Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1396/2017, de 10 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Designação em regime de substituição, no cargo de Diretor de Serviços dos Sistemas de Informação da SG/MDN, cargo de direção intermédia de 1.º grau, do Tenente-coronel Carlos Manuel Ferreira de Passos

Texto do documento

Despacho 1396/2017

Considerando a necessidade de garantir o normal funcionamento da Direção de Serviços dos Sistemas de Informação da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional (SG/MDN) e verificando-se todos os requisitos legais exigidos, bem como a detenção da competência técnica, a aptidão e o perfil adequados ao exercício das inerentes funções, designo em regime de substituição, nos termos do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual, no cargo de Diretor de Serviços dos Sistemas de Informação da SG/MDN, cargo de direção intermédia de 1.º grau, a que se refere n.º 2 do artigo 1.º da Portaria 290/2015, de 18 de setembro, o Tenente-coronel Carlos Manuel Ferreira de Passos, com efeitos a 1 de janeiro de 2017.

O designado fica autorizado a optar pelo vencimento ou retribuição base da sua função, cargo ou categoria de origem, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º da supra mencionada Lei 2/2004, de 15 de janeiro.

Para efeitos do disposto no n.º 11 do artigo 19.º da citada Lei, a nota curricular do agora designado é publicada em anexo ao presente despacho.

31 de janeiro de 2017. - O Secretário-Geral, Gustavo André Esteves Alves Madeira.

ANEXO

Nota Curricular

O Tenente-coronel Carlos Manuel Ferreira de Passos nasceu em Moscavide, Loures, a 1 de fevereiro de 1962. Ingressou na Força Aérea em 1981 e concluiu o curso de Formação de Oficial Técnico de Informática em 1987.

De 1987 a 1997 prestou serviço na Direção do Serviço de Informática, na Força Aérea, tendo participado no desenvolvimento de vários projetos na área dos Sistemas de Informação. Em 1997 foi colocado no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) como Delegado de Núcleo Disciplinar, na área de Informática, onde exerceu a direção do Projeto de Implementação da rede estruturada (fase I e II), tendo concomitantemente desempenhado a função de diretor de curso, no curso de promoção a sargento-chefe.

Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), no ano letivo de 2000/2001, sendo colocado na Direção de Informática, da Força Aérea, onde exerceu as funções de chefe da secção de exploração do sistema central. De 2004 até 2007 assume a chefia da Repartição de Exploração desempenhando funções de posto superior.

Em 2007 é colocado na Direção-Geral de Infraestruturas do Ministério da Defesa Nacional na Divisão de Sistemas de Informação e Comunicações, onde teve a direção de projetos NATO no âmbito dos sistemas de informação, podendo-se destacar a participação no «Project 36b Hardware and Software Upgrade NATO Secret» e no «Project 24 Extend the Bi-SC AIS Core to the NATO Unclassified Network - Implementation» no JHQ Lisbon e no JALLC.

Foi representante nacional em diversos grupos de trabalho na Consultation Command and Control Agency (NC3A) da NATO onde cumulativamente representou Portugal no Information Services Sub-Committee (SC5), de outubro de 2008 a junho de 2010.

Membro do grupo de Trabalho do Anuário Estatístico da Defesa Nacional, na Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional, de fevereiro de 2007 a junho de 2010 foi responsável pelo capítulo de «Sistemas e Tecnologias de Informação» do Anuário, entre 2007 e 2009.

Após ter frequentado o curso Resource Management Education Programme Course, na NATO School, em Oberammergau é colocado na Secretaria-geral do Ministério da Defesa Nacional, em 2010, no projeto Sistema Integrado de Gestão da Defesa Nacional (SIG-DN), como responsável da área funcional de Planeamento e Controlo Orçamental e Indicadores de Gestão.

Auditor de sistemas de Informação, concluiu a Pós-Graduação em «Gestão do Conhecimento e Business Intelligence», em 2013, na Information Management School (IMS) da Universidade Nova de Lisboa, em 2014 foi auditor no I Curso de "Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço" (I CCGCC) no Instituto da Defesa Nacional; atualmente é mestrando do Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas novas Relações Internacionais, na Universidade Autónoma de Lisboa.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações.

310227921

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2880138.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda