A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 45458, de 23 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Insere disposições relativas à cobrança da taxa de instalações de armazenagem de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, seus derivados e substitutos, referida nas alíneas B) e C) da tabela anexa ao Decreto-Lei n.º 37689.

Texto do documento

Decreto-Lei 45458

A cobrança das taxas referidas nas alíneas B) e C) da tabela anexa ao Decreto-Lei 37689, de 27 de Dezembro de 1949, dado o seu baixo valor unitário, acarreta aos serviços pesados encargos e o seu pagamento anual obriga os contribuintes a despesas avultadas quando, para o fazer, têm de percorrer grandes distâncias, como acontece frequentemente.

A estes inconvenientes acresce a necessidade de fiscalizar a natureza dos combustíveis a entregar aos consumidores, a capacidade da sua armazenagem, as condições de segurança das instalações e a observância das disposições regulamentares impostas no licenciamento, o que obriga à realização de vistorias de dez em dez anos, pelo menos, como é norma corrente em outros licenciamentos.

Por um e outro motivo se tomaram as providências legais adequadas.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º As instalações de armazenagem de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, seus derivados e substitutos, deixam de estar sujeitas ao pagamento da taxa anual referida nas alíneas B) e C) da tabela anexa ao Decreto-Lei 37689, de 27 de Dezembro de 1949.

Art. 2.º As instalações a que se refere o artigo anterior serão vistoriadas de dez em dez anos.

A vistoria será requerida pelos interessados à Direcção-Geral dos Combustíveis, nos 60 dias anteriores ao termo do decénio.

§ único. O período de dez anos conta-se desde a data da entrada em serviço da instalação.

Art. 3.º Requerida a vistoria, a Direcção-Geral passará guias para o pagamento da respectiva taxa, que será igual a 30 por cento da taxa inicial, excepto quando se tratar das instalações abrangidas pelo n.º I da alínea C) da tabela anexa ao Decreto-Lei 37689, para as quais é fixada a taxa de 300$00.

§ único. O disposto neste artigo é aplicável às instalações que não tiverem pago taxa inicial, por já estarem licenciadas à data da publicação do Decreto-Lei 37689, mas neste caso a taxa da vistoria será calculada sobre a taxa inicial que, em função da capacidade de armazenagem, seria devida.

Art. 4.º Se os interessados não requererem a vistoria no prazo fixado no artigo 2.º, a Direcção-Geral notificá-los-á para o fazerem no prazo de 30 dias, contados da notificação, mas acrescendo à taxa o adicional de 50$00.

Passado o prazo referido neste artigo sem que os interessados tenham requerido a vistoria, a Direcção-Geral passará guias para o pagamento da taxa devida, acrescida do adicional de 500$00.

Art. 5.º As taxas e adicionais a que se referem os artigos anteriores constituem integralmente receita do Estado, observando-se na sua cobrança o disposto no artigo 2.º e seu parágrafo do Decreto-Lei 37689.

Art. 6.º (transitório). À importância das taxas de vistoria, determinada de harmonia com o disposto no artigo 3.º e seu § único, será descontado 1/10 por cada taxa anual já paga, durante o período de dez anos, contados da entrada em vigor deste decreto-lei.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 23 de Dezembro de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/12/23/plain-260739.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/260739.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1949-12-27 - Decreto-Lei 37689 - Ministério da Economia - Direcção-Geral dos Combustíveis

    Fixa as taxas a cobrar pela Direcção-Geral dos Combustíveis, pelas diversas modalidades de licenciamento, vistorias, registos, estudos, pareceres, etc., incluídas na tabela anexa ao presente diploma, que competem à referida Direcção-Geral. Revoga, na parte que o presente diploma altera, as disposições de vários Decretos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda