A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 376/2010, de 7 de Janeiro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 4/2010, Série II de 2010-01-07.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Cria a comissão encarregada da elaboração de um anteprojecto de quadro de referência dos códigos de conduta e de ética.

Texto do documento

Despacho 376/2010

A democracia exige condições de confiança e segurança das pessoas e comunidades nos diversos níveis de actuação e responsabilidade do Estado, através de um sério esforço de prevenção e combate à acção delituosa, designadamente à criminalidade organizada e económico-financeira, bem como à corrupção.

No combate à corrupção, há uma clara prevalência, no direito comparado europeu e nos países mais desenvolvidos, dos instrumentos de prevenção, uma vez que só desse modo será possível criar instrumentos de detecção de riscos e de redução de perigos.

O Programa do XVIII Governo Constitucional previu, no âmbito do combate à corrupção, a criação, nos serviços públicos, nos diversos níveis da administração (central, regional e local) e nas empresas públicas, de códigos de conduta e medidas de prevenção de riscos de corrupção, de modo a reduzir ocasiões e circunstâncias propiciadoras da corrupção. Estas medidas deverão ser objecto de acompanhamento e controlo de modo a garantir a sua efectiva concretização e a existência de consequências na redução efectiva dos perigos de corrupção.

Assim:

1 - É constituída uma comissão encarregada da elaboração de um anteprojecto de quadro de referência dos códigos de conduta e de ética, com as respectivas sanções, que deverá prever os princípios aplicáveis a todas as entidades do sector público, administrativo ou empresarial.

2 - A comissão terá a seguinte composição:

a) O Secretário de Estado da Justiça, que preside;

b) Um membro designado pelo Ministro de Estado e das Finanças;

c) Um membro designado pelo Ministro da Presidência;

d) Um membro designado pelo Ministro da Justiça;

e) O secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção.

3 - A participação do secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção não prejudica eventual parecer do Conselho de Prevenção da Corrupção sobre o anteprojecto a elaborar.

4 - A comissão será secretariada pelo Gabinete do Secretário de Estado da Justiça.

28 de Dezembro de 2009. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. - O Ministro da Presidência, Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira. - O Ministro da Justiça, Alberto de Sousa Martins.

202743432

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/01/07/plain-267569.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/267569.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda