Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 45221, de 29 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Torna aplicável aos funcionários civis vítimas de ferimento grave recebido em combate ou por acto de terrorismo, quanto a vencimentos e período de tratamento, o disposto no n.º 8.º e suas alíneas do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 44864 (fixa os vencimentos dos militares do Exército, da Armada e da Força Aérea em serviço nas forças armadas das províncias ultramarinas).

Texto do documento

Decreto 45221
O Decreto-Lei 44864, de 26 de Janeiro do corrente ano, fixou o vencimento dos militares do Exército, da Armada e da Força Aérea em serviço nas forças armadas das províncias ultramarinas, e definiu também, com oportuno sentido de justiças, pelo n.º 8.º, suas alíneas e § único do artigo 19.º, os vencimentos que lhes devem ser pagos, e o período em que mantêm direito ao seu abono, quando se encontram doentes ou na situação de acidentados em serviço, nomeadamente no caso de ferimento grave em combate.

As circunstâncias actuais que nos são impostas obrigam por vezes os funcionários civis a correr os mesmos riscos.

Em relação a estes estabelece o Estatuto do Funcionalismo Ultramarino, no artigo 322.º, os vencimentos a que têm direito os agentes vítimas de acidente em serviço com ele relacionado, e por efeito do mesmo, observado o limite referido no § único do artigo 333.º imediato.

Para o caso de ferimento grave recebido em combate nada está previsto, sendo, por isso, justo e humano estabelecer condições de remuneração idênticas às fixadas para os militares.

Por motivo de urgência e de harmonia com o disposto no § 1.º do artigo 150.º da Constituição Política:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo único. Aos agentes vítimas de ferimento grave recebido em combate ou por actos de terrorismo é aplicável, quanto a vencimentos e período de tratamento, o disposto no n.º 8.º e suas alíneas do artigo 19.º do Decreto-Lei 44864, de 26 de Janeiro de 1963.

§ único. Esta disposição considera-se aplicável a esses agentes a partir da entrada em vigor do mesmo decreto.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 29 de Agosto de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Augusto Peixoto Correia.


Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Peixoto Correia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/262570.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-01-26 - Decreto-Lei 44864 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

    Fixa os vencimentos dos militares do Exército, da Armada e da Força Aérea em serviço nas forças armadas das províncias ultramarinas - Torna extensivas às províncias ultramarinas as disposições do Decreto-Lei n.º 41291 de Setembro de 1957.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda