A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 18005, de 17 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Nomeia uma comissão para proceder à reorganização da indústria das tintas preparadas.

Texto do documento

Portaria 18005
Conclui-se do estudo efectuado pelos serviços oficiais que a indústria portuguesa de tintas preparadas e de produtos auxiliares se exerce em condições defeituosas, resultantes da sua excessiva dispersão por muitos estabelecimentos sem dimensão conveniente, da predominância de equipamento desactualizado e gasto, da falta de adequada orientação técnica das fábricas ou de organização das empresas, com a correlativa incidência nos custos de produção, na qualidade do produto e na concorrência desregrada entre empresários, impeditiva de progresso rápido do sector produtivo.

Exceptuam-se algumas empresas com unidades fabris suficientemente bem orientadas no campo técnico e administrativo, mas inevitàvelmente prejudicadas no seu natural desenvolvimento pelo condicionalismo criado à produção nacional por força da estrutura característica da generalidade das fábricas e empresas concorrentes.

O conhecimento que já existe dos aspectos estruturais que caracterizam a indústria das tintas preparadas classifica-a com as condições exigidas pela base VI da Lei 2005, de 14 de Março de 1945, determinantes da necessidade de reorganização industrial do sector. Por isso se nomeia a respectiva comissão reorganizadora, nos termos da base XVII daquela lei.

Compete essencialmente a esta comissão, fundamentada nos trabalhos e estudos já completados no País e no estrangeiro e no cadastro industrial existente nos serviços oficiais competentes, estudar e propor a definição de dimensionamento mínimo exigível a cada estabelecimento industrial e definir os termos pelos quais se deverá promover a especialização de fabricos, a concentração de unidades ou empresas e a eventual expropriação daquelas que convenha eliminar para obviar à indesejável dispersão e excessiva capacidade produtiva.

Compete também à comissão estudar a viabilidade técnica e económica da criação de unidades produtoras de novas matérias-primas, nomeadamente matérias celulósicas, gomas, resinas, dissolventes, plastificantes, pigmentos, etc., e preparar o programa de constituição das respectivas empresas fabris, onde, com justa prioridade, devem poder vir a interessar-se as actuais sociedades em actividade no sector da produção de tintas preparadas.

Os trabalhos da comissão devem compreender, além do relatório e documentação justificativa, o projecto de legislação adequada à execução da reorganização proposta e devem estar concluídos dentro do prazo de quatro meses, a contar da data do empossamento dos seus membros.

Nestes termos, por força do disposto na base XVII da Lei 2005, de 14 de Março de 1945:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Economia, nomear uma comissão reorganizadora da indústria das tintas preparadas, constituída, além do presidente e dos agregados previstos na lei, por representantes, respectivamente, da Direcção-Geral dos Serviços Industriais, da Comissão Reguladora dos Produtos Químicas e Farmacêuticos e de duas empresas industriais, indicadas pela Corporação da Indústria, com produção anual de tintas preparadas comprovadamente superior e inferior a 1000 t.

Ministério da Economia, 17 de Outubro de 1960. - O Ministro da Economia, José do Nascimento Ferreira Dias Júnior.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268814.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1945-03-14 - Lei 2005 - Ministério da Economia

    PROMULGA AS BASES A QUE DEVE OBEDECER O FOMENTO E A REORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL, DISPONDO SOBRE O ESTABELECIMENTO DE NOVAS INDÚSTRIAS E SOBRE A REORGANIZAÇÃO DE INDÚSTRIAS JÁ EXISTENTES.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1961-03-06 - Portaria 18305 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Designa a constituição da comissão reorganizadora da indústrias das tintas preparadas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda