A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 252/81, de 23 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Determina que o subsídio de compensação de despesas com manuais escolares seja atribuído às famílias com filhos a frequentar o ensino obrigatório que comprovem dificuldades económicas na aquisição desse material.

Texto do documento

Despacho Normativo 252/81

Considerando a necessidade de adoptar medidas indispensáveis ao cumprimento da Resolução 341/80 da Presidência do Conselho de Ministros;

Considerando que não se justifica a criação, para aquele efeito, de estruturas complexas ou a sobrecarga excessiva das estruturas existentes, devendo antes, em atenção à necessária contenção dos gastos públicos e à capacidade de resposta dos serviços, flexibilizar-se a colaboração interdepartamental;

Considerando, ainda, a natureza tipicamente de segurança social da prestação prevista na referida resolução da Presidência do Conselho de Ministros, a proximidade e o relacionamento directo das escolas com as famílias dos alunos, sobretudo nos meios rurais, e as competências do Instituto de Acção Social Escolar, bem como a possibilidade de apoio dos técnicos de serviço social dos centros regionais de segurança social;

Considerando que a política educativa do Governo aponta no sentido da gratuitidade do ensino na esfera da escolaridade obrigatória;

Considerando a experiência positiva resultante da execução do Despacho Normativo 313/80, de 24 de Setembro;

Ao abrigo do disposto na Resolução 341/80 da Presidência do Conselho de Ministros:

Determina-se:

1 - O subsídio de compensação de despesas com manuais escolares é atribuído às famílias com filhos a frequentar o ensino obrigatório que comprovem dificuldades económicas na aquisição desse material.

2 - A decisão de atribuição do subsídio compete aos serviços de acção social escolar da área em que a escola se situa, em colaboração com as comissões instaladoras do centro regional de segurança social.

3 - O subsídio será concretizado em relação a cada criança através da entrega de manuais escolares, não podendo o seu valor exceder 480$00 por aluno.

4 - O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social dotará os centros regionais de segurança social, para a comparticipação da segurança social na execução do programa, em montante global que não excederá 80000 contos.

5 - Os centros regionais de segurança social administrarão a verba que lhes for atribuída pelo Instituto e dotarão os serviços competentes com os valores previsíveis indispensáveis.

6 - Para os efeitos do número anterior, os serviços de acção social escolar remeterão ao centro regional de segurança social da respectiva área, no prazo de trinta dias, a contar da publicação deste despacho, nota discriminada da verba de que necessitam para cada escola da sua zona, com a indicação do número total dos alunos a beneficiar e da capacidade total da escola.

Ministérios da Educação e Ciência e dos Assuntos Sociais, 4 de Agosto de 1981. - O Ministro da Educação e Ciência, Vítor Pereira Crespo. - Pelo Ministro dos Assuntos Sociais, António José de Castro Bagão Félix, Secretário de Estado da Segurança Social.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/09/23/plain-30625.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30625.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-09-24 - Despacho Normativo 313/80 - Ministérios da Educação e Ciência e dos Assuntos Sociais

    Determina que o subsídio de compensação de despesas com manuais escolares seja atribuído às famílias com filhos a frequentar o ensino obrigatório que comprovem dificuldades económicas na aquisição desse material.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-24 - Resolução 341/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Cria, para entrada em vigor no ano escolar de 1980-1981, um subsídio de compensação de encargos com manuais escolares, a atribuir às famílias com menores recursos económicos e com filhos sujeitos ao regime de escolaridade obrigatória.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda