Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 22682/2009, de 14 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Nomeia o conselho de curadores da Fundação Universidade de Aveiro.

Texto do documento

Despacho 22682/2009

Sob proposta da Universidade de Aveiro;

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade de Aveiro aprovados pelo Decreto-Lei 97/2009, de 27 de Abril:

Nomeio o conselho de curadores da Fundação Universidade de Aveiro, com a seguinte

composição:

Dr. Francisco Luís Murteira Nabo.

Professor Doutor Joaquim Renato Araújo.

Dr. José da Silva Lopes.

Dr.ª Maria Isabel Torres Baptista Parreira Jonet.

Dr. Ricardo Espírito Santo Silva Salgado.

11 de Setembro de 2009. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José

Mariano Rebelo Pires Gago.

ANEXO

Currículo dos membros do conselho de curadores da Universidade de Aveiro

Francisco Luís Murteira Nabo, licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, e Master em Business Administration pela AESE - Escola de Direcção de Negócios. Exerceu diversas funções no Governo de Macau, das quais se destacam as de Secretário-Adjunto para a Educação, Saúde e Assuntos Sociais, Secretário-Adjunto para os Assuntos Económicos e Encarregado do Governo do Território de Macau. Em Portugal, foi Secretário de Estado dos Transportes e Ministro do Equipamento Social, tendo sido ainda vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Na Companhia Portuguesa Rádio Marconi foi presidente do conselho de administração, tendo, antes, exercido outros cargos de alta responsabilidade na mesma Companhia. Foi presidente da comissão executiva na Portugal Telecom Internacional, SGPS, e exerceu, também as funções de presidente do conselho de administração da Portugal Telecom, SGPS. É, desde 1 de Janeiro de 2005, Bastonário da Ordem dos Economistas. Exerce o cargo de presidente do conselho de administração da Galp Energia. É membro do conselho de curadores da Fundação Oriente.

Joaquim Renato Araújo, licenciado em Geologia, pela Universidade de Coimbra, doutorou-se na Universidade de Leeds, Reino Unido, em 1966. Geólogo nos Serviços de Geologia de Moçambique e chefe de repartição de Geologia, exerceu a maioria do seu percurso profissional (1974-1994) como professor da Universidade de Aveiro, sendo provido como professor catedrático em 1980. Desempenhou funções no Grupo de Geologia do Ministério do Ultramar, no Conselho Nacional de Educação, no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no Comité ERASMUS, no grupo de trabalho para a revisão do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo e no Conselho Nacional para a Política da Terceira Idade. Foi presidente do conselho científico da Universidade de Aveiro. Eleito como reitor desta Universidade, cumpriu dois mandatos, de 1986 a 1994. Entre 1989 e 1992 foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, tendo assumido posteriormente os cargos de presidente do conselho executivo e de presidente do conselho geral da Fundação das Universidades Portuguesas. Ocupa actualmente o cargo de presidente do conselho

geral da Universidade de Évora.

José da Silva Lopes, licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Administrador da Caixa Geral de Depósitos e director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Finanças entre 1969 e 1974. Nesta última qualidade desempenhou as funções de chefe-adjunto das negociações do Acordo de Comércio Livre com a CEE de 1972.

Ocupou o cargo de Ministro das Finanças entre 1974 e 1975, ano em que desempenhou ainda funções de Ministro do Comércio Externo, voltando a ocupar o cargo de Ministro das Finanças durante o ano de 1978. Entre 1975 e 1980 foi Governador do Banco de Portugal. Assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do Montepio Geral em 2004. Docente universitário, foi distinguido com o grau de doutor honoris causa pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, em 2004, e foi agraciado, em 2003, pelo Presidente da República, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. Membro do conselho de

administração da EDP Renováveis.

Maria Isabel Torres Baptista Parreira Jonet, licenciada em Economia, pela Universidade Católica Portuguesa. Foi adjunta da Direcção Administrativo-Financeira da Sociedade Portuguesa de Seguros, entre Março de 1983 e Dezembro de 1986, e da Direcção Financeira da Assurances Général de France, em Bruxelas, em 1987.

Trabalhou no Comité Económico e Social das Comunidades Europeias, em Bruxelas, entre 1987 e Julho de 1993. Trabalha em regime de voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome desde 1993, sendo actualmente presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e membro do conselho de administração da Federação Europeia dos Bancos Alimentares. Nessa qualidade apoiou a criação dos 10 bancos alimentares portugueses. Fundadora e presidente da ENTRAJUDA, instituição de apoio a instituições de solidariedade social numa óptica de gestão e

organização.

Ricardo Espírito Santo Silva Salgado, licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Em 1972 ingressou no BES para dirigir o Gabinete de Estudos Económicos. Posteriormente foi membro da Direcção de Crédito, administrador da Companhia de Seguros Bonança, director superintendente e director presidente do Banco Interatlântico de Investimento, presidente do Banco Espírito Santo International, Limited, administrador da Compagnie Bancaire Espírito Santo, vice chairman do Espírito Santo Bank e administrador do Banco Boavista Interatlântico, no Brasil. Actualmente é presidente da comissão executiva e vice-presidente do conselho de administração do BES, presidente dos conselhos de administração das sociedades Partran - SGPS, S. A., ESFG e Bespar, administrador dos Bancos Boavista Interatlântico e Bradesco (Brasil) e membro do

Supervisory Board da NYSE Euronext.

202411331

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/10/14/plain-262297.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/262297.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-04-27 - Decreto-Lei 97/2009 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova a passagem da Universidade de Aveiro para fundação pública com regime de direito privado e publica os respectivos estatutos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda