valorizar a evolução da gravidez e interpretar os exames laboratoriais e ecográficos efetuados.

2 - Conhecer a evolução do trabalho de parto e os sinais de bem-estar fetal.

3 - Reconhecer, monitorizar e orientar as situações de risco neurobiológico e de risco social.

4 - Participar com a equipa de Obstetrícia na discussão do risco materno-fetal e do plano de atuação.

5 - Assistir ao recém-nascido na sala de partos. Adquirir competência na reanimação básica e avançada.

6 - Aprofundar o exame do recém-nascido na sala de partos e junto da mãe e saber valorizar desvios da normalidade.

7 - Conhecer os rastreios em curso, nomeadamente metabólico, cardíaco, displasia do desenvolvimento da anca, oftalmológico e auditivo.

8 - Reconhecer e tratar todos os problemas, nomeadamente os respiratórios, cardíacos, metabólicos, nefrourológicos, neurológicos e infecciosos que ocorrem no período neonatal.

9 - Adquirir competência em cuidados intermédios e intensivos neonatais, nomeadamente suprimento de fluidos, calorias e eletrólitos.

10 - Adquirir competência para a interpretação de exames complementares em Neonatologia.

11 - Aprofundar conhecimentos que permitam prescrever qualquer intervenção específica da Neonatologia.

12 - Aprofundar conhecimentos e prática que permitam adquirir competência em procedimentos específicos da Neonatologia:

Entubação endotraqueal,

Modos de ventilação não invasiva,

Modos de ventilação invasiva - sincronizada, volume garantido e oscilação por alta frequência e administração de óxido nítrico inalado.

Cateterismo umbilical arterial e venoso, acesso venoso central através de veia periférica,

Cateterismo arterial periférico,

Colheitas de sangue capilar e arterial para gasimetria,

Algaliação e punção supra-púbica,

Punção lombar,

Toracocentese;

Exsanguíneo-transfusão e transfusão-permuta;

Técnicas dialíticas,

Hipotermia induzida

Ecografia cerebral e renal,

Ecocardiografia morfológica de rastreio e ecocardiografia funcional

Monitorização cerebral (aEEG, NIRS).

13 - Cuidados ao recém-nascido de qualquer idade gestacional, a partir do limiar da viabilidade.

14 - Cuidados ao recém-nascido com instabilidade hemodinâmica e/ou respiratória.

15 - Cuidados ao recém-nascido com anomalias congénitas graves e ao recém-nascido cirúrgico.

16 - Diagnóstico, monitorização e terapêutica do recém-nascido com canal arterial patente ou persistente.

17 - Rastreios nos recém-nascidos de risco.

18 - Realizar um plano de intervenção individualizado durante o internamento.

19 - Praticar, implementar e divulgar boas práticas de uso de antibióticos, controlo da infeção hospitalar e da resistência antimicrobiana.

20 - Aprofundar as estratégias de comunicação com os pais e transmissão de más notícias.

21 - Preparação para a alta da unidade neonatal: aconselhamento sobre a alimentação e amamentação, cuidados de puericultura gerais e específicos, programação do acompanhamento ambulatório, vacinação, prevenção de infeções e de acidentes na comunidade.

22 - Experiência e organização de uma consulta de seguimento de recém-nascidos de risco.

23 - Participação em registos e estudos multicêntricos, nacionais e internacionais.

24 - Participação na conceção, desenho e realização de um projeto de investigação em medicina perinatal (ou numa área objetivamente relacionada).

25 - Publicação de, pelo menos, um artigo científico na área da medicina perinatal (ou numa área objetivamente relacionada).

Formação específica

Cardiologia Pediátrica

1 - A diferenciação específica inclui um estágio integrado de Cardiologia Pediátrica, mínimo de 2 meses, em Serviço de Cardiologia Pediátrica.

2 - Objetivos de desempenho da formação específica em Cardiologia Pediátrica:

a) Executar as técnicas básicas de diagnóstico, terapêutica e monitorização do intensivismo neonatal que permitam estabilizar o recém-nascido com condição cardíaca crítica.

b) Iniciar ou desenvolver competência em ecocardiografia morfológica de rastreio e ecocardiografia funcional.

c) Adquirir experiência no apoio pós-operatório da cirurgia cardíaca neonatal.

3 - Objetivos de conhecimento da formação específica em Cardiologia Pediátrica:

a) Adquirir conhecimentos de fisiologia, fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica das patologias e condições cardíacas mais frequentes no período neonatal, em particular as situações que necessitam de atuação de urgência e emergência (doente em situação crítica), técnicas de monitorização, controlo hemodinâmico, terapêutica farmacológica específica e suporte ventilatório.

4 - Este período de estágio deverá ser complementado ao longo da formação com a aprendizagem interpares e a prática clínica.

Cirurgia Neonatal

1 - A formação específica em Cirurgia Neonatal decorrerá ao longo do período do Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia.

2 - Objetivos de conhecimento da formação específica em Cirurgia Neonatal:

2.1 - Adquirir conhecimentos da fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica das anomalias congénitas e das condições cirúrgicas mais frequentes no período neonatal, em particular as situações que necessitam de atuação de urgência e emergência, controlo hemodinâmico, monitorização, terapêutica farmacológica específica (analgesia e sedação) e suporte ventilatório e hemodinâmico.

3 - Objetivos de desempenho da formação específica em Cirurgia Neonatal:

3.1 - Executar técnicas básicas de diagnóstico, terapêutica e monitorização neonatal que permitam estabilizar o recém-nascido com anomalia congénita grave.

3.2 - Participar na Consulta de Diagnóstico Pré-natal e assistir na Sala de Partos recém-nascidos com diagnóstico pré-natal de malformação congénita grave.

3.3 - Adquirir experiência no diagnóstico, terapêutica e monitorização do recém-nascido com enterocolite necrosante ou com perfuração intestinal focal.

3.4 - Adquirir experiência no apoio perioperatório de recém-nascidos submetidos a cirurgia neurológica, digestiva, nefrourológica, ortopédica e aos recém-nascidos com defeitos da parede abdominal e com hérnia diafragmática congénita.

[5] Corpo Docente: o corpo docente responsável é composto pelos seguintes elementos:

Coordenação do Ciclo: Cármen Carvalho (Neonatologista - Assistente Graduada).

Corpo Docente:

Paula C. Fernandes (Diretora de Serviço - Assistente Graduada de Pediatria)

Artur Alegria (Assistente Graduado Sénior)

Pombeiro Veloso (Assistente Graduado de Pediatria)

Ana Cristina Braga (Assistente Graduada de Pediatria)

Ana Margarida Alexandrino (Assistente Graduada de Pediatria)

Ana Maria Guedes (Assistente Graduada de Pediatria)

Gilberta Santos (Assistente Graduada de Pediatria)

Luísa Carreira (Assistente Graduada de Pediatria)

Cristina Godinho (Assistente Graduada de Pediatria)

Alexandra Almeida (Assistente Graduada de Pediatria)

Céu Mota (Assistente Graduada de Pediatria)

Elisa Proença (Assistente Graduada de Pediatria)

Luísa Lopes (Assistente de Pediatria)

Consultores:

Prof. Doutor Caldas Afonso (Diretor do CMIN - Assistente Graduado Sénior de Pediatria)

Cidade Rodrigues (Diretor do Departamento da Infância e Adolescência - Assistente Graduado Sénior de Cirurgia Pediátrica)

Fátima Carvalho (Diretora do Serviço de Cirurgia Pediátrica)

Sílvia Álvares (Diretora do Serviço de Cardiologia Pediátrica)

Prof. Doutora Teresa Temudo (Unidade de Neuropediatria)

Prof. Doutora Esmeralda Martins (Unidade de Doenças Metabólicas)

Conceição Mota (Unidade de Nefrologia Pediátrica)

Ana Ramos (Unidade de Pneumologia Pediátrica)

Teresa Borges (Unidade de Endocrinologia Pediátrica)

Helena Mansilha (Unidade de Nutrição Pediátrica)

Esmeralda Cleto (Unidade de Hematologia Pediátrica)

Catarina Prior (Unidade de Desenvolvimento)

Rosa Lima (Unidade de Gastroenterologia Pediátrica)

Ermelinda Silva (Unidade de Gastroenterologia Pediátrica)

Laura Marques (Unidade de Infecciologia)

Dr.ª Maria do Céu Rodrigues (Núcleo de Perinatologia)

Dr. Jorge Braga (Diretor do Serviço de Obstetrícia)

[6] Local - As atividades do Ciclo decorrerão na Unidade de Neonatologia do Serviço de Neonatologia e Cuidados Intensivos Pediátricos do Centro Materno Infantil do Norte - CHP.

[7] Número de vagas a abrir para frequência do Ciclo de Estudos: duas vagas

[8] Condições de admissão: ter como habilitação mínima o grau de especialista em Pediatria Médica

[9] Prazo de apresentação de candidaturas: o prazo de apresentação de candidaturas é de 10 dias a contar da data de publicação deste aviso no Diário da República.

[10] Formalização de candidaturas - Do requerimento deve constar os seguintes elementos:

A. Identificação completa do requerente (nome, filiação, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, número, data e arquivo do cartão de cidadão ou bilhete de identidade, situação militar, residência, código postal, telefone, cédula profissional e organismo a que pertence;

B. Habilitações profissionais

C. Identificação do concurso

D. Menção ao número de documentos

[11] Outros documentos (anexos) - o requerimento deve ser acompanhado dos seguintes elementos

a) Documento comprovativo do grau de assistente em Pediatria Médica

b) Declaração de concordância do organismo a que pertence;

c) Três exemplares de curriculum vitae;

[12] Critérios de seleção: a seleção do candidato a admitir é feita mediante a avaliação curricular, por um júri constituído pelos seguintes elementos:

Cármen Carvalho - Neonatologista, Assistente Graduada de Pediatria e Responsável da Unidade de Neonatologia do Serviço de Neonatologia e Cuidados Intensivos Pediátricos

Alexandra Almeida (1.ª vogal) - Neonatologista, Assistente Graduada de Pediatria

Elisa Proença (2.ª vogal) - Neonatologista, Assistente Graduada de Pediatria

Fica nomeada como 1.ª vogal suplente Ana Guedes (Neonatologista, Assistente Graduada de Pediatria), e como 2.ª vogal suplente Ana Cristina Braga (Neonatologista, Assistente Graduada de Pediatria).

Para seleção dos candidatos, será critério de prioridade um interesse especial pela Neonatologia e o seu exercício, na categoria de assistente, num estabelecimento vocacionado para o apoio perinatal.

Os candidatos que vierem a ser admitidos e os candidatos que vierem a ser recusados serão avisados imediatamente dessas decisões por carta registada com aviso de receção.

[13] Frequência do Ciclo de estudos: o regime de trabalho e horário será o mesmo que os candidatos possuem, ou no caso de não existir vínculo anterior, o que seja determinado por lei. Aos candidatos que já possuem vínculo a estabelecimento ou Serviço de saúde será garantida a frequência do Ciclo em regime de Comissão Gratuita de Serviço. A par das atividades assistenciais e de uma plena integração na equipa de trabalho e nas respetivas equipas de urgência, o Ciclo incluirá a realização ou participação em trabalho de natureza teórico prática e de investigação.

[14] Avaliação: o aproveitamento é atribuído pelo corpo docente. A classificação final do ciclo resultará do conjunto da avaliação teórico-prática, que incluirá relatório de atividades e artigos científicos publicados (AVTP) e da avaliação contínua (AVC), numa escala de 1 a 20 valores, segundo a fórmula AVTP+AVC/2. A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua ou teórico-prática, acarretará a não aprovação do respetivo médico em treino.

A constituição do júri de avaliação final será anunciada no decurso do último mês do Ciclo.

16 de agosto de 2017. - A Diretora do Serviço de Gestão de Recursos Humanos, Maria Fernanda Ferreira Oliveira Manarte.

310725107

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3069230.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda