Nos termos do artigo 52.º da Lei 53/2007, de 31 de agosto, é nomeado diretor nacional da Polícia de Segurança Pública o superintendente Paulo Jorge Valente Gomes, em comissão de serviço por um período de três anos, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais, comummente reconhecidas, são patentes no
curriculum vitae anexo.
O presente despacho produz efeitos a partir do dia 1 de fevereiro de 2012.
27 de janeiro de 2012. - O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho. - O Ministro da Administração Interna, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.
Curriculum vitae
Paulo Jorge Valente Gomes tem 46 anos e é superintendente da Polícia de Segurança
Pública (PSP).
Desde outubro de 2010, exerceu as funções de Diretor Nacional-Adjunto para a Unidade Orgânica de Recursos Humanos, da PSP.Entre julho de 2008 e essa data, exercera as funções de diretor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI). Nessa qualidade, representou Portugal no Conselho de Administração da Academia Europeia de Polícia (CEPOL).
No seu currículo académico, possui licenciaturas em Ciências Policiais (ISCPSI) e em Direito (Universidade de Lisboa). Detém o grau de mestre em Direito e Gestão da Segurança (Escola Nacional Superior de Polícia e Faculdade de Direito da Universidade de Lyon, França). Frequenta atualmente o curso de doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Em termos de formação profissional, nos últimos cinco anos concluiu o Curso de Direção e Estratégia Policial (CDEP), o Curso de Alta Direção da Administração Pública (CADAP) e o Curso de Auditor de Defesa Nacional.
Ao nível internacional, preside desde 2008 e até meados de 2012 ao Comité Permanente da Convenção Europeia sobre a Violência dos Espectadores, do Conselho
da Europa (Comité T-RV).
Integra atualmente o corpo docente do Curso de Mestrado não Integrado em Ciências Policiais, do ISCPSI, bem como do Curso de Gestão Organizacional em Segurança Pública e Justiça Criminal, ministrado pelo Núcleo de Estudos da Violência, daUniversidade de São Paulo (NEV/USP).
Nos últimos anos, tem integrado vários projetos de investigação científica, financiados pela Comissão Europeia, nomeadamente nos domínios da gestão de crises sociais com impacto transnacional na União Europeia; segurança de grandes eventos internacionais;prevenção criminal através do ordenamento do espaço urbano (CPTED); e reforço da proteção jurídica de menores vítimas de crimes.
É autor de diversos artigos e proferiu conferências sobre temas como: prevenção criminal; modelos de policiamento; reforma dos sistemas policiais; gestão civil de crises;
gestão de crises sociais de dimensão transnacional; segurança privada; cooperação policial internacional; formação superior policial europeia; segurança de grandes eventos internacionais; tecnologias de segurança; criminologia; e ciências policiais.
205674986