A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 18/91, de 31 de Maio

Partilhar:

Sumário

Cria um sistema interdepartamental de informação administrativa aos utentes dos serviços públicos, denominado 'INFOCID', e que será suportado em videotexto. A gestão do INFOCID é cometida aos seguintes serviços: conselho coordenador, órgão executivo e serviço hospedeiro. Determina que o Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros é o órgão executivo do INFOCID. Define a composição do conselho coordenador o qual é composto pelo Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, por representante do Secretariado para a Modernização Administrativa (SMA), por representante do Instituto de Informática, por representantes dos produtores sectoriais de informação e pelo chefe da equipa de projecto que apoia o órgão executivo. Comete ao Instituto de Informática as funções de serviço hospedeiro do referido sistema.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/91

É um imperativo constitucional, no âmbito do papel que cabe à Administração Pública, a concretização da aproximação dos serviços às populações, prosseguindo-se deste modo o interesse público, no respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos.

De acordo com este princípio, tem o Governo promovido inúmeras iniciativas que visam, entre outros objectivos, aproximar a Administração dos seus utentes, desenvolver formas de audição, desburocratizar e simplificar procedimentos, descentralizar e desconcentrar.

A aproximação da Administração aos seus utentes passa, sobretudo, por uma informação clara sobre os seus direitos, os serviços a obter e os procedimentos a adoptar. Por outro lado, pretende-se facilitar o contacto com os cidadãos, garantindo-lhes uma resposta cada vez mais fácil, rápida e qualificada.

O desenvolvimento recente das tecnologias da informação permitiu dispor de instrumentos valiosos para efectivar a modernização administrativa, na medida em que possibilitam uma redução significativa dos prazos de execução e aumentam a qualidade dos serviços prestados.

Com os novos serviços de telecomunicações cada vez mais as tecnologias de informação evoluem de um papel meramente técnico-administrativo, passando a desempenhar serviços directamente acessíveis e em contacto directo com o cidadão. É o caso do videotexto, que, sendo um canal privilegiado de distribuição da informação ao grande público, pode constituir um meio poderoso de aproximação da Administração Pública ao cidadão.

O Programa do Governo e as Grandes Opções do Plano, aprovadas pela Lei 115/88, de 30 de Dezembro, para o período de 1989-1992, prevêem a implantação progressiva de uma rede interministerial de informação administrativa ao público, dando-se início, com a presente resolução, à institucionalização desse sistema.

Independentemente dos projectos em curso, interessa criar um sistema de informação ao cidadão suportado em videotexto, o qual, não coarctando a iniciativa dos ministérios e serviços de produzirem material informativo para os respectivos utilizadores, possa permitir uma difusão mais vasta e um acesso mais fácil por parte dos cidadãos, integrando, de forma coordenada, a prossecução dos objectivos do Governo nesta matéria.

Assim:

Nos termos das alíneas d) e g) do artigo 202.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - Criar um sistema interdepartamental de informação administrativa aos utentes dos serviços públicos, denominado «INFOCID», recorrendo às novas tecnologias de informação, com os seguintes objectivos:

a) Disponibilizar para o público a informação básica de que carece sobre direitos, obrigações e procedimentos nas relações estabelecidas entre estes e a Administração Pública, de forma simples, rápida e fiável;

b) Possibilitar a informação e encaminhamento através do acesso a uma base de dados sobre os serviços públicos, locais, formas de atendimento e contacto;

c) Estabelecer ligações com outros meios de comunicação da Administração Pública, nomeadamente com os serviços de atendimento, relações públicas e linhas azuis;

d) Permitir a identificação de bases de dados especializadas de forma a dar resposta a questões mais específicas;

e) Possibilitar e facilitar gradativamente o contacto interactivo com as tecnologias da informação, através de programas e simulações de utilidade reconhecida para o cidadão.

2 - O INFOCID será suportado em videotexto a instalar em locais próprios, denominados «postos difusores», que permitam uma informação rápida e eficaz mediante:

a) Consulta directa ou assistida para utentes dos postos videotexto disponíveis ao público;

b) Consulta dos funcionários afectos aos serviços de atendimento e relações públicas.

3 - A gestão do INFOCID é cometida aos seguintes órgãos e serviços:

Conselho coordenador;

Órgão executivo;

Serviço hospedeiro.

4.1 - O conselho coordenador é composto por:

Secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), que presidirá;

Representante do Secretariado para a Modernização Administrativa (SMA);

Representante do Instituto de Informática (II);

Representantes dos produtores sectoriais de informação;

Chefe da equipa de projecto que apoia o órgão executivo.

4.2 - Os representantes do SMA, do II e dos produtores sectoriais deverão ser designados pelo dirigente máximo dos respectivos serviços.

4.3 - Compete ao conselho coordenador:

a) Proceder à discussão e aprovação do plano de actividades do INFOCID e do respectivo relatório;

b) Proceder à análise dos resultados qualitativos do sistema conducentes a eventuais propostas de medidas correctivas;

c) Proceder ao acompanhamento do funcionamento do sistema;

d) Elaborar sugestões, tendo em vista melhorar a produtividade do sistema;

e) Pronunciar-se quanto ao alargamento do INFOCID a outras áreas temáticas de informação;

f) Fomentar a cooperação com outras entidades que coexistam no plano de informação ao cidadão.

5.1 - É órgão executivo do INFOCID o secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, que será apoiado em tal função por uma equipa de projecto, cuja constituição e estatuto será objecto de despacho conjunto do membro do Governo responsável pela modernização administrativa e do Ministro das Finanças.

5.2 - Compete ao órgão executivo:

a) Planificar a implantação do sistema de informação INFOCID;

b) Assegurar, em colaboração com o II e com os produtores sectoriais, a instalação e desenvolvimento do sistema;

c) Fomentar a cooperação entre diversos produtores sectoriais de informação, dinamizando reuniões intersectoriais;

d) Apoiar os produtores sectoriais da informação no lançamento do sistema, a nível interno;

e) Avaliar o funcionamento do sistema e propor correcções de metodologia sugeridas pela informação de retorno dos locais de consulta;

f) Velar pelo controlo de qualidade e oportunidade de informação;

g) Elaborar o plano e o relatório de actividade;

h) Prestar ao membro do Governo responsável pela modernização administrativa todas as informações que lhe forem solicitadas;

i) Aprovar, em regulamento próprio, o respectivo modo de funcionamento da estrutura de apoio;

j) Conceber regras para o tratamento de informação, adoptando igualmente medidas com o objectivo de eliminar redundâncias e enviesamentos da informação;

k) Promover a informação dos fornecedores de informação;

l) Promover a difusão do INFOCID no plano da sua disseminação geográfica;

m) Estimular a adesão de novos produtores de informação;

n) Promover, por si ou em colaboração, outros produtos de informação ao cidadão.

6.1 - São produtores de informação todos os organismos responsáveis por conceber e disponibilizar informação administrativa, com interesse para os cidadãos utentes dos respectivos serviços, para integração do INFOCID.

6.2 - Por despacho do respectivo ministro será designado um produtor sectorial em cada ministério, podendo essa designação ser plural com fundamento na diversidade de sectores de actividade do respectivo departamento.

6.3 - Compete aos produtores sectoriais:

a) Assegurar o planeamento, a execução e a avaliação do projecto na respectiva área de intervenção;

b) Assegurar a produção e actualização de informação;

c) Seleccionar e instalar os postos de consulta, de acordo com a especificidade e localização geográfica dos seus públicos;

d) Coordenar e implementar a formação interna do pessoal de atendimento, recorrendo, se necessário, ao II e ao órgão executivo;

e) Fazer-se representar no conselho coordenador do INFOCID e executar as suas determinações na respectiva área de actuação;

f) Colaborar com o órgão executivo, com o II e com os restantes produtores de informação na implementação e no funcionamento integrado do sistema;

g) Prestar ao membro do Governo de tutela informação actualizada sobre o funcionamento do sistema.

7 - Compete ao Instituto de Informática, enquanto serviço hospedeiro do INFOCID:

a) Disponibilizar e operacionalizar o equipamento central e suportes lógicos adequados à exploração do sistema INFOCID;

b) Apoiar directamente os produtores sectoriais de informação na edição de páginas videotexto;

c) Criar e manter bibliotecas de grafismos para uso comum em páginas videotexto;

d) Assegurar a concepção, desenvolvimento e manutenção de aplicações interactivas integradas e acedidas pelo INFOCID;

e) Assegurar o suporte técnico do INFOCID no domínio das telecomunicações;

f) Assegurar os contactos no âmbito do INFOCID com os operadores públicos de telecomunicações;

g) Prestar serviços especializados de tratamento da informação através do recurso às novas tecnologias;

h) Coordenar e assegurar o apoio técnico na selecção, aquisição, teste e qualificação de material informático e suporte lógico enquadrados no INFOCID;

i) Prestar serviços de informação geral e especializada na utilização de instrumentos telemáticos;

j) Acompanhar, aplicar e difundir a evolução tecnológica de suporte ao INFOCID.

Presidência do Conselho de Ministros, 2 de Maio de 1991. - O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1991/05/31/plain-25340.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/25340.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-12-30 - Lei 115/88 - Assembleia da República

    Aprova as Grandes Opções do Plano para 1989-1992 e Grandes Opções do Plano para 1989.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda