Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 35/2017, de 6 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Coronel Piloto Aviador, NIP 082180-C, João Carlos de Bastos Jorge Gonçalves

Texto do documento

Louvor 35/2017

Louvo o Coronel Piloto Aviador, NIP 082180-C, João Carlos de Bastos Jorge Gonçalves, pela forma competente e prestigiante para o País, como desempenhou no período de 1 de agosto de 2013 a 31 de julho de 2016, as funções de Oficial de Estado-Maior no Estado-Maior da União Europeia, evidenciando em permanência relevantes dotes de lealdade, abnegação e enorme dedicação ao serviço.

Oficial muito disciplinado, ponderado e com uma assinalável determinação, destacou-se durante o tempo em que serviu no Estado-Maior da União Europeia pelo seu perfil de rigor, de frontalidade e de honestidade intelectual, quer na realização de tarefas que lhe diziam diretamente respeito, quer na coordenação das atividades do seu Branch, uma vez que acumulou as funções de Branch Deputy, revelando grande competência e profissionalismo sempre com padrões de excelência no desenvolvimento das diferentes tarefas, ultrapassando as dificuldades inerentes à complexidade de cada situação e desencadeando, em tempo oportuno, os mecanismos necessários ao cumprimento da missão.

Atuando proativamente, soube o Coronel Jorge Gonçalves dar resposta serena e eficaz às muitas solicitações que diariamente lhe foram colocadas, desde a apresentação de diversos briefings quer internamente, quer a entidades exteriores à União Europeia, até à elaboração do relatório anual Single Progress Report, aprovado sempre por unanimidade pelo Comité Militar da União Europeia. Neste contexto importa também realçar o seu contributo para os trabalhos que desenvolveu em prol da Headline Goal Task Force, designadamente na revisão do Requirements Catalogue, onde foi confrontado em permanência com elevados ritmos de trabalho e grande volume de informação a processar, soube com assinalável empenho e competência técnica, estabelecer as prioridades adequadas e responder com qualidade e em tempo a todos os pedidos que lhe foram colocados. Orientando o seu esforço para a procura continuada de soluções, reconhece-se-lhe uma inegável capacidade de trabalho em equipa e uma natural capacidade de liderança.

Como Oficial Piloto foi por diversas ocasiões chamado para dar o seu contributo a questões relacionadas com o Single European Sky, Air-to-Air Refuelling e Transporte Aéreo. Muito considerado pelos seus pares, granjeou enorme respeito e passou de forma natural a ser requisitado para dar pareceres sobre questões relativas a estes assuntos, designadamente a pedidos diretos elaborados pelo General Diretor do Estado-Maior da União Europeia ou pelo Chairman do Comité Militar da União Europeia.

Oficial muito metódico, organizado, dotado de levado espírito de cooperação e bom trato, na qualidade de Portuguese Senior Officer, soube manter em permanência um acompanhamento de proximidade relativamente aos seus camaradas, mostrando-se sempre disponível para os apoiar com a sua experiência profissional e pessoal, conseguindo com facilidade proporcionar aos outros Oficiais portugueses um salutar relacionamento não só no trabalho como fora deste. As suas qualidades de relacionamento também o levaram a que se integrasse no Estado-Maior da União Europeia conquistando de forma natural a consideração, estima, credibilidade e reconhecimento no ambiente internacional em que privou. Exemplo desta integração foi a sua participação voluntária na direção do EUMS Sports and Social Club, onde graças à sua iniciativa e dedicação foram dados passos significativos na melhoria do espírito de corpo e camaradagem de todo o Estado-Maior da União Europeia.

Por tudo o que precede, é de inteira justiça sublinhar o notável desempenho do Coronel Jorge Gonçalves, com especial relevo para as qualidades, aptidões e dotes de carácter de que em todas as circunstâncias deu prova durante o período em que serviu no Estado-Maior da União Europeia e que o creditam para o desempenho de cargos de mais elevada responsabilidade e complexidade, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra, lustre e dignidade para as Forças Armadas e para Portugal.

13 de setembro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210126128

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2844173.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda