Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 13.º-B do Decreto-Lei 558/99, de 17 de Dezembro, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 300/2007, de 23 de Agosto, informa-se que, por Assembleia Geral de Accionistas da RESINORTE, S. A. de 24 de Março de 2010 foram eleitos para o mandato 2009/2011, os seguintes membros do Conselho de Administração e Órgão de
Fiscalização:
Presidente - Rui Nobre Gonçalves
Data de nascimento: 23/02/1960
Elementos Curriculares
Habilitações Académicas
Pós-graduado em Economia e Estudos Europeus pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, 2004.Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade Nova de Lisboa, 1983.
Carreira Profissional
Iniciou a sua carreira profissional em 1984 no Sector de Ar e Ruído da Direcção-Geralda Qualidade do Ambiente.
Entre 1985 e 1986 exerceu o cargo de Secretário Técnico da Comissão de Gestão do Ar do Barreiro/Seixal e entre 1986 e 1990 dirigiu o programa de "Amostragem de Poluentes Atmosféricos em Chaminés Industriais".Em 1992 é nomeado Chefe da Divisão de Promoção da Qualidade do Ar.
Em 1993 foi transferido para o Instituto de Meteorologia onde desempenhou funções de Chefe da Divisão de Ambiente Atmosférico.
Entre 1995 e 1997 foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente, tendo colaborado na definição e execução das políticas de gestão de resíduos - eliminação de lixeiras, criação de empresas multimunicipais de gestão de RSU, reutilização e reciclagem de embalagens, co-incineração de RIP - controlo da poluição atmosférica e defesa do consumidor.
De 1997 a 1999 desempenhou as funções de Chefe do Gabinete do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, colaborando nas políticas de defesa do consumidor e prevenção
da toxicodependência.
Foi Secretário de Estado do Ambiente no XIV Governo Constitucional de 1999 a 2002. Teve a seu cargo os dossiers relativos a alterações climáticas, avaliação ambiental, prevenção e controlo integrados da poluição, acidentes industriais, energiasrenováveis e poluição atmosférica.
Em 2002 regressou ao Instituto do Ambiente (ex-DGQA) onde exerceu as funções de Director de Serviços de Participação do Cidadão e foi o ponto focal Nacional da Convenção de Aarhus sobre Acesso à Informação, Participação Publica e Acesso àJustiça em Matéria de Ambiente.
Foi Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas no XVII GovernoConstitucional, de 2005 a 2008.
Entre Abril de 2008 e Outubro de 2009 exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração (CA) da Rebat, da Resat e da Residouro. De Abril de 2008 a Julhode 2010 foi Vogal do CA da Valorsul.
Cargos ocupados noutras empresas
Vogal do Conselho de Administração da Empresa Geral do Fomento, S. A. e Presidente do Conselho de Administração da Valnor, S. A. e da RESISTRELA, S. A.
Vogal Executivo - José Manuel Tinoco Ribeiro Cardona
Data de nascimento: 18/11/1950
Habilitações Académicas
Bacharelato em Engenharia Civil
Carreira Profissional
Chefe de Serviço nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo Director de Produção da empresa de construção B & VianaGestor de Projecto na AIP - Exponor
Administrador-Delegado nos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico deViana do Castelo
Administrador-Delegado da RESULIMA, S. A.
Director de Serviços do Parque Expo/ Director local do Programa Polis em Viana doCastelo
Vogal do Conselho de Administração da RESULIMA, S. A.
Cargos ocupados noutras empresas
Vogal do Conselho de Administração da RESULIMA, S. A.Vogal Não Executivo - Luís Filipe dos Santos Guerreiro Faísca
Data de nascimento: 28/12/1966
Habilitações Académicas
Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova deLisboa
Carreira Profissional
Iniciou a sua actividade profissional em Dezembro de 1988 na CPR - Companhia Portuguesa de Rating, S. A. onde desempenhou as funções de analista de rating atéMaio de 1989.
Entre Junho de 1989 e Janeiro 1990, foi assessor da gerência da Tore Jakobson, Lda., com actividade na área da exploração de cofres em unidades hoteleiras.Em 1990, leccionou cursos profissionais de contabilidade para técnicos oficiais de
contas, gestores e alunos do 12.º ano.
De Janeiro de 1991 a Fevereiro de 1992, foi responsável administrativo e financeiro da empresa R&F - Comercialização e distribuição de artigos de desporto, S. A.Entre Fevereiro de 1992 e Agosto de 1993, desempenhou as funções de assessor do conselho de gerência da Unicar - Gestão de participações e concessões, Lda.,
pertencente ao IPE.
De 1993 a 1997, foi Director Administrativo e Financeiro das empresas Filmate, Lda., Fisocrom, Lda., Leopeças, Lda. e Sopifog, Lda., com actividade nas áreas da construção civil e da electrónica. Da Sopifog, Lda. foi ainda, entre Dezembro 1996 eAgosto 1997, sócio-gerente.
Em Outubro de 1997, assume as funções de assessor do Conselho de Administração da AdP - Águas de Portugal Serviços Ambientais, S. A. para a área económica e financeira no desenvolvimento de novos projectos de investimento nacionais einternacionais.
Em 2000 e 2001, foi administrador e membro da Comissão Executiva da Empresa de Electricidade e Água - Electra, SARL (Cabo Verde), enquanto responsável pelo pelouro financeiro e comercial, cargo que voltou a ocupar de Outubro de 2003 a Maiode 2006.
Entre Janeiro de 2002 e Setembro de 2003, foi administrador da Águas da Figueira, S.A. e da Tratave, S. A. e assumiu as funções de Director Administrativo e Financeiro da
Aquapor - Serviços, S. A.
Em Março de 2006, foi nomeado administrador e membro da Comissão Executiva, responsável pelo pelouro financeiro e comercial, da Águas do Algarve, S. A., cargoque desempenhou até Abril de 2008.
Cargos ocupados noutras empresas
Vogal do Conselho de Administração da Empresa Geral do Fomento, S. A. e Presidente do Conselho de Administração da Algar, S. A., sendo ainda Vogal do Conselho de Administração da RESULIMA, S. A., e do ACE EGF-Dourogás.
Vogal Não Executivo - Artur João Lopes Cabeças
Data de nascimento: 27/09/1953
Habilitações Académicas
Licenciado em Engenharia Civil pelo IST, com Pós-Graduação em "Mecânica dos Solos e Engenharia de Geologia" pela Universidade Nova de Lisboa (1987), tendo frequentado cursos complementares na área da Gestão, nomeadamente, "Finanças para Não Financeiros" e MBA em "Gestão e Finanças" - ISCTE-INDEG Business School.
Carreira Profissional
Desde os anos 80 a sua actividade profissional centrou-se na realização e responsabilidade de Estudos e Projectos e Estudos de Mercado, nomeadamente na área dos Sistemas de Recolha e Transporte e Soluções e Modelos Técnicos de Tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, (no Continente, Ilhas Autónomas, Macau e Timor, Sultanato de Oman e Emirates), Estações de Transferência, Centrais de Triagem, tendo também integrado o consórcio internacional responsável pela construção da Central de Incineração de Macau. Paralelamente foi também responsável por estudos e projectos de vias e arruamentos, fundações e geotecnia, tendo também desenvolvido fiscalização e coordenação de obras.Em 2001 foi responsável pela elaboração dos estudos "Medidas imediatas de intervenção em DILI" e do "Plano Director de Resíduos Sólidos para Timor Leste" sob o patrocínio da ONU (UNOPS-United Nations for Projects and Services) e do Governo Português, e, em 2008, pelo "Sistema de Recolha de Resíduos em Maputo"
financiado pelo Banco Mundial, sendo actualmente o CEO da operação em curso.
Em 1987 foi convidado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa, para integrar o Departamento de Engenharia do Ambiente como Assistente Convidado, tendo em 2001 assumido o cargo de Professor Auxiliar. Exerce docência na Licenciatura de Engenharia do Ambiente, Mestrado de Engenharia Sanitária, Mestrado Integrado de Bolonha, Cursos Avançados e de Gestão integrada e Valorização dos Resíduos. Também leccionou na Escola Nacional de Saúde Pública (1986/92) e integrou o corpo docente convidado em vários cursos de formação efectuados pelo FUNDEC-IST, AMBIFORUM e IPAMB (1995/2004) no domínio dos resíduos sólidos. Tem participado em inúmeros congressos e seminários como prelector, sendo autor e co-autor de bastantes artigos técnicos bem como co-autor dos
seguintes livros técnicos publicados;
"Resíduos Sólidos Urbanos - Concepção, Construção e Exploração de "Resíduos Sólidos Urbanos - Princípios e Processos" - AEPSA 2005.Foi vogal do Conselho de Administração da Valorlis (1997/02), da Amarsul (2003/05)
e da Algar.
Cargos ocupados noutras empresas
Integra a Empresa Geral do Fomento, S. A., desde 1997, pertencente ao grupo AdP - Águas de Portugal, assumindo o cargo de Director Executivo da Direcção de Engenharia. Vogal do Conselho de Administração da Algar, S. A.
Vogal Não Executivo - Francisco Xavier Pinto Martins
Data de nascimento: 17/10/1964
Habilitações Académicas
Bacharelato Engenharia Alimentar
Carreira Profissional
Iniciou a sua carreira profissional, em 1991, na Probasto - Associação de Desenvolvimento Rural de Basto, onde desempenhou funções de coordenação do SP4,até 1995.
Entre 1995 e 2004, exerceu o cargo de gerente na empresa Embamadeira, Embalagensde Madeira, Lda.
Entre 1998 e 2005, exerceu o cargo de gerente na empresa Arquibasto-Arquitectura eEngenharia, Lda.
Em 2001, foi eleito membro do conselho geral da Qualidade de Basto - Empresa Para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, EEM.Em 2005, foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Qualidade de Basto - Empresa Para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, EEM.
Em 2005, foi nomeado director da direcção de Apoio às Actividades Económicas da
Qualidade de Basto, EEM.
Em 2006 a 2009, foi nomeado membro da comissão de acompanhamento de projectos da Associação de Municípios do Baixo Tâmega.Em 2006, foi nomeado Coordenador do Fundo de Desenvolvimento Empresarial constituído pelo BES, IAPMEI, Norgarante, Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Em 2009, foi eleito membro do Órgão de Gestão do eixo 3-Proder - Leader.
Em 2009, foi eleito Vice-Presidente da Assembleia Geral da Probasto - Associação de
Desenvolvimento Rural de Basto.
Vogal do CA da RESINORTE, S. A.
Cargos ocupados noutras empresas
Vogal Conselho de Administração da Qualidade de Basto - Empresa Para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, EEM, desde Novembro de 2005.Vice-Presidente da Assembleia Geral da Probasto - Associação de Desenvolvimento
Rural de Basto, desde Agosto de 2009.
Vogal Não Executivo - António Alberto Castro Fernandes
Data de nascimento: 27/12/1952
Engenheiro Civil
Carreira Profissional
Presidente da Câmara Municipal de Santo TirsoCargos ocupados noutras empresas
Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso;Presidente do Conselho de Administração dos SMAES de Santo Tirso
Membro do CA da Sociedade Tirso Parques
Presidente da Fundação de Santo Thyrso
Membro do CA das Águas do Cávado, S. A.;
Membro do Conselho Directivo da ANMP;
Vice-Presidente da Junta Metropolitana do Porto Presidente da Mesa da Assembleia Geral da "Turismo do Porto e Norte de Portugal;Presidente da Direcção da CAID - Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente;
Vogal do CA da sociedade comercial autónoma INTirso - Sociedade de Investimento
de Santo Tirso;
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da sociedade Águas do Noroeste;Presidente da Direcção da associação denominada "CentroTirso - Associação para a
Promoção de Santo Tirso;
Vogal da Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR;Membro do CA da Região Hidrográfica do Norte
Vogal do CA da RESINORTE, S. A.
Vogal Não Executivo - João Luís Teixeira Fernandes
Data de nascimento: 29/10/1953
Habilitações Académicas
Licenciatura em História, pela Universidade do Porto e a Pós-Graduação em CiênciasDocumentais, pela Universidade de Coimbra.
Carreira Profissional
De 10/Out/1972 a 4/Maio/1980 - Exerceu as funções de Professor do Ensino Básico2.º Ciclo.
De 5/Maio/1980 a 6/Jan/2002 - Técnico Superior da Câmara Municipal de Mirandela exercendo os cargos de Chefe de Divisão e de Director de Departamento.7/Jan/2002 até esta data exerce as funções de Presidente da Câmara Municipal de
Murça.
Cargos ocupados noutras empresas
Vogal do Conselho de Administração da Resinorte S. A.;Vogal Não Executivo - Francisco Manuel Lopes
Data de nascimento: 29/07/1967
Habilitações Académicas
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (1990, FEUP) Pós-graduação e Mestrado em engenharia e Planeamento Municipal (2005, UTAD)Master in Public Administration (2011, UCP)
Carreira Profissional
É quadro superior da EDP - Electricidade de Portugal, S. A., desde 1990 Entre 1997 e 2002 exerceu funções de Assessor e de Subdirector-Geral no IND -Instituto de Navegabilidade do Douro.
Entre 2002 e 2005 foi Vogal do Conselho de Administração do IPTM - InstitutoPortuário e dos Transportes Marítimos.
Desde 31 de Outubro de 2005 que exerce as funções de Presidente da CâmaraMunicipal de Lamego.
Cargos ocupados noutras empresas
Presidente do Conselho de Administração da Lamego Convida Gestão deEquipamentos Municipais, EM;
Vogal do Conselho de Administração da Resinorte S. A.;Presidente da Direcção da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro;
Presidente da Direcção da Associação de Municípios Portugueses com Centro
Histórico;
Vogal do Conselho de Administração da Associação de Municípios Vale do DouroSul;
Vice-Presidente do Conselho Executivo da CIMDouro;Tesoureiro da Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, Beira Douro;
Vogal Não Executivo - Fernando Pereira Campos
Data de nascimento: 17/05/1951
Habilitações Académicas
Licenciatura em Engenharia de Recursos FlorestaisMaster in Public Administration
Curso de Auditor de Defesa Nacional
Carreira Profissional
Técnico do Ministério da Agricultura
Exerce as funções de Presidente da Câmara Municipal de BoticasCargos ocupados noutras empresas:
Vogal do Conselho de Administração da Resinorte S. A.;Presidente do Conselho de Administração da EHATB - Empreendimentos
Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso.
Também, nos termos do aludido na alínea g), no artigo 13.º-B, informa-se que a remuneração total anual auferida pelo Fiscal Único P. Matos Silva & AssociadosSROC é de 13.800,00 euros.
10 de Novembro de 2011. - A Directora Técnica, Rosa Novais.
205341231