A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Legislativo Regional 24/90/M, de 26 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Cria a medalha regional de mérito em educação.

Texto do documento

Decreto Legislativo Regional 24/90/M
Medalha regional de mérito em educação
Pretende o Governo Regional, com este galardão, consagrar publicamente a acção das entidades que, pelo seu empenho e zelo notáveis, nas respectivas áreas, têm prestado relevantes serviços à Região Autónoma da Madeira em prol da educação.

Considera-se, por isso, adequado instituir uma condecoração cuja atribuição traduza o apreço público para com o seu comprovado mérito.

Assim:
A Assembleia Legislativa Regional da Madeira decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição e da alínea b) do artigo 22.º do Decreto-Lei 318-D/76, de 30 de Abril, o seguinte:

Artigo 1.º É criada a medalha regional de mérito em educação.
Art. 2.º Esta medalha será atribuída para galardoar pessoas colectivas e singulares regionais, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo, pela sua dedicação à causa da educação.

Art. 3.º A medalha regional de mérito em educação compreende, por ordem decrescente, os seguintes graus:

1) Colar regional de honra ao mérito em educação;
2) Medalha regional de honra ao mérito em educação;
3) Medalha regional ao mérito em educação;
4) Medalha regional de bons serviços à causa da educação.
Art. 4.º O colar regional de honra ao mérito em educação destina-se a galardoar altas individualidades regionais, nacionais ou estrangeiras que, por acções ligadas à causa da educação, se tenham distinguido por valioso e excepcional contributo ao seu prestígio na Região Autónoma da Madeira.

Art. 5.º A medalha regional de honra ao mérito em educação destina-se a galardoar individualidades regionais, nacionais ou estrangeiras, pelos serviços prestados em prol da educação e pela continuidade ou repetição de acções ou factos relevantes que prestigiem, neste âmbito, o nome da Região.

Art. 6.º A medalha regional de mérito em educação destina-se a galardoar individualidades regionais, nacionais ou estrangeiras que se tenham distinguido pelas comunicações prestadas em congressos ou simpósios nacionais ou mesmo internacionais.

Art. 7.º A medalha regional de bons serviços à causa da educação destina-se a galardoar indivíduos, organismos ou instituições regionais, nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em favor da educação.

Art. 8.º A atribuição da medalha regional de mérito em educação é da competência do Governo Regional, sendo a respectiva decisão publicada no Jornal Oficial da Região.

Art. 9.º A concessão da medalha será acompanhada da emissão de um diploma, do qual constarão os actos praticados pelo galardoado.

Art. 10.º O reconhecimento do mérito em educação terá lugar em acto público, consistindo a cerimónia na leitura da decisão que a fundamenta e na imposição das respectivas insígnias.

Art. 11.º A medalha regional de mérito em educação é constituída, em todos os seus graus, por um mesmo elemento, uma cruz de Cristo, tendo nela assente uma coroa circular onde estão inscritas as palavras latinas Tradere se totum, que significam «Dar-se totalmente».

É suspensa por um aro circular, intercalado por uma pequena esfera que assenta no quarto superior da cruz.

No reverso da medalha constará a expressão «Região Autónoma da Madeira» e serão gravados o nome do distinguido e a data da atribuição.

Art. 12.º As insígnias dos diversos graus da medalha distinguem-se umas das outras, como a seguir se descreve:

Colar regional de honra ao mérito em educação:
O elemento central, acima descrito, é de bronze dourado sobre a cruz de Cristo de esmalte vermelho e branco. É suspenso por uma fita de seda amarela e azul disposta em três faixas: azul, amarelo, azul (modelo em anexo);

Medalha regional de honra ao mérito em educação:
O elemento central será de bronze dourado sobre a cruz de Cristo de esmalte vermelho e branco, pendente de uma fita de 3 cm de altura com as cores acima mencionadas (modelo em anexo);

Medalha regional ao mérito em educação:
Toda a medalha será de bronze dourado, pendente de uma fita de 3 cm de altura com as cores já descritas (modelo em anexo);

Medalha regional de bons serviços à causa da educação:
Toda a medalha será de bronze com patine castanha, pendente de uma fita com 3 cm de altura, com as cores já mencionadas (modelo em anexo).

Aprovado em sessão plenária em 13 de Julho de 1990.
O Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Jorge Nélio Praxedes Ferraz Mendonça.

Assinado em 13 de Agosto de 1990.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/27880.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-30 - Decreto-Lei 318-D/76 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Aprova o Estatuto Provisório da Região Autónoma do Arquipélago da Madeira.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda