A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 3/TC-I/90, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprova instruções relativas à elaboração pela Direcção-Geral do Tesouro, com periodicidade trimestral, de mapas por grandes grupos, abrangendo os diferentes tipos de operações previstas nas alíneas a), b) e c) do nº 1 do artigo 13º da Lei 101/89, de 29 de Dezembro (Lei do Orçamento).

Texto do documento

Resolução 3/TC-I/90
De harmonia com os artigos 8.º, alínea a), e 10.º, alíneas a), b) e e), da Lei 86/89, de 8 de Setembro, compete ao Tribunal de Contas dar parecer sobre a Conta Geral do Estado, apreciando, designadamente, a actividade financeira do Estado no ano a que a Conta se reporta, em particular nos domínios da tesouraria e do crédito público, o cumprimento da Lei do Enquadramento do Orçamento do Estado e da legislação complementar e a movimentação de fundos por operações de tesouraria.

Considerando que a emissão do parecer sobre a Conta Geral do Estado de cada ano presssupõe o controlo da legalidade e regularidade contabilística de movimentação de fundos por operações de tesouraria;

Considerando o disposto no n.º 2 do artigo 16.º da Lei 86/89, de 8 de Setembro, e sua aplicação para efeitos de emissão do parecer sobre a Conta Geral do Estado:

O Tribunal de Contas, ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º da Lei 86/89, de 8 de Setembro, em sessão de 20 de Fevereiro de 1990, deliberou aprovar as seguintes

Instruções
1.º A Direcção-Geral do Tesouro deverá proceder à elaboração, com periodicidade trimestral, de mapas por grandes grupos, abrangendo os diferentes tipos de operações previstas nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo 13.º da Lei 101/89, de 29 de Dezembro (Lei do Orçamento), a remeter ao Tribunal de Contas no prazo de 10 dias após o termo do trimestre respectivo.

2.º Dada a diversidade de situações a que pode dar lugar a aplicação de cada uma das alíneas, a Direcção-Geral do Tesouro deverá ter presentes os requisitos abaixo enunciados, reputados como indispensáveis para a prossecução dos objectivos a atingir, a que deve obedecer a elaboração dos mapas:

Lei 101/89, de 29 de Dezembro
Artigo 13.º, n.º 1
Alínea a) «Antecipação de receitas do Estado a cobrar durante o ano económico e que se encontram devidamente autorizadas»:

Despacho autorizador da criação de rubrica(s);
Designação de rubrica(s);
Saldo inicial/saldo final do trimestre;
Despacho autorizador do pagamento;
Número das ordens de pagamento - identificação dos cofres;
Datas das ordens de pagamento;
Montantes dos fundos movimentados por operações de tesouraria;
Afectação;
Classificação económica da despesa orçamental;
Datas da regularização escritural.
Alínea b) «Colocação junto de instituições, designadamente do sistema bancário, de eventuais disponibilidades de tesouraria»:

Data de despacho autorizador da constituição de rubrica(s);
Designação da(s) rubrica(s);
Despacho autorizador da saída de fundos;
Número das ordens de pagamento - identificação dos cofres;
Montantes relativos a saída de fundos;
Destinatário/afectação;
Saldo inicial/saldo no final do trimestre;
Forma de regularização prevista:
Plano de amortizações;
Outras, devidamente discriminadas.
Alínea c) «Utilização de fundos em articulação com a política monetária ou de regulação dos mercados monetários e de crédito»:

Data do despacho autorizador da criação de rubrica(s);
Designação da(s) rubrica(s);
Despacho autorizador de salda de fundos;
Número das ordens de pagamento - identificação dos cofres;
Montante;
Aplicação/finalidade;
Espécie ou modalidade de instrumento utilizado;
Forma de regularização;
Saldos inicial/final do trimestre.
Em complemento da informação contida nos mapas referidos no n.º 1.º, a Direcção-Geral do Tesouro prestará os elementos necessários, por forma a que:

Permita o controlo dos limites referidos nos n.os 2, 3 e 4 do artigo 13.º da Lei 101/89, de 29 de Dezembro;

E, sempre que haja alterações orçamentais, indique o Diário da República onde foi publicada a respectiva declaração.

3.º A Direcção-Geral do Tesouro deverá prestar informação detalhada, nos moldes anteriormente referidos, com as necessárias adaptações, relativamente aos movimentos de fundos por operações de tesouraria que extravasam o âmbito do artigo 13.º da Lei do Orçamento do Estado para 1990, designadamente de aplicações de disponibilidades de tesouraria ao abrigo do Decreto-Lei 49 240, de 15 de Setembro de 1969.

4.º Ainda para efeitos de emissão do parecer sobre a Conta Geral do Estado, torna-se necessário que a Direcção-Geral do Tesouro remeta ao Tribunal de Contas, e à medida que forem emitidas ao longo do ano, um exemplar de cada uma das ordens de pagamento por operações de tesouraria, acompanhada de todos os elementos justificativos da sua emissão.

O Conselheiro Presidente, António de Sousa Franco.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/28569.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1989-09-08 - Lei 86/89 - Assembleia da República

    Reforma o Tribunal de Contas. Fixa a respectiva jurisdição e vários poderes de controlo financeiro atribuídos, no âmbito de toda a ordem jurídica portuguesa, tanto em território nacional como no estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 1989-12-29 - Lei 101/89 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 1990.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda