A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8345/2016, de 28 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeação do Coronel António Miguel Casaca Pronto para o cargo de Oficial de Ligação do MAI, junto da Embaixada de Portugal em Luanda

Texto do documento

Despacho 8345/2016

As obrigações de Portugal decorrentes dos acordos bilaterais celebrados entre o Estado Português e o Estado Angolano em matéria de segurança interna, fronteiras e proteção civil exigem a continuidade de uma coordenação da execução dos programas bilaterais de cooperação técnicopolicial realizados no âmbito do acordo de cooperação em matéria de segurança interna assinado entre Portugal e Angola, assim como no quadro do acordo multilateral de cooperação em matéria de segurança interna, fronteiras e proteção civil, justificam a manutenção da presença de um oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna, junto da Embaixada de Portugal em Luanda.

Assim, ao abrigo dos artigos 1.º, n.os 1 e 3, e 3.º, do Decreto Lei 139/94, de 23 de maio, determina-se:

1 - A nomeação, em comissão de serviço e pelo período de três anos, do Coronel António Miguel Casaca Pronto para o cargo de Oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna junto da Embaixada de Portugal em Luanda, com efeitos a partir de 1 de agosto de 2016.

2 - O oficial de ligação depende técnica e funcionalmente e reporta a sua atividade à SecretariaGeral do Ministério da Administração Interna, sem prejuízo da subordinação hierárquica ao Embaixador de Portugal em Luanda, e tem como funções principais as seguintes:

a) No plano da cooperação internacional, assistir os serviços da Repú-blica de Angola, facilitando o intercâmbio de informação de segurança interna, nos termos superiormente definidos;

b) Relativamente à cooperação policial, nomeadamente no que se refere à implementação do acordo de cooperação em matéria de segurança interna e execução de programas e projetos de cooperação técnicopolicial, constituir-se como elo de ligação entre as forças e serviços de segurança e proteção civil portugueses e os seus congéneres da República de Angola;

c) No âmbito das áreas da segurança interna e policial, pode ainda colaborar com os serviços competentes da República de Angola em trabalhos de assessoria técnica, designadamente no plano legislativo;

d) Coadjuvar o embaixador, caso seja solicitado, em todos os aspetos relacionados com a área da segurança.

3 - O oficial de ligação deve ser acreditado como membro do pessoal diplomático com a equiparação prevista no citado Decreto Lei 139/94, de 23 de maio.

4 - O desempenho da atividade funcional deste oficial de ligação será desenvolvido nas instalações da Embaixada, que prestará o apoio logístico necessário para o efeito, designadamente no que respeita a mobiliário, equipamento diverso e meios de comunicação via telefone e fax.

5 - O oficial de ligação apresentará periodicamente, com a frequência que lhe for definida, relatório da sua atividade à SecretariaGeral do Ministério da Administração Interna, com cópia ao chefe da missão.

17 de junho de 2016. - O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Ernesto Santos Silva. - 14 de junho de 2016. - A Ministra da Administração Interna, Maria Constança Dias Urbano de Sousa.

Nota curricular I Dados pessoais:

António Miguel Casaca Pronto Nascido em 23-08-1964 II Formação Académica e Profissional:

Curso de Formação de Oficiais Curso de Promoção a Capitão Curso de Promoção a Oficial Superior Licenciatura em Direito Pósgraduação em Estudos Avançados em Direito e Segurança Auditor em Segurança Interna Participante em diversas ações de formação, seminários e congressos, nacionais e internacionais.

III Percurso Profissional (mais relevante) Comandante da Unidade de Ação Fiscal da GNR (desde fev. de Representante da GNR na Comissão de Coordenação das Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (desde jan. de 2016) Inspetor Superior da IGAI (fev. de 2009 a fev. de 2012) Adjunto Operacional da Brigada Fiscal da GNR (jun. de 2005 a Representante permanente da GNR no Grupo de Trabalho da Europol “AWF - Smoke, Tobacco Fraud” - EUROPOL (mai. de 2005 a fev. de 2009) Representante da GNR no grupo de trabalho sobre a coordenação do combate ao Tráfico de Álcool e Bebidas Alcoólicas - OLAF - Comissão Europeia (mar. de 2005 a fev. de 2009) Administrador Operacional designado pela GNR na Comissão de Planeamento e Programação do Sistema Integrado de Fiscalização das Pescas - SIFICAP (jan. de 2005 a dez. de 2007).

Coordenador da Investigação Criminal na Brigada Fiscal/GNR (mai. de 2003 a nov. de 2005) Representante permanente da GNR na UCLEFA “Grupo de trabalho:

Caracterização e estudo do modelo de controlo das empresas Fénix” e “Grupo de trabalho:

Controlo das atividades transfronteiriças entre Portugal e Espanha” (mai. a dez. de 2003) Comandante de Destacamento Fiscal (out. a dez. de 2003) Chefe da Sala de Operações da Brigada Fiscal/GNR (jan. de 2000 2012) dez. 2009) a out. de 2003) jan. de 1999) jul. de 1995) a set. de 1993) Chefe da Secção de Instrução da Brigada Fiscal/GNR (mai. 1997 a Observador de polícia no processo de paz na República Popular de Angola - “Civilian Police Officer of the United Nations”, UNAVEM III (mai. de 1996 a mai. de 1997) Comandante da Companhia Cinotécnica da GNR (jul. de 1994 a Comandante da Unidade Cinotécnica da Guarda Fiscal (ago. de 1991 Comandante da Força de Reconhecimento e Intervenção do Batalhão n.º 4 da Guarda Fiscal (set. de 1989 a set. de 1990) IV Atividade académica Docente convidado para a unidade curricular de Direito Fiscal, na Academia Militar (2010/2011) Arguente convidado na apresentação e discussão de diversas monografias de licenciatura na Academia Militar (2005 a 2008) V Promoções Coronel - 2015 TenenteCoronel - 2010 Major - 2002 Capitão - 1994 Tenente - 1990 Alferes - 1989 VI Louvores e condecorações 1 Louvor de Ministro 4 Louvores de ComandanteGeral 3 Louvores de Comandante de Unidade 9 Medalhas, sendo 3 de Serviços Distintos de Segurança Pública (2 de grau prata e 1 de grau ouro) e uma das Nações Unidas (ONU) 209673778 FINANÇAS SecretariaGeral

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2646145.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-05-23 - Decreto-Lei 139/94 - Ministério da Administração Interna

    Regula a colocação de oficiais de ligação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública em organismos internacionais e países estrangeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda