A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 417/2016, de 9 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Major-general, NIM 17104379, Pedro Jorge Pereira de Melo

Texto do documento

Louvor 417/2016

Louvo o Majorgeneral, NIM 17104379, Pedro Jorge Pereira de Melo, pela forma altamente honrosa e brilhante como, ao longo dos mais de três anos, desempenhou as funções de Diretor da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação (DIRCSI) do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Tendo sido colocado na então DICSI, em fevereiro de 2013, o Major-general Pereira de Melo desempenhou de forma altamente meritória tarefas nas áreas de planeamento, na ampliação/edificação de novas capacidades de comunicações e sistemas de informação do EMGFA, a par da manutenção e garantia da operacionalidade dos sistemas já em exploração.

Sob a sua liderança a DIRCSI respondeu de forma assertiva às novas necessidades de comunicações levantadas pelos Comandos Operacionais, no apoio real de comunicações, nos exercícios no âmbito do EMGFA, no apoio de comunicações à Força de Reação Imediata (FRI) e na definição e arquitetura das comunicações militares.

As recentes alterações da orgânica do EMGFA, trouxeram um conjunto de desafios a que fazia falta responder de forma célere, sendo de referir a instalação do Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM) nas novas instalações no Reduto Gomes Freire, e o alargamento da rede de comunicações do EMGFA ao recémcriado Hospital das Forças Armadas, nomeadamente a ligação ao Polo do Porto, necessidades em relação às quais o Majorgeneral Pereira de Melo mostrou sempre o maior empenho e dedicação, no sentido da DIRCSI dar as respostas adequadas.

Numa área em acentuada evolução, a execução da Lei de Programação Militar e o acompanhamento e direção da sua aplicação representam um papel essencial na atualização dos sistemas e dos diversos componentes, ação a que respondeu de forma altamente meritória e com resultados amplamente reconhecidos, nos quais é de referir a ampliação da rede de fibra ótica das Forças Armadas bem como o desenvolvimento de uma capacidade autónoma de ancoragem satélite.

Não poderia deixar de realçar o seu contributo, na definição e acompanhamento da edificação das capacidades de Ciberdefesa, matéria sensível e de enorme relevo na segurança nacional, quer pela implementação do Centro de Ciberdefesa ou pela construção da Computer Incidente Response Capability do EMGFA e dos Ramos das Forças Armadas. Será ainda inteiramente justo reconhecer o excelente trabalho realizado em representação nacional na participação em reuniões no âmbito da NATO e da UE, nomeadamente no NATO CIO, no NATO C3 Board e no EU CIS Director’s.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Majorgeneral Pereira de Melo como um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, devendo por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

27 de julho de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

209845619

Marinha Superintendência do Pessoal

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2723649.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda