Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 6264/2017, de 18 de Julho

Partilhar:

Sumário

Designação, em comissão de serviço, pelo período de 3 anos, da especialista de informática, Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça, no cargo de Chefe de Divisão de Apoio Informático da Direção de Serviços de Cifra e Informática

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 6264/2017

Considerando que os cargos de direção intermédia de 2.º grau são recrutados por procedimento concursal, nos termos dos artigos 20.º e 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterado e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, de entre trabalhadores em funções públicas contratados ou designados por tempo indeterminado, licenciados, dotados de competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo que reúnam quatro anos de experiência profissional em funções, cargos, carreiras ou categorias para cujo exercício ou provimento seja exigível uma licenciatura;

Considerando que a licenciada Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça, reúne todos os requisitos legais de provimento no cargo;

Considerando que foram cumpridas todas as formalidades legais inerentes ao procedimento concursal tendente ao provimento do cargo de Chefe de Divisão de Apoio Informático da Direção de Serviços de Cifra e Informática da Secretaria-Geral;

Considerando que, ponderados os resultados do procedimento concursal, o júri considerou que a candidata, Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça, reúne todas as condições para o exercício do cargo, recaindo sobre ela sua escolha;

Por despacho da Secretária-Geral, nos termos do disposto no n.º 9 do artigo 21.º da Lei acima citada, foi designada, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável, por iguais períodos de tempo, no cargo de Chefe de Divisão de Apoio Informático da Direção de Serviços de Cifra e Informática da Secretaria-Geral, Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça, pertencente à carreira de Especialista de Informática do mapa de pessoal da Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O presente despacho produz efeitos a 20 de junho de 2017.

Sinopse curricular

Nome: Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça

Nacionalidade: Portuguesa

Categoria: Especialista de Informática Grau 2

Habilitações académicas: Licenciatura em Matemáticas Aplicadas - Ramo de Informática e Investigação Operacional, Universidade Livre de Lisboa, em 1985;

Detentora do certificado FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública;

Detentora da Carta Europeia de Condução Informática.

Experiência Profissional mais relevante:

Em novembro de 2014 regressa ao MNE, e é integrada na DSCI - Direção de Serviços de Cifra e Informática. Em agosto 2015 fica à frente da Divisão de Apoio Informático, tendo sido depois nomeada em regime de substituição como Chefe de Divisão, funções que desempenha até à presente data.

Janeiro de 2013 e após convite, passa a integrar na IGAMAOT - Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, a equipe do Setor de Informática, serviço integrado na Unidade de Apoio à Administração de Recursos em regime de mobilidade interna.

1 de março de 2012, após a reestruturação levada a cabo no seio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, colabora na fusão de dois serviços num só, no que toca ao registo de toda a documentação entrada e saída, através do gestor documental, SmartDocs V3.

2007 e até 1 março de 2012, ocupa o lugar de Chefe de Divisão da DAIPC - Divisão de Apoio à Informatização dos Postos Consulares, serviço integrado na Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, unidade orgânica que tinha como missão, assegurar a Modernização e Informatização das Secções e dos Postos Consulares, garantindo por conseguinte serviços de assistência técnica através do seu Helpdesk a todo o universo que constituía a Rede Consular espalhada nos 5 continentes.

2004 a 2007 - Passa a Coordenadora do Grupo de Informatização Consular, onde integra várias equipes multidisciplinares em projetos interministeriais, tais como PEP - Passaporte Eletrónico Português, Cartão do Cidadão, e SIRIC entre outros. Passa ainda a responsável na área de Informática representando Portugal, no Grupo de Trabalho VIS - Visa Information System, na Comissão Europeia.

1996 a 2004 - o MNE, considerando a necessidade de conceder maior celeridade à conclusão do processo de informatização do serviço prestado nas chancelarias consulares constituiu um grupo de trabalho para a informatização dos consulados. Assim, é colocada no GIC - Grupo de Informatização Consular, criado com a missão específica da informatização dos postos consulares e dos serviços centrais da DGACCP - Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

1993 a 1996 - assume a coordenação do Centro de Informática do MNE, durante este período foi nomeada responsável na área de informática: nos projetos de informatização dos Postos Consulares e de informatização dos serviços internos; no desenvolvimento do projeto da informatização da Receita Consular, e representante do MNE na Entidade de Coordenação sectorial junto do Instituto de Informática; responsável pela implementação da RAFE (Reforma Administrativa e Financeira do Estado) na Área de informática, e apoio na área Patrimonial no que concernia a todo o processo de aquisições de equipamento e infraestruturas de Rede e Comunicações.

Outubro de 1991 - requisitada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, durante a primeira Presidência Portuguesa no Conselho nas Comunidades, para assegurar a instalação do Sistema Informático, adquirido para a Direção-Geral dos Negócios Políticos e Económicos, e respetiva conexão à Direção-Geral das Comunidades Europeias e à Reper em Bruxelas.

1988 a 1991 - Enquanto bolseira no Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, responsável pela coordenação de toda a informatização da Direção de Finanças e Património. Coordenação da informatização da Contabilidade Orçamental e sua ligação em rede a todos os serviços existentes neste laboratório na área da grande Lisboa. Monitora de Cursos na área da Microinformática, Monitora do Curso da Gestão de Projetos de Inovação e a sua aplicação às Novas Tecnologias, destinado aos quadros superiores de várias empresas.

1986 a 1988 - Consultora de informática, e Monitora no Módulo de Programação da linguagem Pascal, em Cursos realizados no âmbito do programa Inforjovem.

Outras Atividades:

Presidente de júri no âmbito de vários procedimentos concursais para o provimento de postos de trabalho, nas categorias de especialista e técnico de informática, do mapa de pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Monitora da cadeira de Informática, no âmbito dos Cursos Anuais de Formação Diplomática e Consular para os PALOP, da responsabilidade da Secretaria de Estado da Cooperação Portuguesa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Monitora de Informática no Curso de Admissão aos jovens Adidos de Embaixada realizado em 2010.

Monitora de cursos de Linguagens de Programação no âmbito de cursos realizados pela Inforjovem.

Congressista, no I Congresso dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante, realizado em Viana do Castelo de 8 a 9 de julho de 2010, sob o tema Novas Formas de Comunicação WEB, apresentação do portal desenvolvido especificamente para os novos Gabinetes de Apoio ao Emigrante.

28 de junho de 2017. - O Diretor do Departamento Geral de Administração, Gilberto Jerónimo.

310604311

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3033638.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda