A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 17569, de 2 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Cria, para funcionar junto do Gabinete do Ministro da Educação Nacional, a Comissão de Estudo para a Formação do Pessoal Científico e Técnico.

Texto do documento

Portaria 17569

Considerando a necessidade de acompanhar e dar continuidade aos estudos e trabalhos da Organização Europeia de Cooperação Económica (O. E. C. E) relativos aos problemas da formação do pessoal científico e técnico nos países membros;

Considerando que esses estudos e trabalhos estão ìntimamente ligados ao ensino;

Considerando a vantagem em coordenar no plano interno estas matérias, que, pela sua natureza, interessam, em regra, a mais de um serviço do Ministério da Educação Nacional;

Considerando a conveniência em promover uma ligação rápida e perfeita com a Comissão Técnica de Cooperação Económica Externa (C. T. C. E. E.), a quem compete a representação do País junto da O. E. C. E. e dos organismos internacionais com ela relacionados:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros da Educação Nacional e Secretário de Estado do Comércio, o seguinte:

1.º É criada, para funcionar junto do Gabinete do Ministro da Educação Nacional, a Comissão de Estudo para a Formação de Pessoal Científico e Técnico, encarregada de:

a) Realizar ou promover os estudos, bem como reunir elementos de informação que lhe forem solicitados pela C. T. C. E. E. com vista à participação de Portugal nas actividades da O. E. C. E., referentes à formação e aperfeiçoamento de pessoal científico e técnico;

b) Submeter à apreciação do Ministro da Educação Nacional o aproveitamento dos estudos e projectos da O. E. C. E. que considere de utilidade para o País, cabendo, porém, à C. T. C. E. E. a divulgação dos que possam ser de interesse para outros organismos nacionais.

2.º Todos os serviços dependentes do Ministério da Educação Nacional prestarão à Comissão a colaboração que por esta lhes for solicitada para o desempenho das suas funções.

3.º A Comissão será constituída pelos Prof. Engenheiro José de Mascarenhas Pedroso Belard da Fonseca, vice-reitor da Universidade Técnica, que presidirá, Doutor Caetano Léglise da Cruz Vidal, Doutor Carlos Manuel Pinto Alves Martins e Dr. António Albino Prado Douwens, como representante da C. T. C. E. E.

4.º A Comissão, sempre que a natureza dos estudos ou trabalhos em curso o justificar, poderá propor lhe sejam, temporàriamente, agregados outros funcionários do Ministério da Educação Nacional.

5.º O presidente da Comissão despachará directamente com o Ministro da Educação Nacional.

6.º A Comissão reunir-se-á com a frequência imposta pela celeridade com que se desenvolverem os estudos e trabalhos na O. E. C. E., podendo as suas reuniões realizar-se no Ministério ou na C. T. C. E. E.

7.º A secretaria da C. T. C. E. E. poderá, eventualmente, encarregar-se da execução de expediente respeitante à Comissão.

Ministérios da Educação Nacional e da Economia, 2 de Fevereiro de 1960. - O Ministro da Educação Nacional, Francisco de Paula Leite Pinto. - O Secretário de Estado do Comércio, José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/02/02/plain-270924.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/270924.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda