A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8773/2011, de 7 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concede a Maria Inês Simões Serôdio Combo Dias, viúva, e Orlanda Isabel Serôdio Combo Dias e Inês Catarina Combo Dias, filhas, do soldado da GNR José David Venâncio Dias, uma compensação especial por morte deste, ocorrida em 9 de Novembro de 2009.

Texto do documento

Despacho 8773/2011

No dia 29 de Novembro de 2009, quando o ex-cabo José David Venâncio Dias, que se encontrava no interior do Posto Territorial de Montemor-o-Velho a preparar-se para dar início ao serviço de patrulha, para que estava devidamente escalado, foi chamado a colaborar com outros militares na detenção de um indivíduo a quem já tinha retirado uma caçadeira com que havia atentado contra a vida de sua esposa, no momento em que procedia à sua revista, este retirou do bolso um revólver com o qual atingiu mortalmente o ex-cabo Dias.

O Decreto-Lei 113/2005, de 13 de Julho, veio estabelecer um novo regime de compensação por invalidez permanente ou por morte directamente decorrente dos riscos próprios da actividade policial ou de segurança.

Com vista a apurar os factos constitutivos do direito à compensação, foi determinada a instauração do inquérito a que se refere o n.º 1 do artigo 5.º do Decreto -Lei 113/2005, de 13 de Julho, que correu termos no Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana, concluindo o instrutor o seu relatório nos termos seguintes:

"IV - Por tudo quanto se encontra consignado nos autos sou de parecer:

Que existe nexo de causalidade entre o risco inerente ao exercício da função policial e a morte do ex-cabo de infantaria n.º 1910369, José David Venâncio Dias, nas circunstâncias em que ocorreu, perdendo a vida à data de 29 de Novembro de 2009 após ter sido atingido mortalmente em acto de serviço e por força do seu exercício;

Pelo que se conclui que os factos entretanto apurados deverão ser considerados como susceptíveis de integrar o direito à compensação especial prevista no Decreto-Lei 113/2005, de 13 de Julho, decorrente dos riscos próprios da actividade policial, sendo beneficiárias de tal compensação, nos termos do mesmo diploma, a esposa do ex-cabo Dias, ou seja, em concreto, Maria Inês Simões Serôdio Combo Dias e as duas filhas menores de ambos, Orlanda Isabel Serôdio Combo Dias e Inês Catarina Combo Dias.»

O relatório do inquérito foi homologado pelo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, em cumprimento do disposto no n.º 4 do artigo 5.º do Decreto-Lei 113/2005, de 13 de Julho.

Estão, deste modo, observados todos os requisitos legais para a atribuição da compensação especial por morte, prevista no artigo 1.º do Decreto-Lei 113/2005, de 13 de Julho, conjuntamente, ao cônjuge sobrevivo e às filhas do ex-cabo José David Venâncio Dias, Orlanda Isabel Serôdio Combo Dias e Inês Catarina Combo Dias, identificadas nos autos do respectivo processo de inquérito, únicas beneficiárias, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 2.º do mesmo diploma legal.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 5 do artigo 5.º do Decreto-Lei 113/2005, de 13 de Julho, determina-se:

1 - É concedida a Maria Inês Simões Serôdio Combo Dias, viúva, e Orlanda Isabel Serôdio Combo Dias e Inês Catarina Combo Dias, filhas, do soldado da GNR José David Venâncio Dias, a compensação especial prevista no artigo 1.º do Decreto-Lei 113/2005, de 13 de Julho, por morte deste, ocorrida em 9 de Novembro de 2009.

2 - O valor da compensação conferida pelo número anterior, calculada nos termos conjugados do disposto dos n.os 1 e 5 do artigo 4.º do mesmo diploma legal, é de (euro) 112 500.

7 de Janeiro de 2011. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. - O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Manuel Vieira Conde Rodrigues.

204827741

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-07-13 - Decreto-Lei 113/2005 - Ministério da Administração Interna

    Cria um regime de compensação por invalidez permanente ou morte aplicável aos membros da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Corpo da Guarda Prisional e Corpo da Guarda Florestal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda