Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 778/2017, de 12 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, do licenciado António Manuel Gonçalves de Carvalho para o cargo de Diretor do Museu Nacional de Arqueologia

Texto do documento

Despacho 778/2017

Designação, em comissão de serviço, precedendo procedimento concursal, do Diretor do Museu Nacional de Arqueologia

Em cumprimento da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, torna-se público que, tendo sido cumpridos todos os formalismos legais e concluído o processo de seleção referente ao procedimento concursal para o provimento do cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor do Museu Nacional de Arqueologia, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 194, de 10 de outubro, sob o Aviso 12408/2016, e publicitado na Bolsa de Emprego Público com o código OE201610/0094, e na sequência da homologação por Sua Excelência o Ministro da Cultura da proposta de designação elaborada pelo respetivo júri, designei, por meu despacho de 4 de janeiro de 2017, nos termos e de acordo com o disposto nos n.os 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, o licenciado António Manuel Gonçalves de Carvalho, em comissão de serviço, por três anos, renovável por iguais períodos de tempo, para exercer o cargo de Diretor do Museu Nacional de Arqueologia, com efeitos a 23 de dezembro de 2016, em virtude de reunir os requisitos legalmente exigidos e deter o perfil adequado e demonstrativo da aptidão, competência técnica e experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular publicada em anexo.

5 de janeiro de 2017. - A Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo Pereira da Silva.

Nota Curricular

I - Dados pessoais

Nome: António Manuel Gonçalves de Carvalho

Nascimento: Cascais, 5 de fevereiro de 1965

II - Habilitações literárias e profissionais

1987 - Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

1991 - Pós-Graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade Lisboa.

2014 - Formação em «FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública», ministrado pelo INA - Direção-Geral da Qualificação dos trabalhadores em Funções Públicas, nos termos previstos no artigo 3.º, da Portaria 146/2011, de 7 de Abril (180 horas).

III - Vínculo público

Técnico Superior do mapa de pessoal da Câmara Municipal de Cascais desde 1987. Possui contrato individual de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

IV - Atividade profissional

IV.1 - Direção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia

Diretor do Museu Nacional de Arqueologia desde agosto de 2012.

Enquanto Diretor do Museu Nacional de Arqueologia exerceu, entre outras, funções inerentes à gestão do Museu, programação cultural e cocomissariado de várias exposições, estabelecimento de parcerias com autarquias, universidades e outras instituições.

IV.2 - Câmara Municipal de Cascais

Diretor do Departamento de Cultura de 2002 a 2012. Competências delegadas na área da gestão dos Arquivos, Bibliotecas, Museus e Salvaguarda do Património.

No âmbito destas funções, coordenou a construção e instalação de vários equipamentos culturais municipais, a realização de exposições, projetos editoriais, congressos, colóquios, conferências, palestras entre outras iniciativas culturais e científicas, bem como a implementação de projetos estruturantes na área da Cultura em Cascais.

Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico desde 1996 a 2002. Com competência delegada na área da gestão das Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Escolares e Arquivo Histórico.

Responsável pela Biblioteca Condes de Castro Guimarães desde 1986 a 1996.

IV.3 - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Docente Convidado na área da Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2014.

IV.4 - Instituto de Cultura e Estudos Sociais

Em representação da Câmara Municipal de Cascais, foi nomeado Diretor Executivo do Instituto de Cultura e Estudos Sociais (Cascais) desde a data da sua criação (1998) até 2013. Nesse âmbito coordenou, entre 1994 e 2012, o Secretariado Permanente dos Cursos Internacionais de Verão de Cascais, dirigidos pelo Prof. Doutor Jubilado, José Manuel Tengarrinha, no âmbito dos quais foram publicados mais de 40 volumes de atas.

V - Investigação arqueológica

Iniciou a sua atividade em Arqueologia em 1983, participando até 1985 nos trabalhos de prospeção no vale do rio Sado, coordenados por A. M. Dias Diogo, mas também no rio Tejo, realizados por uma equipa do Museu do Mar, de Cascais. No âmbito deste projeto, participou na edição de vários estudos sobre a localização de fornos romanos e os conjuntos anfóricos recolhidos, com destaque para o Vale da Cepa (Alcácer do Sal).

Entre 1986 e 1990 participou em campanhas de escavação em sítios arqueológicos como o Cabeço do Crasto de São Romão (Seia) e Mesas do Castelinho (Almodôvar), projetos dirigidos por Carlos Fabião e Amílcar Guerra.

Ainda a partir de 1990 dedicou-se à investigação arqueológica em torno da Villa Romana da Quinta das Longas (S. Vicente e Ventosa, Elvas). Desde 1991 até 2005, ali dirigiu escavações, em colaboração com Maria José Almeida a partir de 1994. Para o «Projeto de Estudo e de Valorização da Villa Romana da Quinta das Longas, Elvas (PEVLONG)» concorre a colaboração de outros investigadores que cobrem diferentes valências, desde o estudo da escultura aos mosaicos, destacando-se no domínio da escultura a colaboração com Trinidad Nogales Basarrate, do Museo Nacional de Arte Romano, em Mérida.

A sua principal investigação e produção bibliográfica, publicada no domínio da Arqueologia, resulta fundamentalmente desse projeto. Tem, no entanto, dedicado atenção à História da Arqueologia em Portugal e a outros assuntos da Arqueologia Clássica que, de alguma forma, se relacionam com o tema principal de estudo: o povoamento rural na Lusitânia Romana.

VI - Afiliação Institucional

Investigador da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras de Lisboa/Universidade de Lisboa, desde 1990.

Investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2012.

VII - Participação em encontros culturais e científicos e publicações

Participa regularmente em congressos, colóquios e seminários sobre Arqueologia, Museologia e Património. É autor e coautor de cerca de sete dezenas de artigos sobre temas de Arqueologia e História publicados em Portugal e Espanha

310156203

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2851140.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda