Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 5622/2016, de 2 de Maio

Partilhar:

Sumário

Publicação do Plano de Estudos do Mestrado em Enfermagem da Universidade de Évora

Texto do documento

Aviso 5622/2016

No âmbito das competências que são conferidas na alínea b) do Artigo 92.º da Lei 62/2007 de 10 de setembro e em conformidade com o Decreto Lei 74/2006 de 24 de março, na redação que lhe foi dada

Doutor Pedro Manuel Santos de Carvalho, professor associado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa;

Doutor Sílvio José Pinto Simões Mariano, professor associado da Universidade da Beira Interior.

11-04-2016. - O ViceReitor, Paulo Rodrigues Lima Vargas Moniz. 209529321

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Despacho 5854/2016 Nos termos do disposto no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, bem como na alínea a) do n.º 2 do artigo 34º do Decreto Lei 74/2006, de 24 de março e sucessivas alterações e dos artigos 44.º a 50.º do Código do Procedimento Administrativo, delego no docente indicado, sem possibilidade de subdelegação, a presidência do júri da seguinte prova de doutoramento:

209527045 pelo Decreto Lei 115/2013, de 7 de agosto, foi aprovada a criação do curso de 2.º ciclo em Enfermagem, pela Universidade de Évora em associação com o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Setúbal.

O referido curso, conducente ao grau de Mestre em Enfermagem, foi sujeito a acreditação prévia junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e posteriormente registado pela DireçãoGeral do Ensino Superior, em 8 de outubro de 2015, com o número R/A - CR286/2015, pelo que determino, no uso de delegação de competências, que se proceda à publicação em anexo, da estrutura curricular e do plano de estudos do curso, o qual entra em funcionamento a partir do ano letivo de 2016-2017.

14/4/2016. - A ViceReitora, Maria Filomena Ferreira Mendes.

Universidade de Évora Curso de 2.º Ciclo em Enfermagem Estrutura Curricular e Plano de Estudos

1 - Estabelecimento de ensino:

Universidade de Évora em associação com o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Setúbal.

2 - Unidade orgânica:

Escola Superior de Enfermagem S. João De Deus, Escola Superior de Saúde de Beja, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Escola Superior de Saúde de Portalegre e Escola Superior de Saúde de Setúbal

3 - Curso:

Mestrado em Enfermagem 4 - Grau ou diploma:

Mestre 5 - Área científica predominante do curso:

Enfermagem 6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma:

90

7 - Duração normal do curso:

3 semestres 8 - Opções, ramos, perfis, maior/menor, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estrutura (se aplicável):

A - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e

B - Área de Especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pediátrica Pública

C - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Familiar D - Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica - A Pessoa em Situação Crónica e Paliativa

E - Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica - A Pessoa em Situação Crítica

F - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

G - Área de Especialização em Enfermagem de Reabilitação

9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

A - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica QUADRO N.º I

B - Área de Especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública QUADRO N.º II

C - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Familiar QUADRO N.º III

D - Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica A Pessoa em Situação Crónica e Paliativa QUADRO N.º IV

E - Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica A Pessoa em Situação Critica QUADRO N.º V

F - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica QUADRO N.º VI

G - Área de Especialização em Enfermagem de Reabilitação QUADRO N.º VII

10 - Observações O curso de mestrado em Enfermagem é proposto pela Universidade de Évora e pelos Institutos Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Portalegre e Setúbal, de forma a potenciar os recursos de todas as Instituições associadas, em conformidade com a alínea c) do artigo 42.º do Decreto Lei 74/2006 de 24 de março, na redação que lhe foi dada pelo Decreto Lei 115/2013, de 7 de agosto.

Ouvida a Ordem dos Enfermeiros e obtido o parecer favorável a este plano de estudos, nas áreas de especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, Enfermagem Médico-Cirúrgica - A pessoa em Situação Crítica, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem de Reabilitação, no sentido de o considerar adequado para efeitos de concessão de título de especialista em Enfermagem nas respetivas áreas de especialização, desde que os titulares deste Mestrado cumpram os requisitos da Portaria 268/2002 de 13 de março. Não foi obtido parecer positivo da Ordem dos Enfermeiros às Áreas de Especialização de Enfermagem Médico-Cirúrgica - A pessoa em Situação Crónica e Paliativa e Enfermagem de Saúde Familiar, no que se refere à concessão do título de especialista. Aguarda-se alteração do enquadramento regulamentar para reapreciação dos processos destas duas áreas de especialização.

As diversas atividades curriculares desenvolvem-se em qualquer das Instituições associadas. Em cada edição do curso e de modo sucessivo uma das cinco instituições parceiras assumir-se-á como instituição de acolhimento, responsabilizando-se por todos os processos administrativos e académicos inerentes ao curso. As orientações necessárias ao funcionamento constam de Regulamento próprio.

11 - Plano de estudos:

(OT) O

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2583217.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2007-09-10 - Lei 62/2007 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e ainda a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia.

  • Tem documento Em vigor 2013-08-07 - Decreto-Lei 115/2013 - Ministério da Educação e Ciência

    Procede à alteração (terceira alteração) do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, que aprova o regime jurídico dos graus académicos e diplomas do ensino superior.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda