Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 264/2016, de 16 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha da Defesa Nacional de 1.ª Classe ao Coronel Fernando Pedro Teixeira Araújo de Albuquerque

Texto do documento

Portaria 264/2016

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 12870681, Fernando Pedro Teixeira Araújo de Albuquerque, pela forma brilhante como desempenhou,

durante cerca de dez anos, exigentes funções no Ministério da Defesa Nacional, nomeadamente as de chefe da Divisão de Estudos de Indústria e Logística, as de Diretor de Serviços de Projetos, Indústria e Logística na DireçãoGeral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED) e as de assessor para a área da Indústria na DireçãoGeral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

Colocado inicialmente na extinta DGAED, em 2006, rapidamente assumiu as funções de Chefe da Divisão de Estudos de Indústria e Logística, onde evidenciou em permanência uma excelente capacidade de organização e planeamento, elevado espírito de missão e sentido do dever. Das atividades desenvolvidas destaca-se a elaboração da estratégia Investigação e Desenvolvimento (I&D), as publicações de divulgação e promoção da Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) e a celebração de acordos multinacionais de transporte estratégico.

A partir de 2009 e ainda na extinta DGAIED, o Coronel Fernando Albuquerque, na qualidade de Diretor de Serviços das áreas de Projetos, Indústria e Logística, liderou com exemplar eficácia uma pequena equipa que conduziu à concretização de importantes projetos de Armamento e de I&D. Promoveu uma ligação estreita e constante com a BTID e desenvolveu ações de promoção e divulgação da Indústria nacional, mantendo simultaneamente a eficiência da atividade de licenciamento das empresas relacionadas com a atividade de comércio e indústria de armamento, exercendo em paralelo o controlo sobre as importações e exportações de bens e tecnologias militares.

Após o processo de reorganização dos Serviços Centrais do MDN, dando continuidade à atividade que vinha sendo desenvolvida, chefiou o núcleo de ligação à indústria, onde demonstrou invulgar capacidade de automotivação, contagiando os seus colaboradores, tendo conseguido envolvêlos nas soluções, ultrapassando assim com mestria os desafios que teve de enfrentar para a realização de um trabalho notável, como o Portuguese Industry Day at NSPA e o Defesa RoadShow de Inovação, os quais englobaram a organização de múltiplas apresentações e visitas a empresas nacionais e internacionais, e ao estreitamento de relações com as agências OTAN e a participação em feiras de Defesa.

Durante o tempo em que desempenhou funções no MDN foi o repre-sentante nacional em diversos Grupos de trabalho no quadro OTAN, sendo os mais relevantes a Conferência dos Diretores de Logística (LC), o Agency Supervisory Board da NSPA (NATO Support and Procurement Agency), o Steering Board da STO (Science and Technology Organisation) e o Steering Board do MCCE (Movement Coordination Centre Europe), tendo ainda participado em inúmeros GT na área da indústria e do transporte estratégico no âmbito da Agência Europeia de Defesa (EDA).

Oficial de uma conduta irrepreensível e de uma inquestionável lealdade, possuidor de relevantes qualidades pessoais, manifestou no âmbito técnicoprofissional, extraordinária capacidade de trabalho, espírito de iniciativa, enorme dinamismo e persistência de que resultou um extraordinário desempenho nas diferentes funções que desempenhou como dirigente. É assim de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades profissionais, técnicas e pessoais do Coronel Fernando Albuquerque que se refletiram na forma altamente prestigiante, profissional e brilhante como exerceu as suas funções, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da DireçãoGeral de Recursos da Defesa Nacional e do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha da defesa nacional, de 1.ª classe, ao Coronel de Infantaria, Fernando Pedro Teixeira Araújo de Albuquerque.

31 de agosto de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.

209855299

Gabinete do Secretário de Estado da Defesa Nacional

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2730648.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda