Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 26-B/2009, de 17 de Julho

  • Corpo emitente:
  • Fonte: DIARIO DA REPUBLICA - 2.ª SERIE, Nº 137-2ºSupl, de 17.07.2009, Pág. 28250-(4)
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Altera o Despacho Normativo 55/2005, de 20 de Dezembro, que estabelece as regras de atribuição de direitos ao prémio à vaca em aleitamento.

Texto do documento

Despacho normativo 26-B/2009

Os produtores que pretendem proceder à reconversão das suas explorações de bovinos de leite, em vacas aleitantes, podem apresentar candidatura à reserva nacional para o prémio por vaca em aleitamento. Para o efeito, devem comprometer-se a abandonar a produção leiteira, até à data de termo da campanha em curso, conforme o disposto no artigo 6.º do Despacho Normativo 55/2005, de 20 de Dezembro, beneficiando assim de 3 pontos aquando da referida atribuição de direitos.

Contudo, para além de abandonar efectivamente a produção de leite - entregas de leite -, devem também transferir a respectiva quantidade de referência leiteira (quota leiteira) que possuam até ao termo da campanha em curso, condição imposta pelo n.º 2 do artigo 6.º do referido Despacho Normativo 55/2005, de 20 de Dezembro.

O abandono da produção de leite até ao final da campanha em curso é o elemento essencial que tem de ser observado pelos produtores que se candidatam, sendo esta situação verificada pelo fim das entregas. Não obstante terem cessado as entregas de leite, a condição de transferência da respectiva quantidade de referência, no prazo da campanha em curso, tem-se demonstrado uma condição difícil de cumprir, sobretudo no contexto actual de crise dos preços no sector da produção do leite.

Verificando-se que a condição em questão não é absolutamente essencial para a finalidade de concessão do prémio à vaca em aleitamento, pela reserva nacional, entende-se que essa condição deve ser alterada, no sentido de facilitar o processo, eliminando-se a obrigatoriedade de transferir a respectiva quantidade de referência leiteira para outro produtor até ao termo da campanha em curso, considerando que em caso de sua não utilização, esta reverterá, na campanha seguinte, para a respectiva Reserva Nacional.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 114.º do Regulamento (CE) n.º 73/2009, do Conselho, de 19 de Janeiro, determino o seguinte:

Artigo 1.º

Alteração ao Despacho Normativo 55/2005, de 20 de Dezembro O artigo 6.º do Despacho Normativo 55/2005, de 20 de Dezembro, é alterado, passando a ter a seguinte redacção:

«Artigo 6.º

Reconversão da produção leiteira

1- ...

2 - Para efeitos do disposto no número anterior, os produtores de leite devem entregar declaração de compromisso no acto de candidatura à atribuição de direitos no âmbito do presente diploma.

3 - A transferência da quantidade de referência leiteira não pode efectuar-se para outro produtor cuja exploração coincida geograficamente, no todo ou em parte, com a sua.

4 - (Anterior n.º 3.)»

Artigo 2.º

Produção de efeitos

A presente alteração retroage os seus efeitos à campanha de 2007-2008.

14 de Julho de 2009. - O Secretário de Estado Adjunto, da Agricultura e

das Pescas, Luís Medeiros Vieira.

202048477

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/07/17/plain-257326.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/257326.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda