Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 122/2016, de 22 de Março

Partilhar:

Sumário

Louvo o major-general, NIM 05161381, Marco António Mendes Paulino Serronha

Texto do documento

Louvor 122/2016

Louvo o Major-general, NIM 05161381, Marco António Mendes Paulino Serronha, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante do Comando Operacional da Madeira (COM), entre 12 de dezembro de 2012 e 29 de fevereiro de 2016.

O Major-general Paulino Serronha revelou excecionais qualidades e virtudes militares, a par de uma exemplar capacidade de comando e grande espírito de iniciativa, qualidades objetivamente patenteadas nos bons resultados atingidos, quer nas atividades específicas do COM, quer no relacionamento e apoio a entidades externas. É de relevar a sua preocupação permanente com a componente operacional do Sistema de Forças sediada na Região Autónoma da Madeira (RAM), particularmente, na atualização e validação do planeamento operacional do COM, o que se materializou na elaboração de planos de contingência adequados e oportunos.

Ainda no âmbito da componente operacional, é de destacar o seu profundo empenho no planeamento, condução e avaliação dos exercícios da série ZARCO, dedicados ao treino e avaliação da defesa militar do Arquipélago e de todas as capacidades de apoio ao Sistema de Proteção Civil e cujo sucesso se ficou a dever, em muito, ao bom ambiente institucional e ao permanente esforço de coordenação por si implementado, entre o COM, os Comandos das Componentes presentes no Arquipélago e a estrutura de Proteção Civil na RAM. De realçar que nestes exercícios foram empenhadas diversas unidades das Forças Armadas, provenientes do Continente, trazendo à região capacidades militares que em muito contribuíram para o treino da interoperabilidade entre Ramos no âmbito da defesa militar, e entre instituições no apoio às ações de proteção civil. Destacam-se, ainda as atividades desenvolvidas na sequência das solicitações de apoio do Governo Regional, aquando da vaga de incêndios florestais em agosto de 2013, bem como as ações desencadeadas para fazer face às derrocadas na costa norte da Ilha da Madeira, em dezembro do mesmo ano.

Demonstrou um bom relacionamento com a comunidade regional, sendo disso bom exemplo, a realização de eventos organizados pelo COM em parceria com outras entidades, nomeadamente com a Universidade da Madeira e entidades regionais e autárquicas, destinados a debater importantes temas de Segurança e Defesa, focando-os nas realidades e nas potencialidades regionais contribuindo assim para uma melhor compreensão da importância geoestratégica do Arquipélago da Madeira.

Sob a sua orientação destaca-se ainda o acompanhamento e coordenação de vários eventos e cerimónias que marcaram de forma muito prestigiante o relacionamento com as autoridades civis na RAM, em particular as de natureza militar, de que se destaca as do Dia do COM, e outras cerimónias militares conjuntas, bem como na coordenação da participação das Forças Armadas na RAM em cerimónias organizadas por entidades públicas ou associações de carácter militar pelo cuidado colocado na sua preparação, de que resultou assinalável dignidade e brilho para o Comando Operacional da Madeira e para as Forças Armadas.

O comando do Major-general Paulino Serronha foi caracterizado por uma constante preocupação pela correta gestão dos recursos humanos e financeiros, traduzida, quer na excelente coordenação interna no COM, quer ainda nas prioridades conducentes à beneficiação das infraestruturas existentes, de que destaca a relocalização do Centro de Situação e Operações (CSO) e Centro de Comunicações (CCOM) e consequente melhoria das condições de trabalho do pessoal sob o seu Comando.

Realce-se ainda o compromisso pessoal e a constante preocupação do Major-general Paulino Serronha com a coordenação da utilização dos voos de transporte aéreo militar da Força Aérea Portuguesa com escala na Madeira. Este fato contribuiu para a moral e o bem-estar dos seus subordinados e familiares, militares e elementos das Forças e Serviços de Segurança, que se deslocam entre a Madeira e o Continente. Nesta vertente, saliente-se também as ações desenvolvidas junto da direção dos Aeroportos da Madeira, que em muito concorreu para a melhoria de todo o serviço envolvente ao apoio a esses voos e à comodidade dos seus utilizadores.

Deste modo, pela notoriedade do conjunto das atividades desenvolvidas e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades e virtudes militares, é o Major-general Paulino Serronha merecedor de público reconhecimento, pela ação de comando que desenvolveu, devendo os serviços, por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para o Estado-Maior-General das Forças Armadas e para Portugal.

29 de fevereiro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

209438423

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2543654.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda