Louvo o Tenentecoronel de transmissões, NIM 02360085, Rui Manuel Marques da Silva, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Staff Officer (Capability Targets and Re-view), no Allied Command Transformation/Staff Element Europe (ACT/ SEE), no Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE), em Mons, no reino da Bélgica, durante os últimos três anos.
Detentor de um elevado profissionalismo e cultura militar, granjeou rapidamente a confiança junto dos eus colaboradores mais próximos e de toda a cadeia de comando como NATO Defence Planner, exibindo uma elevada capacidade de trabalho e permanente dedicação em múltiplos domínios das capacidades das forças militares conjuntas, e em particular, nas áreas da Ciberdefesa, Comunicações e Sistemas de Informação (CSI), e Comando e Controlo Conjunto.
Com efeito, sendo um Oficial dotado de uma sólida capacidade de organização e de um extraordinário conhecimento multidisciplinar, soube apresentar sempre os seus contributos com ponderação e qualidade, sendo de evidenciar a sua atuação no âmbito do NATO Defence Planning Process (NDPP), como coordenador do planeamento de defesa e avaliação das capacidades militares da Albânia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Itália, Luxemburgo e Republica Checa. Simultaneamente foi responsável pela revisão e avaliação dos partnership goals da Suíça e Moldávia, no contexto do Partnership for Peace Planning and Review Process (PARP), programa que a NATO mantém com estes países, para garantir a interoperabilidade entre forças e capacidades militares.
No âmbito de diversos grupos de trabalho e comités NATO em que participou, demonstrou um excelente desempenho e influenciou, de forma decisiva, a elaboração de diferentes documentos de nível estratégico, dos quais se destacam o BiSC Capability Codes and Capability Statements (CC&CS) e o Minimum Capability Requirements (MCR). Sob a sua liderança, foram também desenvolvidos os objectivos qualitativos para a definição das capacidades nas áreas CSI, Ciberdefesa e Quartéis-Generais Conjuntos. Merece igualmente destaque, a sua capacidade de iniciativa e notável empenho no desenvolvimento dos 28 Blue Books para a definição dos objectivos estabelecidos para os países NATO.
Concomitantemente, soube ainda cultivar em elevado grau as virtudes da lealdade, do sentido do dever e espírito de missão, proporcionando um ambiente de sã camaradagem e amizade com os militares que com ele privaram durante a sua missão no SHAPE, tendo, granjeado a sua estima e admiração.
Pelo exposto, pela elevada competência profissional demonstrada e pelas excepcionais qualidades militares e virtudes pessoais evidenciadas pelo Tenentecoronel Marques da Silva é digno de que os serviços por si prestados sejam considerados como extraordinários, relevantes e distintos.
11 de julho de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças
Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
210064536