A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44633, de 15 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Regula o provimento dos lugares de chefia de enfermagem dos serviços dependentes do Ministério da Saúde e Assistência.

Texto do documento

Decreto-Lei 44633
No intuito de melhorar o nível técnico do pessoal exercendo lugares de chefia de enfermagem, foi oportunamente determinado que nesses cargos só fossem providos os profissionais habilitados com o curso complementar e que esta medida entrasse em vigor em 20 de Julho de 1961.

Estabelecida esta exigência, deixa de se justificar o regime precário em que tais funções vêm sendo exercidas actualmente.

Nestes termos:
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Os lugares de enfermeiro-chefe e subchefe dos serviços dependentes do Ministério da Saúde e Assistência serão providos de entre os profissionais habilitados com o curso de enfermagem complementar.

§ único. O provimento dos lugares de enfermeiro subchefe será feito, mediante concurso de provas públicas, de entre os enfermeiros de 1.ª classe ou equiparados; os lugares de enfermeiro-chefe serão providos, alternadamente, por escolha ou por antiguidade na categoria imediatamente inferior.

Art. 2.º Os lugares de enfermeiro-geral serão sempre providos por escolha de entre os enfermeiros de categoria imediatamente inferior, habilitados com o curso a que se refere o artigo 1.º

Art. 3.º Após três anos de bom e efectivo serviço, poderá ser convertido em definitivo o provimento dos enfermeiros-gerais, chefes e subchefes.

Art. 4.º Os enfermeiros que, em comissão de serviço, desempenhem actualmente cargos de enfermeiros-gerais, chefes ou subchefes e não possuam o curso complementar, deverão tirá-lo no prazo de cinco anos. Se o não tirarem, ser-lhes-á dada por finda a comissão.

§ único. Este preceito não é aplicável aos enfermeiros desempenhando por mais de sete anos os referidos cargos de chefia ou outros que lhes sejam equiparáveis.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 15 de Outubro de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/263955.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda