Louvo o 420081 Sargento-mor ETS António José Cosme Mendonça pelo extraordinário desempenho, dedicação e elevada competência que vem demonstrando, nos últimos quatro anos, nas funções de Chefe da Secção de Recursos Humanos da Unidade de Apoio Técnico e Administração da Polícia Judiciária Militar (PJM), as quais se têm caracterizado pelo profissionalismo e firmeza, revelando uma afirmação constante de elevados dotes de carácter e excelentes qualidades e virtudes militares.
No exercício das suas funções são de realçar o seu conhecimento profundo e sustentado da diversa legislação subjacente à administração dos recursos humanos, permitindo assegurar com oportunidade e eficácia uma informação rigorosa à Direção. Por outro lado, a sua relevante ação e expediente, colocados na execução dos necessários e exigentes procedimentos concursais, contribuiu para a obtenção de recursos humanos qualificados e ajustados às necessidades constantes do mapa de pessoal da PJM. Releva-se, ainda, o contributo para a atualização dos dados de pessoal no Sistema de Recursos Humanos, do Sistema de Informação de Organização do Estado e do Balanço Social.
Militar com elevado sentido de responsabilidade, lealdade, ponderação e frontalidade, o Sargento-mor Mendonça aliou sempre um fortíssimo espírito de corpo à capacidade de trabalho em equipa, qualidades que, associadas a um trato fácil, lhe permitiram a concretização com esclarecido e excecional zelo, de todas as tarefas estabelecidas. Destaca-se a forma como contribuiu para a motivação e enquadramento dos seus subordinados nas atividades correntes da secretaria, garantindo o bom funcionamento do serviço de que está incumbido. Merece ainda particular relevância a preparação de forma rigorosa e clara do despacho diário e o apoio no planeamento e na coordenação das várias cerimónias e eventos realizados na PJM.
O Sargento-mor Mendonça é dotado de uma sólida personalidade, caráter firme e capacidade de liderança, constituindo-se como um militar que honra e prestigia os seus pares, aliando a sua diligência a um espírito de iniciativa e uma incansável disponibilidade para o serviço. A sua grande determinação e apurado sentido do dever, aliados a uma elevada cordialidade, promovem um excelente relacionamento com todas as equipas de investigação e com o pessoal de apoio à investigação, granjeando o seu respeito, estima e consideração, sendo reconhecidamente um profissional de excelência.
Pelo excelente trabalho desenvolvido no âmbito técnico-profissional, revelando elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, o Sargento-mor Mendonça contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Polícia Judiciária Militar e consequentemente do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e na alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 dezembro, concedo a medalha da defesa nacional, de 3.ª classe, ao 420081 Sargento-mor ETS António José Cosme Mendonça.
31 de maio de 2017. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
310550909