A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 46084, de 19 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Governo da província ultramarina de S. Tomé e Príncipe e os Governos-Gerais de Angola e Moçambique, respectivamente, a abrir um crédito destinado a reforçar uma verba inscrita na tabela de despesa ordinária do orçamento geral em vigor e a darem o aval das províncias ao Banco Nacional Ultramarino ou a outros bancos nacionais como garantia de operações de crédito a contrair pela Sociedade Hidroeléctrica do Alto Catumbela, S. A. R. L., e Maragra - Marracuene Agrícola Açucareira, S. A. R. L. - Dá nova redacção ao artigo 67.º do Decreto n.º 41482 (orgânica dos serviços de agricultura e florestas do ultramar).

Texto do documento

Decreto 46084

Considerando que é indispensável dotar o orçamento geral da província de S. Tomé e Príncipe com os recursos necessários à satisfação dos encargos criados pelo Decreto-Lei 43519, de 28 de Fevereiro de 1961;

Atendendo a que convém facilitar à Sociedade Hidroeléctrica do Alto Catumbela, S. A.

R. L., e à Maragra - Marracuene Agrícola Açucareira, S. A. R. L., a obtenção dos financiamentos de que necessitam para o seu completo apetrechamento;

Considerando que se torna necessário facilitar o recrutamento do pessoal do quadro comum dos serviços de agricultura e florestas do ultramar;

Tendo em vista o disposto no § 1.º do artigo 150.º da Constituição;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do mesmo artigo, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º Fica o Governo da província de S. Tomé e Príncipe autorizado a abrir um crédito especial da importância de 304060$00, com contrapartida nos saldos das contas de exercícios findos, destinado a reforçar a verba do capítulo 11.º, artigo 305.º «Exercícios findos - Para pagamento das despesas de exercícios findos referidas no artigo 57.º do Decreto 17881, de 11 de Janeiro de 1930, e legislação que posteriormente aditou ou alterou tal disposição», da tabela de despesa ordinária do orçamento geral da província para o ano em curso.

Art. 2.º É o Governo-Geral de Angola autorizado a dar o aval da província ao Banco de Angola ou a outros bancos nacionais, em conjunto ou separadamente, como garantia de uma operação de crédito externo a contrair pela Sociedade Hidroeléctrica do Alto Catumbela, S. A. R. L., até ao montante de 130000000$00 e respectivos encargos, garantido por aqueles bancos perante a entidade prestamista estrangeira.

§ 1.º Enquanto esta operação se não concretizar, o aval servirá de garantia às antecipações que por conta da mesma o Banco de Angola e outros bancos nacionais fizerem à empresa.

§ 2.º Pelas quantias que despender para cumprimento das responsabilidades assumidas por força do disposto no corpo do artigo e seu § 1.º a província gozará, nos termos do artigo 878.º do Código Civil, do privilégio creditório sobre os bens mobiliários e imobiliários da referida empresa, equiparado ao privilégio concedido a dívidas por impostos devidos à Fazenda Nacional.

Art. 3.º Fica o Governo-Geral de Moçambique autorizado a conceder o aval da província ao Banco Nacional Ultramarino ou a outros bancos nacionais, até ao montante de 90000000$00, como garantia de uma operação de crédito a contrair pela Maragra - Marracuene Agrícola Açucareira, S. A. R. L.

§ único. Nos termos do artigo 878.º do Código Civil, a província gozará do privilégio creditório sobre os bens mobiliários e imobiliários daquela empresa, pelas importâncias que despender para cumprimento das responsabilidades assumidas por força do disposto no corpo do artigo.

Art. 4.º É revogado o Decreto 36885, de 25 de Maio de 1948.

Art. 5.º O artigo 67.º do Decreto 41482, de 28 de Dezembro de 1957, passa a ter a redacção seguinte:

Art. 67.º O agrónomo ou silvicultor do 3.º sector do quadro comum poderá passar, conservando a sua classe e antiguidade, ao 1.º e 2.º sectores do mesmo quadro, respectivamente, a seu requerimento e antes de atingir a classe de engenheiro-chefe, se tiver vaga e não houver inconveniente para o ramo de serviço técnico a que pertence.

Nas mesmas condições, também poderá passar ao 3.º sector o agrónomo ou silvicultor do 1.º e 2.º sectores com prática de um ramo técnico especializado quando classificado em concurso documental para o respectivo ramo de especialização.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 19 de Dezembro de 1964. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Augusto Peixoto Correia.

Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Peixoto Correia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1964/12/19/plain-257391.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/257391.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1930-01-11 - DECRETO 17881 - MINISTÉRIO DAS COLÓNIAS

    Promulga várias disposições relativas à elaboração e execução dos orçamentos coloniais.

  • Tem documento Em vigor 1957-12-28 - Decreto 41482 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Economia

    Aprova a orgânica, atribuições e funcionamento dos serviços de agricultura e florestas do ultramar, que constituem direcções de serviços nas províncias de Angola e Moçambique, denominadas Direcção de Agricultura e Florestas; no Estado da Índia constituem, juntamente com os de veterinária, a Repartição de Agricultura e Veterinária, incluída na Direcção dos Serviços de Economia, nas províncias de Cabo Verde, Guiné e Timor, os serviços de agricultura e florestas constituem, com os de veterinária, a Repartição (...)

  • Tem documento Em vigor 1961-02-28 - Decreto-Lei 43519 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Fazenda Pública

    Autoriza o Ministro das Finanças a, por força das disponibilidades do Tesouro, conceder empréstimos às províncias ultramarinas da Guiné e de S. Tomé e Príncipe destinados à execução dos empreendimentos previstos no II Plano de Fomento.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda