A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 21283, de 11 de Maio

Partilhar:

Sumário

Torna aplicável à província ultramarina de Timor, observadas as alterações constantes da presente portaria, o Regulamento da Ocupação e Concessão de Terrenos nas Províncias Ultramarinas, aprovado pelo Decreto n.º 43894.

Texto do documento

Portaria 21283
Seguindo a mesma orientação já tomada para outras províncias, tem sido intenção do Governo promover a melhoria progressiva do regime das concessões de terrenos, com vista ao seu maior e mais útil aproveitamento, numa finalidade que atinja simultâneamente a realização de interesses económicos e sociais.

A legislação básica em Timor - Carta de Lei de 9 de Maio de 1901 e seu regulamento de 2 de Setembro do mesmo ano e ainda o regulamento de 5 de Dezembro de 1910 - está ultrapassada, não obstante a actualização de processos e princípios que informam a Lei 2001, de 16 de Maio de 1944, e outra legislação avulsa que se publicou até 1953.

O Decreto 43894, de 6 de Setembro de 1961, além de uniformizar a legislação dispersa, deverá imprimir à concessão e ocupação de terras em Timor um sentido realista, que se antevê será muito útil ao progresso económico da província, à melhoria dos processos de exploração agro-pecuária e indústrias afins, ao urbanismo, em suma, a um conjunto de medidas de considerável valor para a promoção social e económica das populações.

Há contudo disposições cuja aplicação integral não pode fazer-se ainda na província visto estarem nesta altura a organizar-se alguns serviços e quadros indispensáveis, mas cuja prioridade tem de ceder perante outras realidades mais instantes.

Por isso se determinam algumas exclusões ou adaptações para tornar exequível o diploma.

Nestes termos:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo, Ministro do Ultramar, por motivo de urgência, nos termos do disposto no § 1.º do artigo 150.º da Constituição Política, base LXXXIII-I da Lei Orgânica do Ultramar e artigo 2.º do Decreto 43894, de 6 de Setembro de 1961, o seguinte:

Artigo único. É tornado aplicável à província de Timor o regulamento aprovado pelo Decreto 43894, de 6 de Setembro de 1961, com as alterações constantes dos números seguintes:

I) É atribuída à Repartição Provincial dos Serviços de Obras Públicas e Transportes a parte da competência dos serviços de agrimensura relativa à verificação e recolha dos elementos técnicos.

II) - 1. Continua na Comissão de Terras, constituída pelo chefe da Repartição Provincial dos Serviços de Obras Públicas e Transportes, que presidirá, pelo conservador dos registes, pelo chefe da Repartição Provincial dos Serviços de Agricultura ou o adjunto engenheiro agrónomo ou silvicultor e por um topógrafo, a competência para organização e instrução dos processos de concessão, quando diploma especial não confira esta competência a outra entidade, sua informação e apresentação a despacho, bem como a emissão de títulos, depois de despachos pelo governador da província.

2. A Comissão de Terras reunirá ordinàriamente duas vezes por mês e extraordinàriamente sempre que o seu presidente a convoque, sendo a falta de comparência às sessões considerada negligência para os efeitos do artigo 363.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

3. Os componentes da Comissão de Terras terão direito a uma gratificação mensal, que será fixada pelo Governo da província.

III) Para constituição das brigadas de demarcação e vistoria é aumentado o quadro do pessoal da Repartição Provincial dos Serviços de Obras Públicas e Transportes com um topógrafo de 2.ª classe (letra M) e outro de 3.ª classe (letra Q).

IV) Mantém-se o actual regime de arrendamentos comerciais nas povoações comerciais e sedes de circunscrição, de concelho ou de posto, na competência das autoridades administrativas, segundo o disposto na Portaria 1896, de 23 de Maio de 1953, embora com a obrigação de comunicarem à Comissão de Terras cada arrendamento que façam.

V) A Repartição Provincial dos Serviços de Obras Públicas e Transportes deve ser ouvida nos casos indicados no n.º 27.º do artigo 1.º e na alínea b) do artigo 45.º do Decreto 45575, de 26 de Fevereiro de 1964.

VI) Poderão ser feitas concessões gratuitas a colonos e a militares licenciados das forças armadas estacionadas ou não em Timor para fins agrícolas, pecuários e indústrias afins.

VII) Enquanto não funcionarem na província serviços próprios de agrimensura e cadastro, poderá ser dispensada a classificação de povoações, e a classificação de terrenos será a seguinte:

a) Terrenos destinados a cultura, onde se incluem os que no decreto se denominam de 2.ª e 3.ª classes;

b) Terrenos destinados a pecuária, idem;
c) Terrenos destinados a fins industriais, idem;
d) Terrenos destinados a construção, onde se incluem todos os que no decreto se denominam de 1.ª classe, e também os de 3.ª para construção em povoações comerciais.

VIII) Enquanto não for determinado o contrário, não terão aplicação as disposições constantes dos artigos 219.º a 223.º do regulamento referido no corpo do artigo, "Da venda», excepto se se tratar de terrenos para construções em regime de propriedade horizontal.

IX) Fica o Governo da província autorizado a abrir os créditos necessários à execução deste diploma no ano corrente, tomando como contrapartida os saldos de exercícios findos.

Ministério do Ultramar, 11 de Maio de 1965. - O Ministro do Ultramar, Joaquim Moreira da Silva Cunha.


Para ser publicada no Boletim Oficial de Timor. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/269943.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1944-05-16 - Lei 2001 - Ministério das Colónias

    Define a competência do Governo da metrópole e dos governos das colónias quanto à área e ao tempo das concessões de terrenos no ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1961-09-06 - Decreto 43894 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Aprova o Regulamento da Ocupação e Concessão de terrenos nas Províncias Ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1964-02-26 - Decreto 45575 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Promulga o diploma orgânico dos serviços provinciais de obras públicas e transportes do ultramar.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda