Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 69/85, de 6 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Determina que a prova de deficiência a que se refere o n.º 4 do Despacho Normativo n.º 38/85, de 16 de Maio, deve ser feita mediante declaração médica passada por médico especialista na deficiência em causa.

Texto do documento

Despacho Normativo 69/85
Têm surgido dúvidas na interpretação de algumas disposições do Despacho Normativo 38/85, de 16 de Maio, que actualiza os valores das mensalidades previstas no Despacho Normativo 4/84, de 1 de Janeiro, para estabelecimentos particulares de educação especial com fins lucrativos.

Trata-se fundamentalmente de enquadrar de forma adequada o disposto nos n.os 4 e 5 daquele diploma, de modo a articular-se a gestão das prestações familiares por parte, nomeadamente, das instituições de segurança social com as normas gerais reguladoras do subsídio de educação especial, designadamente o Decreto Regulamentar 14/81, de 7 de Abril, e o Despacho 23/82, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 18 de Novembro de 1982.

Nestes termos, determina-se o seguinte:
1 - A prova de deficiência a que se refere o n.º 4 do Despacho Normativo 38/85, de 16 de Maio, deverá ser feita mediante declaração médica passada por médico especialista na deficiência em causa, nos termos previstos no artigo 3.º do Decreto Regulamentar 14/81, de 7 de Abril, e na norma III do Despacho 23/82.

2 - O disposto no n.º 5 do Despacho Normativo 38/85 deverá entender-se no sentido de que da declaração médica referida no n.º 4, bem como do requerimento do subsídio de educação especial e demais documentos exigidos no artigo 12.º do Decreto Regulamentar 14/81 necessários à instrução do processo, deverão ser remetidas cópias aos estabelecimentos de educação especial, a fim de viabilizar quer um controle na concessão do subsídio por parte dos próprios estabelecimentos, quer ainda a acção fiscalizadora da Inspecção-Geral do Ensino prevista na alínea a) do n.º 7 do citado despacho normativo.

Ministérios da Educação e do Trabalho e Segurança Social, 23 de Julho de 1985. - Pelo Ministro da Educação, António de Almeida Costa, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Educação. - Pelo Ministro do Trabalho e Segurança Social, Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares, Secretária de Estado da Segurança Social.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30542.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-04-07 - Decreto Regulamentar 14/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, dos Assuntos Sociais e da Reforma Administrativa

    Estabelece disposições relativas à atribuição de um subsídio de educação especial, instituído pelo Decreto-Lei n.º 170/80, de 29 de Maio.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda