Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 417/2016, de 9 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Major-general, NIM 17104379, Pedro Jorge Pereira de Melo

Texto do documento

Louvor 417/2016

Louvo o Majorgeneral, NIM 17104379, Pedro Jorge Pereira de Melo, pela forma altamente honrosa e brilhante como, ao longo dos mais de três anos, desempenhou as funções de Diretor da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação (DIRCSI) do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Tendo sido colocado na então DICSI, em fevereiro de 2013, o Major-general Pereira de Melo desempenhou de forma altamente meritória tarefas nas áreas de planeamento, na ampliação/edificação de novas capacidades de comunicações e sistemas de informação do EMGFA, a par da manutenção e garantia da operacionalidade dos sistemas já em exploração.

Sob a sua liderança a DIRCSI respondeu de forma assertiva às novas necessidades de comunicações levantadas pelos Comandos Operacionais, no apoio real de comunicações, nos exercícios no âmbito do EMGFA, no apoio de comunicações à Força de Reação Imediata (FRI) e na definição e arquitetura das comunicações militares.

As recentes alterações da orgânica do EMGFA, trouxeram um conjunto de desafios a que fazia falta responder de forma célere, sendo de referir a instalação do Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM) nas novas instalações no Reduto Gomes Freire, e o alargamento da rede de comunicações do EMGFA ao recémcriado Hospital das Forças Armadas, nomeadamente a ligação ao Polo do Porto, necessidades em relação às quais o Majorgeneral Pereira de Melo mostrou sempre o maior empenho e dedicação, no sentido da DIRCSI dar as respostas adequadas.

Numa área em acentuada evolução, a execução da Lei de Programação Militar e o acompanhamento e direção da sua aplicação representam um papel essencial na atualização dos sistemas e dos diversos componentes, ação a que respondeu de forma altamente meritória e com resultados amplamente reconhecidos, nos quais é de referir a ampliação da rede de fibra ótica das Forças Armadas bem como o desenvolvimento de uma capacidade autónoma de ancoragem satélite.

Não poderia deixar de realçar o seu contributo, na definição e acompanhamento da edificação das capacidades de Ciberdefesa, matéria sensível e de enorme relevo na segurança nacional, quer pela implementação do Centro de Ciberdefesa ou pela construção da Computer Incidente Response Capability do EMGFA e dos Ramos das Forças Armadas. Será ainda inteiramente justo reconhecer o excelente trabalho realizado em representação nacional na participação em reuniões no âmbito da NATO e da UE, nomeadamente no NATO CIO, no NATO C3 Board e no EU CIS Director’s.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Majorgeneral Pereira de Melo como um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, devendo por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

27 de julho de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

209845619

Marinha Superintendência do Pessoal

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2723649.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda