A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 44472, de 23 de Julho

Partilhar:

Sumário

Anula o Diploma Legislativo n.º 3235, de 21 de Abril de 1962, do Governo-Geral de Angola, e as respectivas portarias regulamentares.

Texto do documento

Decreto 44472

O Diploma Legislativo n.º 3235, de 21 de Abril de 1962, do Governo-Geral de Angola, instituiu o que chamou os centros de estudos universitários, a regulamentar em portaria. Sabido que o Governo mandara estudar o problema do ensino superior no ultramar, o governador-geral de Angola, por motivos que expôs pùblicamente, entendeu, todavia, que deveria tomar essa iniciativa, seguida de uma série de portarias regulamentares.

A Junta Nacional da Educação, pronunciando-se sobre os referidos diplomas, emitiu em 10 de Julho de 1962, pela sua 4.ª secção, o seguinte parecer:

1.º Os diplomas submetidos à sua apreciação são inconstitucionais;

2.º Os planos dos cursos que estabelecem não são aceitáveis;

3.º Os cursos superiores a instituir no ultramar devem funcionar em estreita associação com as Universidades metropolitanas;

4.º Esses cursos devem ter organização idêntica à dos cursos das Universidades metropolitanas, como idênticas devem ser as condições de ingresso;

5.º Não parece possível fazer funcionar desde já, no ultramar, mais do que os dois ou três primeiros anos de alguns cursos superiores;

6.º Considera-se excessivo o número de cursos que se pretende instituir em Angola;

haverá que reduzir consideràvelmente esse número, para garantir o funcionamento dos cursos em condições eficientes;

7.º Considera-se da maior importância o recrutamento de pessoal docente, a que deverão, na medida de possível, presidir critérios idênticos aos vigentes para as Universidades metropolitanas.

É urgente remediar esta situação, cuja manutenção se traduziria em apreciáveis prejuízos para os estudantes, visto que poderiam ser induzidos a não concorrer à admissão aos estabelecimentos de ensino superior, no convencimento de que lhes estavam abertos cursos válidos nos referidos centros.

Nestes termos, e considerando o disposto no n.º III da base X da Lei Orgânica do Ultramar Português;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo, nos termos do § 2.º do artigo 80.º, o seguinte:

Artigo único. São anulados o Diploma Legislativo n.º 3235, de 21 de Abril de 1962, do Governo-Geral de Angola, e as respectivas portarias regulamentares.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 23 de Julho de 1962. - ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR - Adriano José Alves Moreira.

Para ser publicado no Boletim Oficial de Angola. - A. Moreira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1962/07/23/plain-264716.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/264716.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda