Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 612/2016, de 13 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o capitão-de-mar-e-guerra, NII 23885, José Diogo Pessoa Arroteia

Texto do documento

Louvor 612/2016

Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra, NII 23885, José Diogo Pessoa Arroteia, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Staff Officer Interagency Relations, na Divisão de Operações do Allied Maritime Command (MARCOM), em Northwood - Reino Unido, entre 5 de agosto de 2013 e 4 de agosto de 2016.

Possuidor de um elevado conjunto de qualidades pessoais e profissionais, onde se destaca a lealdade, a dedicação e o profissionalismo que colocou ao serviço do MARCOM, nas funções de Staff Officer Interagency Relations, e na Delegação Portuguesa nas funções de Senior National Representative (SNR). Evidenciou um desempenho consistente, elevada capacidade de organização, de trabalho e de liderança de equipas, permitindolhe atingir os objetivos propostos de forma muito eficaz e eficiente, granjeando o reconhecimento e a admiração de todos que com ele aqui serviram.

Releva-se o seu decisivo contributo como Officer of Primary Responsibility (OPR), da Operation Active Endeavour (OAE), no planeamento e condução de operações localizadas e de exercícios, na atualização da diversa documentação de apoio e na elaboração do novo Plano Operacional para a transformação da OAE numa Nonarticle 5 Maritime Security Operation. Como Subject Matter Expert (SME) do MARCOM para as áreas de Maritime Situation Awareness e Maritime Security Operations (MSA/MSO), o Capitão-de-mar-e-guerra Pessoa Arroteia desenvolveu a doutrina MSA em utilização na NATO e Liderou no MARCOM, o processo que levou à apresentação da proposta da Allied Tactical Publication (ATP 101), presentemente em fase final de ratificação.

É de realçar a disponibilidade, a competência e o empenho com que planeou e coordenou pelo MARCOM, o Sea Day do Exercício Trident Junture 2015, realizado em Portugal, ação de que resultaria significativo contributo para o sucesso do evento. Todas estas tarefas foram cumpridas com brilhantismo e devidamente reconhecidas pelo Comandante do MARCOM em cerimónia pública. Adicionalmente, é de realçar o seu empenho, dedicação e trabalho realizado como SNR no apoio administrativo, na pronta resolução de todos problemas e como elo de ligação da Delegação Portuguesa ao EMGFA.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-mar-e-guerra Pessoa Arroteia como sendo um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante e de elevados dotes de caráter, em que se releva a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem, devendo por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

18 de julho de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210064382

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2819154.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda