A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 46063, de 7 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção a várias disposições do Decreto n.º 41730, que promulga o Regulamento do Centro Militar de Educação Física, Equitação e Desportos.

Texto do documento

Decreto 46063

Havendo necessidade e conveniência de modificar algumas das disposições referentes à admissão do pessoal civil do Centro Militar de Educação Física, Equitação e Desportos, constantes do regulamento aprovado pelo Decreto 41730, de 11 de Julho de 1958;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo único. As alíneas b) e f) do artigo 12.º e os artigos 23.º, 24.º e 25.º do Decreto 41730, de 11 de Julho de 1958, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 12.º ........................................................

......................................................................

b) Propor, ouvidos os directores e chefes dos serviços interessados, o pessoal militar para o serviço do Centro e bem assim a admissão do pessoal civil contratado e a rescisão do respectivo contrato, quando não convenha ao serviço;

......................................................................

f) Admitir e despedir do serviço o pessoal assalariado, permanente e eventual, bem como o pessoal adventício, depois de cumpridas as formalidades legais, e fixar os salários deste último, pago pelos fundos privativos, de harmonia com o salário mínimo regional.

......................................................................

Art. 23.º O pessoal civil, permanente e eventual a admitir no Centro, além das condições legalmente estabelecidas, deve:

a) Ter bom comportamento militar e civil;

b) Ter boas condições de robustez, verificadas pelo médico do Centro;

c) Ter comprovada aptidão para a actividade a que se destina.

§ 1.º Excepcionalmente, poderão ser admitidos na classe de tratadores indivíduos com a idade mínima de 17 anos, que revelem aptidão equestre.

Estes tratadores, se não cumprirem a obrigação normal de serviço militar nas fileiras, serão dispensados do serviço do Centro.

§ 2.º O pessoal civil a que se refere este artigo pode transitar para a categoria onde melhor sejam aproveitadas as suas qualidades de trabalho, e será dispensado do servido quando se verifique que não revela qualidades bastantes para o seu desempenho.

§ 3.º O pessoal adventício, pago pelos fundos privativos, deve satisfazer, sempre que possível, às condições de admissão estabelecidas para o pessoal eventual.

Art. 24.º O pessoal civil, permanente e eventual, do Centro, com excepção dos professores, é militarizado, ficando sujeito às prescrições militares gerais e especiais em vigor, na parte em que lhe possam ser aplicadas e quando não existirem outras que lhe digam respeito.

§ único. Com excepção dos professores, dos motoristas e dos artífices, o restante pessoal civil pode ser nomeado para outros serviços do Centro, conforme instruções a publicar nos termos do § único do artigo 26.º do presente regulamento.

Art. 25.º A nomeação dos capatazes é feita por escolha entre os assalariados de 1.ª classe do quadro, de preferência entre os que tenham mais tempo de serviço no Centro.

O acesso de classe do restante pessoal assalariado depende também de escolha, sendo indispensável ter dois anos consecutivos de serviço para ascender da 2.ª à 1.ª classe.

§ único. São elementos a considerar na apreciação das qualidades e aptidões dos escolhidos o comportamento moral e profissional, as habilitações literárias e a idade.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 7 de Dezembro de 1964. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Manuel Gomes de Araújo - Joaquim da Luz Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1964/12/07/plain-257255.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/257255.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda