Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 44553, de 3 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza os Governos das províncias ultramarinas de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Timor e Macau a contratar, por períodos não superiores a 180 dias, médicos especialistas para prestarem serviço nas mesmas províncias.

Texto do documento

Decreto 44553

Considerando que há toda a conveniência em permitir aos governos das províncias ultramarinas de governos simples o contrato, por pequenos períodos de tempo, de médicos especialistas, não só para suprirem eventuais necessidades de assistência médica, mas também para fazerem cursos de aperfeiçoamento dos médicos do quadro de saúde em serviço nas províncias ultramarinas;

Atendendo a que para a província ultramarina de S. Tomé e Príncipe já foi adoptada pelo Decreto 36528, de 4 de Outubro de 1947, com bons resultados, idêntica providência;

Convindo também actualizar a redacção das disposições daquele decreto;

Ouvido o Conselho Ultramarino;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º São autorizados os Governos das províncias ultramarinas de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Timor e Macau a contratar, nos termos do artigo 83.º do Decreto 34417, de 21 de Fevereiro de 1945, por períodos não superiores a 180 dias, e de conformidade com as necessidades, médicos especialistas para prestarem serviço nas mesmas províncias.

§ 1.º Os contratos serão celebrados de harmonia com o disposto nos artigos 45.º, § 2.º, e 48.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

§ 2.º Os médicos a que se refere este artigo, além das consultas gratuitas das especialidades nos estabelecimentos hospitalares e outros organismos afins do Estado e do exercício das actividades a executar nos mesmos estabelecimentos relacionados com a sua especialização nos termos em que o estabeleçam os regulamentos, farão sempre que possível cursos de aperfeiçoamento a médicos do quadro de saúde da província.

§ 3.º Estes médicos deverão, findos os períodos de contrato, entregar nos serviços de saúde da província um relatório sobre a sua actuação, que depois de informado subirá ao Ministério do Ultramar.

§ 4.º O vencimento de contrato não poderá exceder 15000$00 mensais.

Art. 2.º Em cada ano as especialidades a que se refere o artigo 1.º serão as indicadas pelo governo da respectiva província.

Art. 3.º Ficam os Governos das províncias ultramarinas de Cabo Verde, Guiné, S.

Tomé e Príncipe, Timor e Macau autorizados a abrir desde já, observadas as formalidades legais, os créditos necessários para ocorrer aos encargos resultantes da execução do presente decreto.

Art. 4.º Ficam revogados os artigos 1.º e 2.º do Decreto 36528, de 4 de Outubro de 1947.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 3 de Setembro de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Adriano José Alves Moreira.

Para ser publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Timor e Macau. - A. Moreira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1962/09/03/plain-264134.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/264134.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1945-02-21 - Decreto 34417 - Ministério das Colónias - Direcção Geral de Administração Política e Civil - Repartição dos Serviços de Saúde e Higiene

    Reorganiza os serviços de saúde o Império Colonial Português, na superintendência do Ministro das Colónias, que integram, na metrópole, a Inspecção Superior de Saúde das Colónias, a Repartição dos Serviços de Saúde e Higiene, a Junta Médica de Recurso, a Junta de Saúde das Colónias, o Hospital Colonial de Lisboa e o Instituto de Medicina Tropical. Define as atribuições e órgãos dos referidos serviços, assim como as respectivas competências. Publica em anexo os quadro médico comum, o quadro médico compleme (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda