Assim, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 21/2012, de 30 de janeiro, que define a missão e atribuições do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. (ICL, I. P.), bem como no n.º 1 do artigo 42.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, e no uso dos poderes delegados pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, na alínea a) do n.º 1 do despacho 1995/2012, de 3 de fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 31, de 13 de fevereiro de 2012, e tendo presente o disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2006, de 5 de maio, determino:
1 - A participação de representantes do ICL, I. P., em grupos de trabalho, encontros, missões e demais iniciativas que impliquem deslocações ao estrangeiro, no domínio da cooperação e da ajuda pública ao desenvolvimento, e que comprovadamente não possa ser assegurada por outras entidades competentes, deve ser objeto de planeamento trimestral, a submeter à minha apreciação prévia, com indicação, em relação a cada iniciativa, dos seguintes elementos:
a) Data;
b) Local;
c) Missão;
d) Número de representantes;
e) Nome dos técnicos/funcionários;
f) Divisão;
g) Número de dias;
h) Custos previstos.
2 - Os projetos de deslocação abrangidos pela primeira parte do número anterior que não seja possível incluir no plano trimestral respetivo, devem ser-me comunicados previamente, em tempo útil, contendo, igualmente, os elementos ali referidos, e indicando o motivo da sua não inclusão no plano trimestral.
3 - Para os efeitos do disposto no n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2006, todos os projetos de decisão relativos às deslocações referidas na primeira parte do n.º 1 devem:
a) Limitar as representações a um elemento, exceto quando se demonstre a imprescindibilidade de cada elemento adicional;
b) Estabelecer a partida no dia de início dos trabalhos e o regresso no dia do seu encerramento, exceto quando seja imprescindível o cumprimento integral do horário estabelecido ou a participação em cerimónias ou atividades complementares.
4 - É revogado o meu despacho 3367/2012, de 29 de fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 48, de 7 de março de 2012.
5 - Publique-se na 2.ª série do Diário da República.
22 de junho de 2012. - O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Filipe Neves Brites Pereira.
206210889