A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 130/81, de 27 de Abril

Partilhar:

Sumário

Esclarece dúvidas levantadas sobre alguns artigos do Decreto Regulamentar n.º 68/80, de 4 de Novembro (regulamenta os sistemas de recrutamento, concursos e provimento para o pessoal da Administração Local).

Texto do documento

Despacho Normativo 130/81

O artigo 61.º do Decreto Regulamentar 68/80, de 4 de Novembro, em confronto com os artigos 43.º e 46.º do mesmo diploma, determina que os funcionários do quadro geral administrativo podem requerer a admissão aos primeiros concursos de provimento para lugares a que até à publicação do Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, podiam concorrer, em função de aprovação em concurso de habilitação da categoria e classe que então detinham, sendo ordenados de acordo com critérios fixados para situações normais, não obstante a diversificação de situações nesta fase transitória.

Por outro lado, o artigo 12.º do Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, consagra o princípio da intercomunicabilidade de carreiras entre categorias do mesmo nível de vencimento, o qual não pode deixar de ser aplicado aos funcionários que transitem por concurso, nos termos legais, para lugares de categoria correspondente à classe da categoria que detinham no ordenamento do quadro geral administrativo anterior ao Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, pois trata-se apenas de repor direitos adquiridos.

Dadas as dúvidas levantadas quanto ao alcance das citadas disposições legais, determino, ao abrigo do disposto no artigo 65.º do Decreto Regulamentar 68/80, de 4 de Novembro, o seguinte:

1 - Os primeiros concursos a que se refere o artigo 61.º do Decreto Regulamentar 68/80 são todos os que se realizem até à publicação da lista de classificação do próximo concurso de habilitação previsto no artigo 34.º do mesmo diploma ou que se destinem a preencher vaga pela primeira vez depois dessa data.

2 - A admissão a concurso nos termos do artigo 61.º do Decreto Regulamentar 68/80, de 4 de Novembro, é permitida para lugares que no ordenamento do quadro geral administrativo anterior ao Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, correspondiam à categoria e classe a que pertencia o candidato ou à categoria e classe inferior, e também para aqueles a que o candidato estava habilitado a concorrer em função da aprovação em concurso de habilitação adequado e válido, e ainda para os que, segundo a nova estrutura do mesmo quadro resultante daquele decreto-lei, ficaram posicionados em termos salariais ao nível desses lugares.

3 - Os candidatos admitidos aos concursos a que se refere o presente despacho serão agrupados em função do disposto nas alíneas seguintes, tendo cada grupo preferência sobre o imediato:

a) Funcionários que já pertencem à categoria do lugar a prover ou pertenciam à data da publicação do Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, à categoria e classe correspondente à desse lugar ou de lugar superior, todos com concurso de habilitação adequado, bem como os funcionários que, pertencendo à categoria anterior, possuam concurso de habilitação válido para o lugar a prover;

b) Candidatos que à data da publicação do Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, pertenciam a classe e categoria diferente da que correspondia à do lugar a prover, mas são admitidos ao concurso por arrastamento daquele a que correspondia a categoria e classe que então detinham, situado ao mesmo nível salarial no ordenamento estabelecido pelo citado diploma legal;

c) Funcionários já pertencentes à categoria do lugar a prover, sem concurso de habilitação, nos termos da alínea b) do artigo 43.º do Decreto Regulamentar 68/80.

Em caso de igualdade de classificação, e no terceiro grupo, serão observadas as prioridades estabelecidas no artigo 25.º do Decreto Regulamentar 68/80, por força do artigo 46.º do mesmo diploma.

Ministério da Administração Interna, 3 de Abril de 1981. - O Ministro da Administração Interna, Fernando Monteiro do Amaral.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/04/27/plain-30362.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30362.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-12-07 - Decreto-Lei 466/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna e das Finanças

    Aplica à Administração Autárquica o regime dos Decretos-Leis n.os 191-C/79 e 191-F/79, respectivamente de 25 e 26 de Junho.

  • Tem documento Em vigor 1980-11-04 - Decreto Regulamentar 68/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Regulamenta os sistemas de recrutamento, concursos e provimento para o pessoal da Administração Local.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda