2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de Agosto de 2011.
29 de Julho de 2011. - O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.
ANEXO
Curriculum vitæ
(síntese)
O capitão-de-mar-e-guerra engenheiro de material naval Manuel da Costa Honorato nasceu em Mafra, no ano de 1963, onde viveu e estudou até ao final do ensino secundário.Em 1982 ingressou na Escola Naval, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais em 1988, após o que prestou serviço a bordo de diversos navios da Marinha Portuguesa, tendo-se ainda especializado em electrotecnia.
De 1991 a 1995 licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa.
Entre 1995 e 2003 desempenhou diversas funções no Instituto Hidrográfico, nas áreas da instrumentação científica, dos sistemas de informação e comunicações, da segurança da informação (INFOSEC) e de gestão de projectos tecnológicos.
De 2003 a 2007 prestou serviço na Direcção das Tecnologias de Informação e Comunicações (DITIC) da Marinha, tendo assumido responsabilidades nas áreas da segurança da informação, da doutrina e normalização dos sistemas de informação e comunicações e de direcção de projectos de comando e controlo.
De 2007 até à presente data esteve colocado na Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa, onde desempenhou funções como chefe de divisão de Projectos de Armamento e Equipamentos de Defesa e como director de serviços de Projectos e Contratação.
Desde 2004, em regime de acumulação, tem cooperado com o Gabinete Nacional de Segurança em diversas áreas e projectos, alguns dos quais em parcerias com a UMIC, FCCN, ICP-ANACOM e CEGER, sendo ainda membro do Conselho Técnico de Credenciação.
Ao longo da sua carreira frequentou diversos cursos de pós-graduação, nomeadamente o Curso Geral Naval de Guerra no ISNG, certificação MCSE, certificação ISO/IEC 17799 (segurança da informação), project management, contratação pública, metodologias de avaliação por multicritério.
Desempenhou ainda funções docentes no IST, na Escola de Hidrografia e na Escola de Comunicações da Marinha.
Da sua folha de serviços constam diversas condecorações, nacionais e estrangeiras, em que se destacam três medalhas de serviços distintos (prata), a medalha «Cruz naval» (2.ª classe), a medalha «D. Afonso Henriques - Mérito do Exército» (2.ª classe), a medalha de comportamento exemplar (grau prata) e a medalha «Prêmio Marinha do Brasil».
É casado com Dona Maria Cristina Lopes Alves Patrão da Costa Honorato.
Data de referência: 26 de Julho de 2011.
13832011